A BMW ultrapassou a Tesla pela primeira vez nas vendas de automóveis elétricos na Europa. A marca alemã está a colher os frutos de uma ofensiva de produto bem estruturada, assente na experiência acumulada de mais de vinte anos, desde o lançamento do i3, o primeiro BMW exclusivamente a baterias de produção em massa no Velho Continente.
Veja os BMW elétricos usados à venda no Standvirtual
De acordo com os números revelados pela JATO Dynamics, no passado mês de julho, a BMW vendeu 14.869 novos automóveis elétricos na Europa, contra 14.561 novas matrículas da Tesla.
Contas feitas, a marca de Munique ultrapassou a rival norte-americana em 308 unidades, margem curta, mas muito representativa, especialmente tendo em linha de conta que a BMW mantém uma estratégia multi-energias, continuando a investir para oferecer opções híbridas, híbridas plug-in, a gasóleo ou a gasolina.
O que se passa com a Tesla?
O ponto final na hegemonia da Tesla nas vendas de automóveis elétrico no mercado europeu está diretamente relacionado com a ligeira travagem observada na procura dos Model Y e Model 3, como explica a JATO Dynamics. No mês passado, na Europa, as vendas do Model Y desceram 16%, para um total de 9.544 exemplares entregues. Enquanto o Model 3 caiu 17%, para 4.694 unidades. E, sem novidades no catálogo da empresa de Elon Musk, a concorrência direta acelera…
Descubra o preço de um Tesla usado
Contudo, embora a BMW tenha subido ao lugar mais alto das tabelas das vendas de veículos novos 100% elétricos, o modelo mais bem-sucedido comercialmente na Europa ainda é o Tesla Model Y. No mês de julho, o SUV da marca de Elon Musk garantiu 9.544 vendas, muito mais do que o segundo veículo elétrico mais vendido na região, o Volvo EX30, com um total de 6.573 unidades entregues. A fechar o pódio, Volkswagen ID.4, na terceira posição, com 5.295 unidades vendidas.
A BMW “arruma” dois modelos na lista dos 10 mais vendidos no mercado europeu, o BMW iX1, com 4.305 unidades, e o BMW i4, com 4.198 exemplares vendidos.
Por formato automóvel, os SUV ainda são a carroçaria mais na moda. “Os consumidores na Europa agora têm acesso a mais opções do que nunca, e os SUV são uma opção mais confortável e desejável para muitos. Isso, juntamente com a crescente disponibilidade de modelos acessíveis, está a ajudar os consumidores a mudarem dos segmentos tradicionais para os SUV”, explica o analista da JATO Dynamics.