Toyota GR Yaris em edição limitada para celebrar vitórias no Mundial de Ralis

Quatro títulos de construtor e cinco do campeonato de pilotos (um do estónio Ott Tänak; dois do francês Sébastien Ogier; e os outros dois do finlandês Kalle Rovanperä), incluindo na última temporada, são razões de sobra para festejar – e foi isso que a Toyota fez com uma edição especialíssima do GR Yaris, limitada a 300 unidades (e que dificilmente se verá por cá).
O GR Yaris WRC, desenvolvido especificamente para o mercado alemão, com o motor turbo de três cilindros de 1,6 litros, caixa manual de seis velocidades e o sistema de tração integral GR-Four, pode parecer igual à restante gama do “hot hatch”. Mas cada uma daquelas 300 unidades será apetrechada com um pacote de elevada performance, que inclui diferenciais de deslizamento limitado Torsen, jantes de alumínio forjado de 18 polegadas, suspensão de alta potência, além de, claro, as típicas pinças de travão vermelhas com a marca GR.
Além disso, a marca nipónica decidiu abrir o caminho à verdadeira personalização, dando a oportunidade aos futuros proprietários de tornarem a sua unidade única (e secreta; a marca não revela detalhes destes futuros GR Yaris WRC, que deverão começar a chegar aos clientes depois da Primavera).
Quanto custa um Toyota Yaris novo?
Do pouco que a marca adiantou, sabe-se que as unidades podem ser configuradas com duas cores: vermelho e branco, a homenagear o carro de corridas, o GR Yaris Rally1, que, aliás, mudou ligeiramente para a próxima temporada, na qual se apresentará a preto.
Sob o capot não é de esperar grandes novidades, com exatamente a mesma mecânica, a debitar 272 cv e com um binário máximo de 290 Nm, que dá vida a todos os outros exemplares e que permite acelerações fulgurantes e um comportamento com direito a muita diversão: acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e a caixa manual, de relações curtinhas, é um convite para desenhar curvas.
Vem aí um GR Yaris ainda mais potente?
O Toyota GR Yaris é um pequeno diabrete, cheio de genica. Mas, para 2024, as novidades prometem um hot hatch ainda mais rebelde, a debitar uns estrondosos 300 cv e com caixa automática de oito velocidades.
A Toyota terá andado a magicar como poderia melhorar o seu já espantosamente equilibrado Yaris GR e, de acordo com a imprensa especializada japonesa, tudo indica que este ano surgirá uma versão mais endiabrada do seu pequeno já diabrete.
De acordo com as notícias no país natal da Toyota, a mais potente versão de estrada do carro de ralis começará a ser produzida durante o ano de 2024 e deverá ser capaz de extrair 300 cv (mais 28 cv do que a versão disponível) do motor de 1,6 litros turboalimentado e ainda 370 Nm de binário máximo (menos 20 Nm). A gestão, relata a imprensa nipónica, poderá ser à escolha do cliente, com a já conhecida caixa manual de seis velocidades ou com uma transmissão automática de oito velocidades, que poderá ser explorada manualmente através das patilhas no volante.
Por fora, o visual poderá ser ligeiramente alterado, com um spoiler traseiro maior e um redesenhado para-choques, além de óticas novas. E no interior, claro, haverá novidades no campo da tecnologia, com painel de instrumentos digital.
Leia também: