Rolls-Royce Spectre já rola em Nürburgring

Os automóveis da Rolls-Royce tendem a ser dotados de grandes motores que produzem uma potência bastante razoável. Estes motores, em conjunto com o luxo e qualidade dos materiais e um design próprio, oferecem aos carros da marca um reconhecimento mundial como uma das marcas mais cobiçadas pelos condutores.
No entanto, apesar de serem uma referência em luxo e qualidade de construção, os Rolls-Royce não estão ao nível de um Ferrari ou um McLaren em termos desportivos, tendo causado alguma estranheza encontrar o mais recente modelo elétrico da marca – o Rolls Royce Spectre – numa das pistas mais emblemáticas do mundo para testes automóveis.
A pista de testes é nada mais, nada menos, do que a Nürburgring na Alemanha. A passagem pela pista faz parte de um programa anunciado pela Rolls-Royce, no qual afirma ser obrigatório os seus modelos percorrerem um total de 2,5 milhões de kms. Durante este percurso o Spectre vai passar pelas temperaturas mais altas, como as mais baixas, desde o calor insuportável ao frio de rachar, por estradas em degradação e também pistas de corrida.
Artigo recomendado: Primeira pista para carros elétricos do mundo vai ser no Alentejo
A escolha para testar um elétrico nesta pista não é de estranhar, uma vez que a Rolls Royce já se pronunciou em público sobre a sua vontade de produzir apenas elétricos a partir de 2030.
O que se sabe sobre o novo Rolls Royce Sprectre?
O Rolls-Royce Spectre será o primeiro modelo 100% elétrico da Rolls-Royce.
No que toca ao design do Spectre, apresenta muitas semelhanças ao coupé Rolls-Royce Wraith, apresentando também portas suicidas.
O primeiro modelo elétrico da marca é assente na mesma plataforma que o Phantom, o Ghost e o Cullinan, denominada de “Architecture of Luxury”, aproveitando para provar a versatilidade da plataforma, que tanto pode receber um motor V12 a gasolina, como um totalmente elétrico.
Os primeiros protótipos apresentaram um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0.26, tornando-o o Rolls-Royce mais aerodinâmico já criado. Ainda assim, espera-se que o coeficiente de resistência aerodinâmica melhore durante os protocolos de teste realizados ainda este ano.
Quanto à bateria, autonomia e ao grupo motriz, a marca ainda não se pronunciou. Até à data, existem apenas rumores que indicam que o Spectre terá um motor elétrico por eixo e uma potência entre os 600 cv e os 650 cv.
Já confirmada pelo fabricante automóvel foi a suspensão do Spectre, que proporcionará o mesmo nível de conforto que os seus antecessores com motor de combustão e será, segundo a Rolls-Royce, semelhante a andar num “tapete mágico”.
Para o Spectre poder usufruir desta tecnologia de suspensão característica da Rolls-Royce foram necessários também meses de testes contínuos. A tecnologia “magic carpet ride” está agora a ser refinada e aperfeiçoada em Miramas e nas estradas da Riviera Francesa.
Interessado num Rolls-Royce? Faça uma pesquisa no Standvirtual
Sabe-se ainda que o Spectre irá contar com acesso a câmaras e sensores para visualizar a estrada adiante, em conjunto com a informação disponibilizada no sistema de navegação, que irá permitir à tecnologia “magic carpet ride” adaptar-se às condições do solo bem como ajustar-se adequadamente para as curvas. O que acontece é que, devido à tecnologia de suspensão e aos sensores, ao chegar às curvas, as barras estabilizadoras do Spectre ativam-se e os amortecedores ficam mais firmes de forma a suprimir o rolamento da carroçaria e assegurar, em todos os momentos da viagem, o máximo de estabilidade.
Quando chega o Rolls-Royce Spectre?
Ainda não foi anunciada uma data oficial para o lançamento do Spectre, no entanto a Rolls-Royce já confirmou que as primeiras entregas do seu novo “Super Coupé Elétrico” estão agendadas para o último trimestre de 2023.
Leia também: