10 fevereiro 2025

Volvo renovou o XC90: o gigante sueco não abdica de tentar ser o melhor

Volvo XC90

A Volvo encetou uma empreitada de melhorar o que já tinha o selo de “o melhor” da marca. E diz que conseguiu. O novo Volvo XC90 vale-se de um vasto conjunto de atualizações tecnológicas e de design no interior e no exterior para se apresentar “melhor do que nunca” e constituir uma alternativa para quem ainda não está pronto para abraçar a mobilidade 100% elétrica.

Volvo XC90 exterior

No exterior, há uma nova grelha, para imprimir ao modelo um toque de modernidade, e o capot esculpido une-se às óticas com o conhecido formato de martelo de Thor para dotar o automóvel com uma imagem a remeter para a robustez, sem beliscar a elegância sóbria pela qual é definido.

Com ligeiras afinações na suspensão e um habitáculo melhorado ao nível da insonorização, o Volvo XC90 reclama oferecer um nível de conforto nunca visto. Ao nível das suspensões propostas de série, cada amortecedor individual é agora capaz de se adaptar mecanicamente às condições da estrada para otimizar conforto e estabilidade. Entre os opcionais, há suspensão pneumática, que funciona em conjunto com um chassis ativo, que monitoriza o automóvel, a estrada e o condutor 500 vezes por segundo. E, dependendo das condições, pode baixar 20 mm, para uma condução a privilegiar a aerodinâmica, ou subir 40 mm, se a ideia for enfrentar terrenos mais agrestes.

Apenas híbrido

Volvo XC90 autonomia

Nesta atualização da segunda geração, mantém-se a base técnica, assim como as dimensões (4,95 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,77 m de altura) e a capacidade para acomodar sete ocupantes, passando a estar disponível apenas na variante híbrida de ligar à corrente.

O XC90 T8 é servido com tração integral, com o motor de combustão a comandar as rodas dianteiras e o motor elétrico a acionar as rodas traseiras. O conjunto debita 455cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos; a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 180 km/h.

Volvo XC90 híbrido

Com autonomia elétrica para mais de 70 km, conta com uma bateria com capacidade útil de 14,8 kWh, que pode ser carregada com corrente alternada a um máximo de 7,4 kW (0 a 100 % em cerca de três horas).

Quanto custa um Volvo XC90 novo?

Habitáculo mais tecnológico

Volvo XC90 interior

No interior, destaque para os dois ecrãs e o sistema que lhes dá vida, que recorre à tecnologia Android Automotive e que está mais rápido e reativo. O ecrã de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto o ecrã central para o infoentretenimento, surge com 11,2 polegadas. Em ambos os casos, a nitidez dos gráficos foi melhorada.

No habitáculo é ainda possível constatar a preocupação da Volvo em tornar os seus automóveis mais amigos do ambiente, com mais materiais reciclados.

Volvo XC90 interior bancos

A pensar no conforto de todos os ocupantes, os três bancos da segunda fila são independentes e cada um pode deslizar longitudinalmente e ajustar a inclinação do encosto. A terceira fila, apesar de mais contida, admite a presença de adultos. E nunca apresentou tantas soluções de arrumação.

Além de uma mala com uma volumetria de 640 litros (262 litros, com os sete lugares montados), foram criados novos espaços de arrumação na consola central, incluindo um suporte para copos adicional. O carregador de telemóvel sem fios passou a estar atrás do túnel central, separado da área de arrumação principal, para maior comodidade.

Na segurança, a Volvo não relaxa e propõe o XC90 como um dos automóveis mais seguros, estando equipado com uma gaiola de segurança avançada, bem como um conjunto abrangente de características de segurança ativa, que recorrem a um radar e a uma câmara frontal.

Veja todos os Volvo XC90 usados disponíveis no Standvirtual

Preços e gama em Portugal

Volvo XC90 preços Portugal

O XC90 T8 pode ser configurado com três níveis de equipamento: Core (desde 96.817 euros), Plus (a começar nos 99.892 euros) e Ultra (a partir de 104.443 euros).

Leia também: