Desde a sua fundação em 1948 por Ferdinand Porsche que a marca alemã estabeleceu uma reputação incomparável no mundo automóvel, destacando-se pela excelência em engenharia, design e performance. Essa pesada herança é claramente visível no Macan Electric, que incorpora toda a experiência acumulada ao longo de mais de sete décadas de inovação contínua. Com uma abordagem inovadora e ambiciosa, a Porsche não nos propõe apenas um veículo elétrico: redefine os padrões de desempenho, tecnologia e luxo no segmento.
Porsche Macan Electric estreia nova plataforma
O Macan Electric representa um avanço significativo em termos de potência, autonomia e eficiência, oferecendo uma experiência de condução emocionante e respeitando o legado da marca. Equipado com a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), o novo Porsche Macan Electric, o segundo membro da família de elétricos da Porsche e o primeiro de uma geração totalmente nova, estabelece novos padrões de desempenho dinâmico, graças a características como suspensões ativas, chassis adaptativo (PASM) ou eixo traseiro direcional.
Quanto custa um Porsche Macan electric?
A plataforma PPE foi projetada para otimizar a distribuição de massa e reduzir o centro de gravidade, garantindo uma condução ágil e reativa em todas as condições de condução.
O desenvolvimento do Macan Electric incluiu testes extensivos no lendário circuito de Nürburgring Nordscheleife, na Alemanha, assim como em estradas públicas, assegurando que o veículo oferece o máximo desempenho tanto em pistas quanto na utilização comum do dia a dia de milhares de condutores.
Duas versões e 784 km de autonomia
Em termos de desempenho, o Macan Electric oferece duas variantes iniciais: o Macan 4 Electric e o Macan Turbo Electric. Ambos os modelos têm tração integral e dois motores elétricos, proporcionando uma combinação impressionante de potência e eficiência. Mais: o pack de baterias do Macan Electric, independente da versão em questão, oferece 100 kWh de capacidade e recorre a um sistema dedicado de arrefecimento dos módulos para assegurar a fiabilidade dos módulos das baterias e oferecer sempre o mesmo nível de performance em condução desportiva.
O Macan 4 Electric oferece uma autonomia de até 613 km, em ciclo combinado, e de até 784 km em cidade (valores WLTP), a mais longa de sempre num Porsche elétrico.
Na base da plataforma PPE está a arquitetura elétrica de 800 V, solução com longo futuro que permite potências de carregamento de até 270 kW – em apenas 21 minutos, é possível carregar até 80% capacidade da bateria.
Habitáculo de luxo
Se por fora as linhas mais definidas, aliadas à nova assinatura luminosa, conferem ao Macan Electric o característico “ADN Porsche” – são notórias as semelhanças com o Taycan e o icónico 911 –, no habitáculo, o novo veículo elétrico combina, como é habitual na casa alemã, luxo e funcionalidade, incorporando ainda um sistema de infoentretenimento de última geração, atualizações remotas, compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto e uma aplicação que permite comandar várias funções do Macan Electric à distância.
Veja todos os Porsche Macan usados à venda no Standvirtual
O cenário interior foi cuidadosamente projetado e construído para garantir o máximo conforto a todos os ocupantes, independentemente da extensão da viagem. Neste espaço, grandes destaques merecem, ainda, os materiais de alta qualidade utilizados em todos os elementos e os acabamentos meticulosos que refletem o compromisso jamais quebrado da Porsche em oferecer aos clientes uma peça de artesanato de classe mundial.
Personalização para tudo e mais alguma coisa
A possibilidade de personalização, tanto no exterior como no interior, é muita extensa e variada. E a personalização é, como todos os adeptos do fabricante alemão bem sabem, uma faceta fundamental (e uma marca de exclusividade de que ninguém pretende abdicar) da experiência de ser proprietário de um automóvel com o emblema Porsche. Ora, o Macan Electric não é exceção neste capítulo.
Explorando o configurador online da marca, os clientes podem selecionar entre uma ampla gama de equipamentos opcionais, desde o tamanho e desenho das jantes (há 11 tipos de jantes diferentes à escolha), vários acabamentos para o interior (são 9 as configurações possíveis), elementos decorativos ou cores da carroçaria. À escolha, há, nada mais, nada menos, do que 13 pinturas. Desta forma, o construtor alemão consegue fazer com que cada cliente sinta que está a participar na conceção do seu próprio automóvel, garantindo que aquele que vai morar na sua garagem seja verdadeiramente único.
A Porsche já começou a aceitar encomendas para o Macan Electric e estima, se tudo correr como planeado, que as primeiras unidades da nova coqueluche cheguem ao mercado nacional nos próximos meses. Os preços começam nos 87 mil euros.
Leia também: