11 julho 2024

Segredo revelado: Ford traz de volta o Capri em formato SUV coupé 100% elétrico

Novo Ford Capri

A Ford acaba de revelar o novo Ford Capri, um SUV coupé elétrico com 4,63 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,63 metros de altura. Com cinco portas e cinco lugares, será lançado em duas versões: Extended Range RWD (um motor, tracção traseira e 286 cv), capaz de alcançar até 627 quilómetros, e Extended Range AWD (dois motores, um por eixo a possibilitar a tração integral, e 340 cv), com uma autonomia anunciada de 592 quilómetros.

Novo Ford Capri elétrico

O design explica o nome: não tanto quando se olha de perfil, mas definitivamente em detalhes dos faróis ou no recorte das janelas. Mas também o desempenho atlético, graças a uma aceleração de automóvel desportivo (5,3 segundos de 0 a 100 km/h na variante de dois motores).

No entanto, há muita coisa que faz com que o Capri de 1969 não deixe saudades: uma posição de condução elevada e confortável, a facilitar entradas e saídas do veículo, assim como uma mala muito generosa, capaz de arrumar 572 litros. Depois, há mimos de século XXI, como os bancos com massagens, ventilados e aquecidos, câmara de visão traseira e volante aquecido… de série! Mas também soluções engenhosas, como um ecrã tátil de 14,6 polegadas que desliza para revelar uma arrumação secreta. A versão mais equipada, Premium, acrescenta iluminação interior ambiente e porta-bagagens de abertura elétrica, além de sistema áudio B&O de 10 altifalantes.

Novo Ford Capri rendeu-se ao formato da moda

Novo Ford Capri Electric

O Capri da nova era continua a apresentar-se como um coupé, mas agora vergado ao formato da moda, o dos insuflados SUV. Significa isto que os designers trabalharam para acrescentar drama à sua imagem exterior, sobretudo quando comparado com um SUV tradicional como é o novo Explorer, por exemplo.

A linha mais distintiva é a do tejadilho, que cai abruptamente em direção à mala quase a partir logo do pilar B, sem que esta particularidade se traduza no adeus definitivo às credenciais familiares. Sendo um automóvel mais comprido que o Ford Explorer, o Capri suplanta-o, por exemplo, na capacidade do compartimento da mala, capaz de oferecer 572 litros na configuração standard de cinco lugares, contra os 470 litros do Explorer.

Base alemã

Novo Ford Capri interior

O Capri original foi idealizado pela Ford como um Mustang à europeia, procurando trazer para o Velho Continente a fórmula de sucesso do desportivo acessível. Várias décadas mais tarde, o novo Capri quer honrar esse legado. No lançamento, dois níveis de equipamento disponíveis: Capri e Capri Premium, ambos, como referimos, já com muito boa dotação de série, por preços que deverão arrancar em torno dos 55.550€ em Portugal.

A Ford não se comprometeu ainda com data para o lançamento, mas confirma que está tudo pronto para o início da produção na fábrica de Colónia, na Alemanha, onde também é produzido o Explorer. Alemã é também a base técnica deste novo modelo da oval azul, que usa a reconhecida e muito versátil plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Leia também: