Qual a diferença entre LED e xénon?

Ver e ser visto. Este lugar-comum aplica-se, na perfeição, à iluminação automóvel. Grande parte da segurança rodoviária é assegurada pelos faróis, cuja função é iluminar o caminho e fazer com que o veículo seja reconhecido pelos outros utilizadores da estrada.
A nova tecnologia de iluminação revolucionou a indústria automóvel. Há uma ou duas décadas, quase todos os carros utilizavam lâmpadas de halogéneo para os faróis e para a maioria das outras finalidades de sinalização.
Nos últimos anos, as luzes de LED e de xénon tornaram-se comuns. Na verdade, a maioria dos veículos novos está, hoje, equipada com uma dessas tecnologias. E muitos condutores de viaturas mais antigas estão, inclusivamente, a substituir as lâmpadas de halogéneo por LED ou xénon.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED foram inventadas na década de 1960, mas a sua utilização na iluminação automóvel é muito mais recente. LED (sigla que significa Light-Emitting Diode, ou díodos emissores de luz, em português), são luzes muito pequenas, mas potentes. E, atualmente, servem ainda como assinatura visual dos veículos.
Além disso, estão disponíveis numa variedade de cores, o que as torna extremamente versáteis. As luzes de LED são utilizadas, também, em diversas aplicações, desde semáforos a iluminação decorativa para festas.
Se dispõe de um veículo mais antigo equipado com faróis de halogéneo, saiba que mudar para lâmpadas de LED é muito mais simples do que convertê-los para faróis de xénon.
Procura um carro usado? Descubra todos os modelos à venda no Standvirtual
As lâmpadas de LED utilizam os mesmos tipos de acessórios das lâmpadas de halogéneo, mas pressupõe a existência de equipamento extra para garantir que as primeiras funcionem corretamente.
A instalação de uma unidade de controlo CANbus impedirá que o “cérebro eletrónico” do veículo transmita uma mensagem de erro quando as lâmpadas de LED forem aplicadas.
Mas existem outras vantagens associadas aos faróis de LED: utilizam muito menos energia e produzem uma luz muito mais brilhante do que as lâmpadas de halogéneo.
Quando comparadas com as lâmpadas de xénon, as luzes de LED destacam-se por duas razões. Primeira: duram mais tempo do que as lâmpadas de xénon. Segunda: consomem menos energia.
Lâmpadas de xénon
As lâmpadas de xénon devem o seu nome ao gás inerte de que dispõem. Ao contrário das lâmpadas de halogéneo, que contêm um filamento que é aquecido e que produz luz, as lâmpadas de xénon recorrem a um gás e carga elétrica para criar uma luz branca brilhante.
Muitos condutores preferem lâmpadas de xénon por causa da temperatura de cor mais fria da luz que emitem. As lâmpadas de xénon, como as lâmpadas de LED, são mais brilhantes e duram mais tempo do que as lâmpadas de halogéneo.
A instalação de lâmpadas de xénon em veículos mais antigos projetados para lâmpadas de halogéneo pode, contudo, ser complicada, pois implica a aquisição de um kit de conversão. Ainda assim, para muitos condutores, vale a pena, graças ao desempenho superior das lâmpadas de xénon.
Artigo recomendado: 8 sinais de que está na altura de trocar de carro
E qual o tipo de lâmpada mais brilhante? LED ou xénon? A pergunta, aparentemente simples, carece de uma resposta elaborada e não tão direta. Por diversas razões.
Primeiro, o brilho depende das lâmpadas específicas que se escolha. Dentro da vasta gama de lâmpadas de LED disponíveis, existem algumas mais brilhantes do que outras. O mesmo é válido para as lâmpadas de xénon. Algumas lâmpadas de LED são mais brilhantes do que certas lâmpadas de xénon e vice-versa.
Há, também, outros fatores que contribuem para o brilho de uma lâmpada. O brilho é, normalmente, medido em lúmenes, ou seja, a quantidade de saída de luz que uma lâmpada produz. Mas existem outros aspetos a considerar antes de se comprarem lâmpadas mais brilhantes.
Um deles, é a temperatura de cor das lâmpadas que se escolher. As lâmpadas com a temperatura de cor certa parecerão mais brilhantes, uma vez que a luz mais branca está mais próxima da luz do dia e facilita a visualização dos obstáculos à frente do veículo.
Lâmpadas com temperatura de cor muito baixa e que exibem uma aparência amarela ou lâmpadas com temperatura de cor muito alta que têm um aspeto branco com tom azulado, podem ser muito brilhantes. No entanto, ao olho humano, não parecerão tão brilhantes como uma lâmpada branca.
Leia também: