Seja qual for a idade, andar de mota é uma paixão para muitas pessoas. Contudo, para o fazer é necessário antes tirar a carta de mota. Explicamos-lhe tudo para ficar por dentro do assunto.
Aos 14 anos, legalmente, os mais pequenos começam a ter não só mais liberdade, mas também mais responsabilidade. Parte dessa liberdade é a possibilidade de poderem conduzir ciclomotores limitados a uma velocidade máxima de 45km/h.
Contudo, para isso acontecer temos de saber o que é necessário para a tirar. Assim, e neste artigo, vamos abordar o processo de tirar a carta de mota, quais as categorias que existem, os custos e o que se pode ou não conduzir.
Segundo a lei, existem três categorias de carta de condução de motociclos: A1, A2 e A. Há ainda a categoria AM (uma licença para condução de ciclomotores até 50cc que não excedam os 45km/h). Estas mudanças foram introduzidas no Código da Estrada devido à necessidade de enquadrar novas situações relativamente a veículos específicos.
Por outro lado, e de forma a incentivar e a preparar melhor o futuro dos condutores de motociclos, foi criado um sistema de progressão que é limitado por idades, onde os condutores têm de passar um mínimo de dois anos nas categorias A1 e A2, para depois passarem para a categoria A. Este sistema acaba por permitir ao condutor ter o seu próprio tempo de aprendizagem. Vejamos agora as categorias da carta de mota.
Categorias da carta de mota
Categoria AM
A categoria AM, da carta de condução, abrange ciclomotores e motociclos até 50 cm3, motocultivadores com reboque, tratocarros e máquinas industriais, com massa máxima não superior a 2500 kg, e quadriciclos e triciclos ligeiros.
Dentro da categoria AM estão previstos dois cenários relativos à idade dos condutores:
14 Anos de idade – Ciclomotores
Se tiver 14 anos pode obter uma licença especial de condução para veículos a motor de 2 e 3 rodas, limitados a uma velocidade de 45km/h. A licença especial obriga a 15 horas de formação. Não poderá transportar passageiros nem conduzir em autoestradas.
16 Anos de idade – AM
Se tiver 16 anos pode habilitar-se à Carta AM e conduzir um ciclomotor de 50cc ou um quadriciclo ligeiro, limitado a 45km/h. Terá formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico poderá iniciar a formação prática, seguida de exame. Não poderá transportar passageiros nem conduzir em autoestradas.
O preço para tirar categoria AM vai sempre depender dos preços praticados pelas escolas de condução. Se preferir, poderá sempre dirigir-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e pedir para tirar a licença de condução para ciclomotores. Nesta página encontra mais informação.
NOTA: Se for titular de uma carta de condução de automóvel, também pode conduzir um ciclomotor que cumpra os requisitos mencionados sem necessidade da Carta AM.
Categoria A1
A categoria A1 permite conduzir motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3, de potência máxima até 11 kW (cerca de 15 cv) e com uma relação peso/potência de 0,1 kw/kg, triciclos com potência máxima não superior a 15 kW (cerca de 21 cv), e ciclomotores e todos os veículos da Categoria AM.
Referir ainda que estes veículos não podem acoplar carro lateral.
16 Anos de idade
Se tiver 16 anos pode habilitar-se à Categoria A1. Com a carta A1 poderá conduzir uma moto ou scooter de 125 cc sem quaisquer restrições relativas à via em que circula, podendo transportar um passageiro. Mas para isto acontecer, terá sempre de passar pela formação teórica, seguida de exame. São necessárias por lei 32 horas de aulas teóricas, 12 horas de aulas práticas e 125 km de formação prática.
NOTA: Com a Categoria A1 poderá usufruir de duas vantagens:
- Possibilidade de se auto propor a exame prático para a Carta A2 – caso seja titular da carta A1 há pelo menos 2 anos, dispensando a componente teórica.
- Fica dispensado do exame teórico para a carta B (automóveis).
Mais uma vez, o preço para tirar a carta de mota A1 varia conforme os preços praticados pelas escolas de condução.
Categoria A2
A categoria A2 permite conduzir motociclos com uma potência máxima não superior a 35 kW (cerca de 47 cv), uma relação peso/potência inferior a 0.2kW/kg, não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima, e ainda veículos da categoria AM e A1.
18 Anos de idade
Se tiver 18 anos pode habilitar-se à Carta A2. Com a categoria A2 pode conduzir motas sem limite de cilindrada. Pode-se inscrever nesta categoria durante os 6 meses antecedentes, isto é, aos 17 anos e seis meses de idade.
NOTA: Os condutores da categoria A1 (motociclos até 125 cm3) ficam dispensados da frequência das aulas teóricas/código e do respetivo exame, tendo unicamente de realizar 12 aulas práticas e respetivo exame. Caso não seja o caso, terá de realizar com sucesso o seu exame teórico, para posteriormente passar para o exame prático e conte com 32 horas de aulas teóricas e 12 horas e 125 km de prática (são necessárias por lei).
Relativamente aos preços da carta de mota A2, variam também conforme os preços praticados no mercado das escolas de condução.
Categoria A – Motociclos sem limite de cilindrada ou potência
A categoria A permite conduzir motociclos de qualquer cilindrada, com ou sem carro lateral, triciclos e veículos das categorias AM, A1 e A2. Nesta categoria estão previstos dois cenários relativos à idade dos condutores:
20 Anos de idade
Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos podem aos 20 anos (ou 2 anos após possuírem a Carta A2), proporem-se para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.
24 Anos de idade
Se tiver 24 anos, poderá tirar a categoria A, submetendo-se a exame teórico e prático, depois de frequentar as respetivas aulas de condução, teóricas e práticas. Caso seja titular da carta A1 pode-se propor para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isento da componente teórica.
NOTA: Os titulares da categoria B (ligeiros) e da categoria B1 (quadriciclos e triciclos) que pretendam habilitar-se à categoria A devem frequentar apenas as lições respeitantes às disposições específicas de teoria (4 aulas), com respetivo exame teórico composto por 10 perguntas em que pode errar 1. Depois de passar o exame prático ficam habilitados à categoria A.
25 Anos de idade
Os condutores da carta de automóveis (B) com idade igual ou superior a 25 anos podem automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter de 125 cc limitada a 11 kw (15 cv) de potência e à relação peso/potência de 0,1 kw/kg, sem necessitar de mais exames.
Em suma, esperemos que este manual para tirar a carta de mota tenha sido útil para si. Lembre-se sempre que toda esta informação, apesar de detalhada, é necessária a fim de desenvolver uma condução responsável, segura e agradável. É fundamental conhecer os factos, para depois na parte prática não existir qualquer imprevisto!
Leia também: