Elon Musk produz automóveis a pensar numa geração que nunca conheceu um mundo sem smartphones, ecrãs táteis ou internet sem fios e criou um conceito de automóvel em constante evolução, para se adaptar às novas exigências de transporte, incluindo as de cariz mais familiar. É a razão por trás da decisão de aumentar as opções de personalização do Model Y com uma terceira fila de dois bancos, ampliando a lotação a bordo e o atrativo para agregados familiares que, entretanto, também esticaram. Em rigor, a configuração de sete lugares foi projetada com o SUV de maior sucesso da marca, mas só agora passa a estar disponível em Portugal.
Quanto custa um Tesla model Y novo?
Mais lugares no mesmo espaço
As dimensões exteriores não se alteram face à versão de cinco lugares. O Model Y mede 4,75 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,62 m de altura, o que significa que é 6 centímetros mais comprido do que o Model 3, 7 cm mais largo e 18 cm mais alto, além de apresentar uma distância entre os eixos que também é 1,5 cm maior. As diferenças mais notadas entre os dois modelos estão precisamente nos lugares posteriores e no compartimento da mala, onde a Tesla conseguiu encontrar espaço para encaixar mais uma fila de bancos. No Model Y de sete lugares, os dois lugares do “terceiro anel” são rebatíveis e podem ser arrumados no piso da bagageira, dando lugar a um compartimento de carga com generosos 753 litros (854 litros na versão de cinco lugares). Já com todos os bancos a uso, a volumetria da mala encolhe para 363 litros, a que se somam os 117 litros adicionais da “frunk”, a bageira sob o capô dianteiro.
Segundo as contas da Tesla, isto é espaço suficiente para transportar duas malas de mão atrás da terceira fila e mais duas malas grandes no compartimento frontal.
Obviamente, não se compara a arrumação que oferece com a terceira fila rebatida. Segundo a marca americana, cabem carrinhos de bebé, scooters, camas dobráveis ou… 850 fraldas!
A volumetria máxima do interior do modelo de sete lugares é de 2.040 litros, enquanto o de cinco lugares pode transportar até 2.158 litros, depois de rebatidos os encostos do banco traseiro e carregado até ao teto. A capacidade máxima de reboque mantém-se inalterada nas duas versões: 1.600 kg.
Prático e acessível
O acesso à terceira fila de bancos é facilitado através dos botões de acesso nas costas da segunda fila de bancos; basta premir o botão e a segunda fila de bancos avança e rebate, para simplificar a entrada e a saída do veículo. Existem duas portas USB-C para carregar os dispositivos móveis dos passageiros da terceira fila. Funcionalidade em alta, num modelo elétrico que é dos mais baratos com esta configuração de interior.
Quanto vai custar
Em Portugal, a opção de três filas de bancos está disponível apenas com a versão Long Range de tração integral, com um motor elétrico por cada eixo, para um total de 514 cv de potência. Contas feitas, a nova opção de interior custa mais 2.500€ do que a motorização equivalente com cinco lugares, sendo que, tal como a versão standard, também pode ser configurado com interior em branco.
Veja todos os Tesla Model Y usados à venda no Standvirtual
As primeiras entregas estão previstas para o decorrer deste mês, a partir da fábrica europeia da Tesla. O Model Y de fabrico alemão, na Gigafactory Berlin-Brandenburg, progrediu em qualidade, sobretudo nos painéis das portas, além de uma evolução no sistema de colunas que utiliza um amplificador diferente, em comparação com a unidade chinesa da Tesla, e melhorias no mecanismo de abertura do porta-luvas e na chapeleira da mala.
Leia também: