28 agosto 2024

Um foguete! Rimac Nevera R é o mais rápido de sempre

Novo Rimac Nevera R

Criado com base no Nevera, em edição limitada a apenas 40 unidades, o R é a versão mais extrema do hipercarro elétrico da marca croata, mais pensado para condução pista e com mais potência à disposição.

Revelado na mais recente edição do Monterey Car Week, nos EUA, o Rimac Nevera R estreia uma bateria de nova geração, mais leve e eficiente, com 108 kWh (tinha 120 kWh), mas mantém o esquema de quatro motores elétricos (um por roda), mas com potência esticada aos 2107 cv, em vez de 1914 cv. São mais 193 cv… para menos peso!

O trabalho exaustivo dos especialistas permitiu retirar peso onde seria já impensável. Ao todo, a Rimac cortou 35 kg ao peso do conjunto, para um total de 2277 kg. O resto é pura lógica: mais potente e mais leve, o Nevera R ficou também mais rápido. Na medição de 0 a 100 km/h o modelo mantém o valor de referência de 1,81 segundos, tempo verdadeiramente balístico. E na aceleração de 0 a 200 km/h, o cronómetro regista agora 4,38 segundos em vez de 4,42, enquanto o 0-300 km/h é arrumado em 8,66 segundos, que é o tempo que um familiar de características desportivas demora a chegar aos 100 km/h. Já a velocidade máxima do novo Rimac está limitada a 350 km/h, mas é possível desbloquear Nevera R até aos 412 km/h! Se isto não é voar baixinho, o que é?

E até parece um avião!

Rimac Nevera R traseira

Frente pontiaguda, linhas esculpidas pelo vento e a avantajada asa, o Rimac Nevera é daqueles supercarros que parecem desenhados como um avião a jato, à volta de um cockpit exíguo com vista sobranceira para todos os ângulos da pista. Definido por superfícies limpas, o Nevera R não só parece ainda mais baixo, mas também mais musculado, com rodas traseiras em jantes de 21 polegadas e rodas dianteiras de 20 polegadas. A frente do carro foi projetada para ser marcante e técnica, com linhas horizontais que enfatizam a eficiência aerodinâmica, a postura e a largura.

Visto de lado, o Nevera R apresenta um equilíbrio harmonioso entre a cor da carroçaria e a fibra de carbono. E a grande asa traseira fixa não é, obviamente, só estilo. Combinada com um pacote aerodinâmico agressivo que inclui um novo difusor, aumenta a força descendente em 15% e a eficiência aerodinâmica em 10%. Com os novos pneus Michelin Cup 2, a subviragem total foi reduzida em 10%, a aderência lateral aumenta em 5%. Com isto, o Nevera R está mais preparado do que nunca para contrariar as leis da física.

€2,5 milhões a andar de lado

Rimac Nevera R frente

Ainda entre as novidades, travões em carbono com uma camada de matriz de silicone, para maior eficácia, resistência e arrefecimento, além de vários melhoramentos no sistema de vectorização de binário às quatro rodas (R-AWTV), de modo a garantir uma maior previsibilidade, sobretudo sobre pisos com menor aderência, e até o modo Drift foi ajustado para acomodar os novos pneus e o sistema de direção afinado para uma resposta mais precisa e um feedback mais nítido. Sim, o Nevera R também anda de lado…

Só 40 para todo o mundo

Rimac Nevera R interior

Lançado na cor verde Nebula, o Nevera R é uma evolução visual da história da Rimac, traduzindo os destaques do verde relâmpago do Time Attack numa nova paleta de cores, tanto por dentro como por fora. O interior, personalizável a gosto, foi atualizado com opções adicionais de cores e acabamentos, que inclui elementos pintados em carbono. A estrutura principal do painel e os acabamentos da consola central podem combinar com a cor exterior.

A produção do Nevera R será limitada a apenas 40 unidades em todo o mundo, com um preço estimado de 2,5 milhões de euros, antes de impostos.

Leia também: