Depois de anos a ser conhecido como Auris, o nome Corolla regressou ao alinhamento europeu da Toyota, em 2019, com três carroçarias distintas (há um cinco portas, mas também uma funcional carrinha e um elegante sedan) e mecânicas híbridas eficientes, que lhe concederam elogios – em Portugal, foi eleito Carro do Ano; pelo mundo manteve o estatuto do automóvel mais vendido (desde 1966, ano do seu lançamento, já foram comercializadas mais de 50 milhões de unidades).
Cinco anos depois, mantém-se a aposta nas três variantes (Hatchback, Touring Sports e Sedan), mas a mecânica a gasolina 1,2 litros turbo desaparece do catálogo. Já as duas propostas híbridas foram revistas para se apresentarem simultaneamente mais potentes e eficientes.
Com a adoção da quinta geração do sistema híbrido da Toyota, o grupo propulsor que assenta no 1,8 litros passou a debitar 140cv em vez de 122cv, com reflexo imediato nas prestações: acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, menos 1,7 segundos que a mecânica que substitui. Já a potência do 2.0 cresceu de 180 para 196cv, permitindo-lhe uma resposta de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos (menos meio segundo).
Interessado num Toyota Corolla novo? Encontre-o no Standvirtual Novos
Este aumento, explica a Toyota, deveu-se a importantes mexidas na unidade de controlo de potência, que surge mais compacta e leve, mas também na adoção de uma bateria de iões de lítio mais pequena e leve, mas de maior capacidade, e numa caixa redesenhada que traz mais conforto à condução.
Tal como já se tinha percecionado com o Corolla Cross, o gigante da família capaz de aventuras para lá do asfalto, o comportamento da CVT (caixa de variação contínua) é hoje mais harmonioso, apresentando-se alinhado com as prestações do carro (o ruído em aceleração não desapareceu, mas a resposta mais imediata do motor torna-o menos desagradável).
Design emocional
As mexidas no visual dos carros são ligeiras (as dimensões de qualquer uma das versões são exatamente as mesmas), mas ainda assim suficientes para que, em qualquer das variantes, a presença em estrada seja mais emocional.
À frente, há um novo padrão da grelha e novas luzes de nevoeiro, além de que os faróis bi-LED passam a estar disponíveis com as versões mais equipadas do Hatchback e da Touring Sports, o que lhes confere um olhar mais emocional (o topo da gama conta com sistema de luzes de máximos adaptativos AHS).
Além disso, há novas jantes de liga leve e três cores a estrear: Azul Juniper (Zimbro) para o Hatchback e a Touring Sports; Azul Teal com o Sedan; e o intemporal Cinza Hematite, disponível para as três variantes.
No caso do Corolla GR Sport, há novas jantes de liga leve maquinadas (18 polegadas), novos para-choques e difusor traseiro, bancos com o logótipo GR gravado no encosto de cabeça e um novo padrão de hexágonos.
Dentro do habitáculo de qualquer uma das versões, o refinamento está presente em pequenos detalhes, com destaque para a adoção de um novo ecrã tátil de infoentretenimento, de 10,25 polegadas, que traz gráficos de alta resolução, tratamento antibrilho, e uma unidade de processamento mais rápida nas respostas.
Também o painel de instrumentação, de 12,3 polegadas, é digital e multi-informação, podendo ser configurado e personalizado de acordo com quatro ambientes: Casual, Smart, Sport e Tough.
Artigo recomendado: Poderá a Toyota perder o título de marca mais ecológica?
Há ainda um novo assistente de bordo, capaz de obedecer a vários comandos por voz, o que ajuda a não tirar os olhos da estrada quando se pretende aumentar o volume do rádio ou conduzir até uma morada.
Todas as atualizações do sistema são disponibilizadas over the air e, ao longo de quatro anos, os serviços Toyota Smart Connect ou Toyota Smart Connect+, que permitem estar ligado à Internet e receber informações de trânsito e de viagem atualizadas em tempo real, são gratuitos.
À distância, a aplicação MyT para smartphone permite trancar e destrancar a viatura, programar a climatização ou ativar os quatro piscas (algo particularmente útil quando nos esquecemos de onde deixámos o carro).
Segurança de série
O recém-chegado Corolla, declara a marca, chega equipado de série com o T-Mate, que combina o conjunto Safety Sense de última geração com vários sistemas ativos de assistência à condução e ao estacionamento.
Entre outros, há sistema de assistência à saída de faixa de rodagem ou um aviso durante a abertura de uma porta se se está a aproximar um objeto em movimento, seja um carro ou uma bicicleta.
O Corolla de 2019 conquistou as cinco estrelas Euro NCAP, com 95% na proteção dos passageiros adultos; 84%, na proteção dos passageiros infantis; 86%, na dos utilizadores da estrada mais vulneráveis; e 77%, nos sistemas auxiliares de segurança propostos.
Gama e preços
A gama divide-se entre Comfort, Comfort+, Exclusive e GR Sport para o cinco portas e a carrinha, sendo que os primeiros dois estão apenas disponíveis com o motor de entrada de gama.
O nível de entrada oferece ecrã multimédia de 10,5”, painel de instrumentação digital de 12,3”, ar condicionado bizona, câmara traseira para apoio ao estacionamento, faróis LED e jantes em liga leve de 16 polegadas, cruise control adaptativo, sistema de pré-colisão e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras ajudas.
No Comfort Plus, há ainda bancos desportivos (aquecidos à frente), jantes maquinadas de 17 polegadas, faróis Bi-LED e vidros traseiros escurecidos.
As versões mais equipadas distinguem-se no estilo: o GR Sport, de jantes de 18 polegadas, pintura a dois tons (tejadilho preto) e volante de design exclusivo, remete para um estilo mais aguerrido; o Exclusive, com bancos em tecido e pele e tejadilho panorâmico, propõe elegância.
No caso do quatro portas, o automóvel apresenta-se nos níveis Comfort, Exclusive e Luxury.
Os preços arrancam nos 33.830 euros para o Hatchback; 35.230 €, a Touring Sports; e 34.380€, o Sedan.
Leia também: