Do superdesportivo mais potente e veloz que pode conduzir, a um descapotável de luxo feito à mão com uma garrafeira dentro, ou de marcas bem conhecidas, como a Bugatti ou a Ferrari, a marcas de que provavelmente nunca ouviu falar, como a Lykan, a lista dos carros de produção mais caros da atualidade é também uma viagem ao mundo do luxo e da engenharia automóvel de ponta.
A lista, que contém extravagâncias multimilionárias, deixa de fora os clássicos vendidos em leilão por valores ainda superiores, os carros de competição e versões especiais só com homologação para pista.
Conheça os nomes da liga milionária:
20 – Ferrari Sergio (2,6 milhões de euros)
A ligação histórica da Ferrari com o famoso designer Sergio Pininfarina, criador do Ferrari F40, do Enzo e do 288 GTO, derivou no lançamento de um dos modelos mais espetaculares jamais fabricados em Maranello. O Ferrari Sergio é uma exclusiva barchetta de linhas minimalistas inspiradas nos clássicos da marca das décadas de 60 e 70 do século XX, construído sobre a base técnica do Ferrari 458 Spider, com motor V8 de 4,5 litros atmosférico a debitar 605 CV de potência. Só seis unidades foram produzidas.
Artigo recomendado: Descubra por que os Ferrari têm um som tão caraterístico
19 – Pininfarina Battista Aniversario (2,6 milhões de euros)
No arranque da aventura da Pininfarina como marca própria, a empresa italiana não fez por menos ao criar o incrível Battista, um hipercarro 100% elétrico com 1.900 cv de potência. A edição especial Aniversario, celebra os 90 anos da firma e é a mais exclusiva de toda, com produção limitada a 5 unidades, todas pintadas à mão numa combinação especial de cores (Iconica Blu, Bianco Sestriere e Grigio Antonelliano) e fibra de carbono exposta. De acordo com a Pininfarina, “um dos acabamentos de pintura mais complexos do mundo”.
18 – GMA T.50 (2,6 milhões de euros)
Gordon Murray, mítico engenheiro da Fórmula 1, criador do inimitável McLaren F1, voltou a fazer história com este GMA T.50, anunciado como o último superdesportivo analógico puro, com um motor V12 atmosférico desenvolvido em parceria com a Cosworth, para render 663 cv às 12.200 rpm. A caixa manual e um peso de apenas 957 kg são outras credencias especiais, além do facto de ter uma produção limitada a 100 unidades em todo o mundo.
17 – Aston Martin Valkyrie (3 milhões de euros)
O Aston Martin mais extremo e radical de sempre é também o mais caro alguma vez construído. Criado em estreita colaboração com a Red Bull Advanced Technologies, o Valkyrie será finalmente produzido em série de 150 unidades, todas com o brutal V12 Cosworth de 6,5 litros, um motor atmosférico capaz de atingir 11.000 rpm que, combinado com a parte elétrica, ultrapassa os 1000 cv de potência.
16 – Bugatti Chiron Pur Sport (3,2 milhões de euros)
Esta versão especial do Chiron mantém o motor W16 de 1.500 cv de potência, mas com um acerto específico das relações de caixa, agora 15% mais curtas, para uma otimização das performances em circuito, sendo também 19 kg mais leve. Só estão 16 unidades previstas.
15 – Lamborghini Sián (3,3 milhões de euros)
Este modelo de produção limitada, com 820 cv, é “só” o Lamborghini mais veloz de sempre, combinando o motor V12 com 6,5 litros do Aventador SVJ e um sistema elétrico de 48 volts, com o motor de arranque/gerador a fornecer 35 cv adicionais, aplicando-se ainda uma série de materiais avançados que tornam este modelo ainda mais exclusivo. A produção está limitada a 63 unidades.
14 – Lamborghini Veneno Roadster (3,3 milhões de euros)
Criado para assinalar os 50 anos da Lamborghini, o Veneno Roadster é um dos mais radicais modelos da marca italiana, sobretudo nesta agressiva versão descapotável, da qual só se fabricaram 9 unidades. O motor é um V12, com 6,5 litros e 750 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 em 2,8 segundos, anunciando uma velocidade de ponta de 355 km/h.
13 – W Motors Lykan Hypersport (3,4 milhões de euros)
Ilustre desconhecida na Europa, a W Motors é uma marca com sede no Dubai, que tem no Lykan Hypersport a sua criação mais famosa. O modelo monta um motor de seis cilindros boxer com 3,8 litros a debitar 780 cv de potência, anunciando 0 a 100 km/h em rapidíssimos 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 385 km/h. Só cinco unidades produzidas.
12 – Bugatti Chiron Super Sport 300+ (3,5 milhões de euros)
O carro de produção em série que ainda detém o estatuto de mais rápido do mundo teve a sua produção limitada a apenas 30 exemplares na configuração especial Long Tail, com mais 25 centímetros para cortar o vento. O famoso motor W16 de 8 litros viu subir a potência aos 1.600 cv!
11 – Bugatti Bolide (4 milhões de euros)
Criado a pensar na condução desportiva em circuitos, o Bolide tem produção limitada a 40 unidades, com a mesma versão de 1600 cv do W16 para movimentar só 1.450 kg de peso!
10 – Koenigsegg CCXR Trevita (4,3 milhões de euros)
Além dos mais conhecidos Agera e Jesko, a Koenigsegg produziu também este Trevita, do qual se fabricaram apenas duas unidades, equipadas com motor V8 de 4,8 litros a debitar mais de 1000 cv de potência. Entre as caraterísticas especiais está a pintura única, enriquecida com pó de diamante.
9 – Pagani Huayra Imola (5 milhões de euros)
O Pagani Huayra é um dos carros mais exclusivos do mundo, mas a versão Imola é ainda mais especial. Produzido em edição limitada a cinco exemplares, com motor V12 biturbo de 6 litros da Mercedes-AMG a render 827 cv de potência afinado para pista ao mais ínfimo detalhe: o novo sistema de pintura Acquarello Light, por exemplo, permitiu reduzir o peso do conjunto em 5 kg, para um total de 1.240 kg.
8 – Bugatti Divo (5 milhões de euros)
Comparativamente ao Bugatti Chiron, o Divo está mais preocupado com a eficácia em curva do que com a velocidade pura em linha reta. Lançado em 2018, numa edição limitada de 40 unidades, o modelo apostava numa carga aerodinâmica superior, que combina com um peso cerca de 30 kg inferior.
7 – Pagani Huayra Tricolore (5,5 milhões de euros)
Com esta versão Tricolore, a marca liderada por Horacio Pagani aumentou a exclusividade daquele que é já um dos mais especiais do mundo. Limitada a três unidades, e com a aliciante de ser a mais potente de sempre, esta série especial (já esgotada) foi concebida para homenagear os 60 anos de existência dos Frecce Tricolori, uma esquadrilha acrobática Flechas Tricolores que pertence à Força Aérea Italiana.
6 – Mercedes Maybach Exelero (7,2 milhões de euros)
Já foi o carro mais caro de mundo, quando foi apresentado, em 2005, como o one-off mais luxuoso do fabricante alemão Maybach. Trata-se de um modelo que foi fabricado sob medida para o fabricante de pneus Fulda, precisamente para testar os pneus Carat Exelero, o que exigia um modelo capaz de atingir uma velocidade máxima de 350 km/h. A base é a do Maybach 57, com design muito inspirado no Maybach SW 38 dos anos 30, com 5,89 metros de comprimento e um gigantesco motor V12 biturbo de 5,9 litros, a debitar 700 cv às 5.000 rpm e um binário máximo de 1020 Nm!
Artigo recomendado: Por que era o Fórmula 1 da Mercedes-Benz imbatível?
5 – Bugatti Centodieci (8 milhões de euros)
É o Bugatti mais caro e exclusivo produzido em série, criado para comemorar os 110 anos de Ettore Bugatti, inspirado no mítico EB110 e com base no Chiron. É 20 kg mais leve do que este e mais potente com o seu motor 8 litros quad-turbo W16 que entrega 1600 cv. Com produção em edição limitada a 10 unidades, todas já com dono (vários meios garantem que o português Cristiano Ronaldo é um dos clientes). Só a montagem do interior de cada carro demora cerca de 16 semanas; quatro dias são dedicados exclusivamente à produção do logotipo EB em relevo no encosto de cabeça.
4 – Bugatti Voiture Noire (11 milhões de euros)
Criado para ser uma interpretação moderna do Type 57 SC Atlantic de Jean Bugatti e assente no mesmo chassis desenvolvido a partir do Chiron, a “Viatura Negra” é a mais especial no portefólio atual da Bugatti. Com todos os trabalhados à mão e com o famoso motor de 16 cilindros em W, de 8 litros quad-turbo, com 1600 cv e 1600 Nm, é único no mundo.
3 – Rolls Royce Sweptail (11,5 milhões de euros)
O exclusivo Sweptail, comissionado por um cliente da Rolls Royce, é um dos mais valiosos de sempre e tem a particularidade de ser um modelo ímpar e irrepetível, o que o torna com mais valor à medida que o tempo passa. Inspirado em modelos dos anos 20 e no mundo náutico, o enorme coupé de dois lugares assenta na plataforma do Phantom, com motor V12 de 6,6 litros que debita 459 cv.
2 – Pagani Zonda HP Barchetta (15,4 milhões de euros)
Criado para homenagear os 60 anos de Horacio Pagani, o Zonda HP Barchetta nasceu como one-off, uma única unidade criada para o fundador da Pagani, mas, devido ao interesse que gerou, a marca decidiu disponibilizar mais unidades desta comemorativa barchetta. Apenas três foram produzidas no total, todas com motor V12 de 7,3 litros de origem AMG, com 800 cv de potência, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.
1 – Rolls Royce Boat Tail (23 milhões de euros)
Chama-se Boat Tail, remetendo para o universo dos barcos, mas é o carro mais caro da atualidade. Está limitado a 3 unidades inspiradas nos iates de luxo J-Class, com base numa versão modificada da arquitetura em alumínio do Phantom. O motor é o mesmo V12 6,75 biturbo, com mais de 500 cv e 900 Nm. E entre os muitos “mimos” está, por exemplo, um frigorifico duplo desenhado especificamente para guardar as garrafas do exclusivo champanhe Armand de Brignac, à temperatura ideal de 6 graus, e a traseira equipada com chapéu-de-sol automático, dois bancos escamoteáveis em fibra de carbono, mesas e serviço de refeições completo.
Leia também: