Será que deve continuar a abastecer depois de a bomba parar?

É prática comum de muitos automobilistas, quando abastecem, encher totalmente o depósito de combustível, metendo mais litros, mesmo depois da primeira paragem automática da bomba, até ser possível continuar sem transbordar. Mas será que isso compensa?
Com combustíveis caros e preços sempre a subir, quando apanhamos uma promoção, ou vamos até Espanha, onde a gasolina e o gasóleo são mais baratos, é normal enchermos o depósito da viatura para pouparmos alguns euros. Mas será que é aconselhável continuar o abastecimento depois de a bomba parar pela primeira vez e meter mais combustível até ao bordo do bocal do tanque? A resposta é não e explicamos-lhe porquê.
Artigo relacionado: Combustível de marca branca: poupança ou risco?
Em Portugal, os motores de combustão interna dos veículos utilizam três tipos de combustível: gasolina, gasóleo e gás de petróleo liquefeito (GPL). Noutros países, há viaturas movidas a álcool (etanol) e gás natural liquefeito (GNC). Os processos de abastecimento de GPL ou GNC são idênticos. O mesmo se aplica ao etanol face à gasolina e ao gasóleo. Vejamos, então, os cuidados a ter:
Abastecimento com GPL
O primeiro cuidado, extensível a todos os tipos de combustível, é parar o motor, desligar as luzes e travar o veículo (com travão de mão e uma mudança engatada).
Em seguida, enroscar o adaptador de GPL no bocal de enchimento e calçar luvas de borracha (estes acessórios vêm incluídos no kit de enchimento da viatura; se não os tiver, peça-os emprestados na receção do posto de abastecimento).
Depois, insira a pistola de enchimento no adaptador de modo a ficar bem encaixada e prima a patilha de travagem da pistola (normalmente cor de laranja) com força até ela ficar fixa e a pistola não se soltar.
Veja todos os carros novos à venda a GPL
O passo seguinte é dirigir-se à bomba de GPL, que tem dois botões: um preto ou verde e outro vermelho. O vermelho é para situações de emergência e só deverá ser acionado quando necessário (maus abastecimentos, descuidos, etc.), pois a bomba fica inativa durante um certo tempo e só após esse período os responsáveis do posto de combustível a podem voltar a ativar. Para encher o carro, deve premir o botão preto/verde e mantê-lo premido até se ouvir um ruído e o marcador parar.
Se continuar a pressionar a premir o botão, continuará a encher o depósito, mas a um ritmo muito mais lento. Porém, não deve continuar o enchimento depois da paragem! Quando o abastecimento cessa, significa que se atingiu os 80% da capacidade do depósito de GPL, uma medida de segurança ao abrigo da legislação vigente. Por outro lado, ao forçar a admissão adicional de GPL pode danificar as válvulas do tanque de enchimento.
O último passo é destravar e retirar a pistola (é normal sair algum gás, daí a necessidade das luvas para se proteger de queimaduras), desenroscar e guardar o adaptador (e as luvas), fechar a tampa do depósito.
Abastecimento com gasolina/gasóleo
O processo de abastecimento com gasolina ou gasóleo é bem mais simples do que o do GPL (a vantagem do GPL é ser mais barato e menos poluente). No entanto, há cuidados e princípios básicos a considerar:
Desligar luzes e motor, travar o veículo (com travão de mão e uma mudança engatada).
Assegurar-se que abastece com a pistola e combustível corretos (meter gasolina numa viatura diesel ou gasóleo num carro a gasolina não faz bem à saúde do veículo).
Artigo relacionado: Abasteci o carro com o combustível errado. E agora?
Tal como no caso do GPL, só encha até ouvir um ruído e o abastecimento parar. É verdade que, se levantar um pouco a pistola, pode prosseguir com o enchimento (mesmo até o combustível transbordar e derramar-se para o chão). Porém, se continuar após a primeira paragem, pode originar problemas no sistema de injeção, na válvula reguladora da pressão e, se o combustível transbordar, danificar a pintura do veículo. Por isso, a poupança conseguida com os litros adicionais não compensa eventuais prejuízos.
Dicas adicionais
Se abastecer nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mais baixas, o combustível tem um volume menor (com o calor, dilata-se). No ato de abastecer, não prima a pistola totalmente (um jato maior e com mais pressão origina espuma e aumento de volume, o que reduz a capacidade do depósito).
Evite circular com o carro na reserva de combustível. Para além de poder ficar parado (nos veículos a gasóleo há ainda o risco adicional de a bomba de combustível desferrar), se a bomba de combustível sugar os resíduos que se acumulam no fundo do tanque e os enviar para o motor este pode ficar entupido ou danificado.
Leia também: