Renault Clio adota novo design a partir de setembro

Redação

28/04/2023

4 min

Renault Clio adota novo design a partir de setembro

O Renault Clio é um sucesso de vendas pelos mercados onde se comercializa, Portugal incluído, tendo sido o best-seller durante oito anos consecutivos, entre 2012 e 2020 (perdeu o título do mais vendido em 2021, para o Peugeot 2008, que voltou a segurar a liderança em 2022 (no ano passado, o Clio foi 5.º).

Numa altura em que a sua quinta geração já soma quatro anos, o Clio vai chegar com um importante facelift, com o objetivo de o alinhar com os modelos mais recentes da gama e de dotá-lo de uma série de características que o poderão voltar a colocar entre os primeiros.

Renault Clio lado

Interessado num Renault Clio novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

Design marcante

A postura do Renault Clio em estrada promete ser mais aguerrida e marcante depois de o automóvel incorporar os mesmos códigos estéticos que deram ao Austral, um SUV do segmento C, uma presença notável e que tem vindo a conquistar prémios e fãs.

Renault Clio frente

As mudanças começam logo na dianteira, onde o carro ganha um novo olhar, com grupos óticos mais esguios e que, ao combinarem até cinco feixes que se adaptam, automaticamente, entre as luzes médias e máximas. A grelha foi esticada e apresenta um padrão axadrezado, com o logotipo do losango a sair de um friso superior, invadindo o capô, enquanto as laterais são marcadas pelas luzes de dia, em LED, que formam uma metade de um losango.

Atrás, o para-choques também foi redesenhado, enquanto as luzes traseiras também inovam ao exibirem uma cobertura cristalina. A gama inclui uma escolha de seis difusores, seis desenhos de jantes e sete cores para a carroçaria (Branco Ártico, Cinza Platino, Preto Pérola, Azul Ferro, Vermelho Decir, Cinza Rafal e Laranja Valencia), de acordo com os níveis de equipamento, sendo que aqui também há novidades: o Clio passa a ser disponibilizado no nível Esprit Alpine, com toques de desportividade, sem pôr em causa o requinte.

Renault Clio novo

Interior sem couro animal

Apesar de passar a incluir uma versão de cunho desportivo, nas quais habitualmente se vê a utilização de peles animais, isso não vai acontecer no Clio. Com equipamento Esprit Alpine, os revestimentos passam a ser em couro sintético, feito a partir de fibras de origem biológica e poliéster. Noutras versões da gama, há novos estofos que recorrem a materiais de origem biológica, com tecidos criados a partir de celulose.

Renault Clio volante

Outras mudanças podem ser vistas no painel de instrumentos, agora digital desde o nível de entrada, sendo que o sistema de infoentretenimento continua a assentar num ecrã vertical, cujas dimensões variam entre 7 e 10 polegadas, na diagonal, e que chega com sistema Easy Link compatível com Android Auto e Apple CarPlay, que passam a poder se acionados sem ligação por fio.

Nos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS, na sigla original), há duas dezenas de tecnologias disponíveis, com destaque para o Active Drive Assist, que combina o cruise control adaptativo, o sistema de arranque e paragem automáticos e a manutenção na faixa de rodagem, o que configura a possibilidade de reclamar uma condução autónoma de nível 2, em que os sistemas atuam na condução, sem necessidade de alternar entre a direção, a aceleração ou a travagem. Na lista de ajudas ao condutor, de sublinhar ainda a existência de uma câmara de 360° e a travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões.

Renault Clio interior

Artigo recomendado: Renault Espace está mais compacto, mas continua a ter 7 lugares

Mecânicas eficientes

Não há uma grande revolução nas mecânicas, sendo, no entanto, de assinalar a decisão da Renault em descontinuar o 1300 cc a gasolina de quatro cilindros e 140 cv.

A oferta a gasolina arranca com o TCe 90, com caixa manual de seis velocidades, havendo depois duas propostas que associam aquele combustível fóssil à eletricidade, com o E-Tech Full Hybrid, que chega com mais 5cv de potência, passando de 140 para 145 cv, e ao GPL, com um bloco de 100 cv.

Renault Clio bancos

O Diesel mantém-se entre as propostas, com o Blue dCi 100, com caixa manual de seis velocidades.

O renovado Clio deverá começar a chegar a Portugal em setembro, sendo previsível haver preços já em julho. No entanto, a Renault deixa claro que as novidades não irão pesar na carteira dos clientes.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional