Uma mão-cheia de vantagens para fazer um renting automóvel

Numa altura em que comprar carro deixou de estar na lista de prioridades dos portugueses, que têm vindo a olhar para a propriedade automóvel com menos carinho, o renting pode representar a solução ideal.
Seja para um particular ou para uma empresa, esta modalidade de ter um carro à porta mediante o pagamento de uma renda fixa pode ser a resposta que procurava. E, antes de virar as costas a esta solução, conheça uma mão-cheia de vantagens associadas ao renting.
O que é o renting automóvel?
Antes de passarmos às vantagens de contratar um renting automóvel, façamos uma revisão do que é.
O renting automóvel, ou aluguer operacional de viaturas (AOV), é um contrato em que é fixada uma renda pela utilização de um veículo e que inclui uma série de serviços relacionados, libertando o condutor do ónus de ter de se preocupar com várias despesas associadas, como seguro, impostos, manutenções, inspeções.
Artigo recomendado: Comprar carro ou fazer renting automóvel?
Num renting automóvel, a aquisição não é considerada. Em vez disso, no fim do contrato, é possível escolher entre esticar o tempo em que se tem o veículo e manter a renda (ou renegociá-la), mas também com o mesmo contrato ir buscar um automóvel mais recente, ficando a pagar o mesmo valor.
5 vantagens de contratar um renting automóvel
Sem entrada inicial
Pagar a prestações muitas vezes implica fazer um pagamento avultado inicial. Mas isso não é obrigatório no renting. O facto pode ser uma mais-valia para quem não consegue poupar o suficiente para fazer face a um pagamento grande, mas que é capaz de todos os meses cumprir uma obrigação financeira menor. Também para as empresas representa uma oportunidade de não haver descapitalização.
Renda fixa
Algumas soluções financeiras estão sujeitas a taxas de juro, influenciadas por questões sobre as quais não temos qualquer controlo. Isso pode significar ter uma mensalidade mais baixa porque as taxas caem, mas também ver o esforço a aumentar significativamente.
Num contrato de renting automóvel, o valor mensal a pagar é sempre o mesmo, o que irá permitir programar a agenda financeira de forma mais exata e manter os gastos sob controlo.
A manutenção está incluída
Quando se tem um carro novo raramente se pensa na manutenção. Mas, nem que seja uma mudança de óleo, ela vai ser necessária. E custosa. Num contrato de renting automóvel, todas as operações de manutenção, da revisão programada à substituição de componentes por desgaste, são da responsabilidade da locadora. E alguns contratos preveem a possibilidade de ter uma viatura de substituição.
Procura um carro novo? Encontre-o no Standvirtual Novos
Vantagens fiscais
No caso de uma empresa, a mensalidade de um renting automóvel é totalmente dedutível na fiscalidade da empresa em sede de IRC e IVA, não obrigando ao pagamento das taxas de Tributação Autónoma, que incidem sobre a aquisição e sobre todos os custos associados aos veículos (seguros, manutenções, combustível, etc.) e que, em caso dos contribuintes com prejuízo fiscal, são agravadas em 10%.
Carro novo num abrir e fechar de olhos
O fim de vida de um carro também pode ser outra dor de cabeça, ao tentar ter o melhor valor de retoma possível de forma a suavizar a despesa do futuro automóvel. Isso não acontece quando se trata de um contrato de renting, em que, quando o contrato termina, apenas de tem de entregar a viatura, podendo optar por um novo carro, mantendo a mesma mensalidade.
Atenção, porém: não ultrapasse o número de quilómetros acordados, sob pena de ter uma despesa avultada na altura de entregar a viatura. E trate-a com cuidado: danos resultantes de negligência ser-lhe-ão debitados.
Leia também: