Wallbox ou tomada: onde carregar um carro elétrico em casa?
É possível carregar um carro elétrico numa tomada doméstica convencional? A resposta rápida e direta é sim. No entanto, não é aconselhável, e existem vários riscos associados.
Como carregar um carro elétrico é uma preocupação comum a quem está na jornada de compra um destes automóveis.
Os carregamentos em casa são sempre a opção mais barata do mercado, mas quando feito numa tomada numa tomada convencional, embora tecnicamente seja possível, acarreta vários perigos e desvantagens, e devem apenas ser vistos como uma forma de carregamento ocasional, numa situação de emergência.
Explicamos.
Desconhecimento do estado da instalação elétrica
Em primeiro lugar, uma das principais desvantagens é o desconhecimento do estado da instalação elétrica.
Sobretudo em instalações antigas, é difícil prever como foi construída e que características tem a instalação elétrica e respectivo circuito que alimenta a tomada. Por exemplo, se tem uma ligação à terra suficientemente forte.
Uma utilização sistemática para carregamentos com correntes elevadas e prolongadas pode causar danos estruturais no sistema elétrico da casa.
Sobreaquecimento
Outra das desvantagens é a possibilidade de sobreaquecimento.
As tomadas domésticas não estão preparadas para carregamentos longos com correntes elevadas, o que acontece durante o carregamento de um veículo elétrico. Há a possibilidade de sobreaquecimento da instalação elétrica e dos seus vários componentes.
A baixa velocidade de carregamento é outra das desvantagens, e talvez não sendo a mais perigosa, é certamente aquela que terá maior impacto no seu quotidiano.
É que por exemplo, se tiver um carro com 50 kWh de capacidade, precisará de mais de 24 horas de carregamento para completar uma carga.
Os carregadores portáteis são uma boa opção?
Existem alguns carregadores portáteis que elevam a potência de carregamento de 10A para até 32A, o que permite carregar uma bateria de 50kWh em pouco mais de 12h.
Estes carregadores podem ser muito úteis em situações de emergência, no entanto, para uma utilização regular, é essencial certificar-se com uma visita técnica, por exemplo, que a tomada onde pretende fazer estes carregamentos vai suportar um carregamento com aquela amperagem durante tantas horas, caso contrário, poderá ter algum dissabor mais grave, como o caso de um curto circuito, ou até um possível incêndio.
Por isso, a melhor solução para o carregamento doméstico é mesmo fazer uma instalação elétrica com um circuito dedicado e corretamente dimensionado para ser usado de forma contínua a correntes mais elevadas no carregamento de veículos.
Este tipo de carregadores, vulgarmente conhecidos como wallboxes, são pequenas “caixas” instaladas numa das paredes com acesso a estacionamento privado, e como acontece no caso dos Chargers EDP, podem ter diversas potências, de acordo com as suas necessidades e do seu veículo, e permitem-lhe carregar qualquer carro elétrico na totalidade, em casa, durante a noite, enquanto descansa, garantindo que pode sair de casa todos os dias com a bateria do seu carro a 100% e pronto para qualquer imprevisto.
As vantagens deste tipo de carregadores vão muito além da adaptação da corrente. Por exemplo, com os Chargers EDP, é possível fazer o carregamento de forma inteligente através de uma aplicação para smartphone associada a estes carregadores, escolhendo quando se começa ou termina o carregamento para, por exemplo, aproveitar tarifas bi-horárias (se for o caso).
No caso de estes carregadores estarem associados à instalação elétrica do condomínio, com a app EDP Charge também é possível criar uma carteira virtual para realizar acertos automáticos com o condomínio relativamente ao valor dos carregamentos efetuados.
Além disso, sempre que é instalado um charger EDP, previamente é feita uma visita por técnicos especializados que avaliam todas as condições do local onde pretende ter o seu carregador.
Leia também: