8 fevereiro 2023

Tesla prepara modificação do Model 3 com projeto “Highland”

Tesla prepara modificação do Model 3 com projeto “Highland”

Devido à forma como o seu negócio está organizado, a Tesla tem vindo a conseguir melhorar eficazmente os seus processos de produção ao longo do tempo, fazendo com que consiga reduzir os preços de produção e, consequentemente, aumentar os lucros.

Para continuar este processo, a Tesla está a preparar mais uma mudança. Desta vez, a marca automóvel de Elon Musk está a preparar uma atualização da berlina Model 3 de forma a tornar o modelo mais atrativo para os clientes e reduzir custos de produção.

A atualização do Tesla Model 3 recebeu internamente o código “Highland” e está prevista que seja semelhante à realizada no Model S e X em 2021.

Um dos focos da Highland é reduzir o número de componentes e a complexidade no interior do Model 3 e, simultaneamente, concentrarem-se em recursos que são valorizados pelos clientes da Tesla, como é o caso do sistema de infoentretenimento.

Estima-se que a reformulação do elétrico entrará em produção na fábrica da Tesla em Xangai, na China e em Fremont, na Califórnia a partir do terceiro trimestre de 2023.

À procura de um Tesla Model 3? Encontre-o no Standvirtual

Mudança visual estratégica

O Model 3, o elétrico mais barato da Tesla, foi o mais vendido da marca, mas está a ser superado em número de vendas pelo crossover Model Y. Para combater este “declínio” de vendas, Elon Musk utiliza a mudança de visual para voltar a chamar a atenção para o Model 3.

Com apenas quatro modelos em produção, qualquer mudança no design dos veículos da Tesla tem uma grande importância quando comparadas com qualquer outra alteração de design nos modelos de outros fabricantes automóveis estabelecidos no mercado.

Surpreendentemente para alguns clientes, está não é a primeira vez que o Model 3 recebe alterações. Embora não sejam mudanças visíveis, Ed Kim, presidente do AutoPacific Group, que acompanha as tendências e a produção do mercado, disse que o atual Model 3 já foi atualizado a partir da versão que começou a ser vendida em 2017 devido à forma como a Tesla atualiza o desempenho da bateria e opções de software da tela de infoentretenimento. “Dito isto, os consumidores ainda tendem a equiparar mudanças visuais com novidade”.

“As próximas mudanças que potenciais clientes da Tesla possam ver e sentir serão muito importantes para garantir que os clientes de veículos elétricos ainda tenham a Tesla em mente, pois alternativas excelentes estão a começar a inundar o mercado”.

Abordagem simplificada

Segundo trabalhadores da Tesla, Elon Musk tem vindo a impulsionar uma abordagem simplificada de design e produção na Tesla que se estende para o projeto Highland.

Artigo recomendado: TeslaMic: o novo microfone de karaoke para o seu Tesla

Relembramos que a Tesla foi pioneira no uso de máquinas como a Giga Press, que são utilizadas para fabricar peças únicas, permitindo-lhes reduzir custos e acelerar a produção, uma vez que não ficam dependentes de terceiros para a produção total dos veículos. A empresa criou também uma bateria estrutural que dispensa módulos mais caros, o que novamente, faz a diminuir os custos.

Elon Musk afirmou que a Tesla está a procurar reduzir os custos através da simplificação de processos. “Repetidamente, encontramos peças que não são necessárias, que foram colocadas nos veículos por precaução ou por engano. Eliminámos várias peças dos carros que não tinham um propósito”, admitiu Musk numa entrevista durante a conferência da Baron Funds.

Este tipo de abordagem foi o que tornou a Tesla o fabricante de automóveis elétricos mais lucrativo do mundo, enquanto a maioria dos seus rivais ainda apresentam prejuízo na produção de elétricos.

Atualmente, a Tesla consegue obter um lucro de 9.500 dólares por carro vendido, enquanto a Toyota, por exemplo, apenas consegue lucrar 1.300 dólares por venda.

Leia também: