Peugeot e-308 SW Standvirtual

Redação

14/03/2024

4 min

Peugeot e-308 SW: a carrinha elétrica que faltava

Depois de os SUV terem tomado conta do mercado (já representam mais de metade das vendas de novos na Europa), as carrinhas foram perdendo terreno. Mas há ainda quem prefira a funcionalidade desta carroçaria, que não sacrifica aerodinâmica. E a Peugeot 308 SW está entre as preferidas dos portugueses (foi, aliás, a mais vendida em 2023 dentro do seu segmento, mas também quando se tem em conta todas as classes).

Peugeot e-308 SW elétrico Standvirtual

Agora, uma mecânica 100% elétrica chega, por fim, a esta configuração, depois de já ter conquistado a berlina. Trata-se do motor elétrico, desenvolvido pelo conglomerado Stellantis, capaz de desenvolver uma potência de 115 kW (equivalente a 156 cv), beneficiando de um binário máximo de 260 Nm, que chega associado a uma bateria, de níquel (80%), manganês e cobalto, com 54 kWh de capacidade.

Quanto custa um Peugeot e-308 novo?

A composição química, aliada a fatores como uma boa aerodinâmica, permite que a carrinha reclame uma autonomia superior a 400 quilómetros, capaz de satisfazer quem percorre sobretudo traçados urbanos ou realiza curtos trajetos diários, mas também quem não dispensa uma escapadela ao fim-de-semana. O consumo homologado pelos testes WLTP é de 12,7 kWh por cada cem quilómetros.

A e-308 SW apresenta-se ainda com uma arquitetura de 400 V, sendo proposta, de série, com um carregador trifásico de 11 kW. Relevante é o facto de admitir carregamentos rápidos, até uma potência de 100 kW, o que faz com que seja possível recuperar até 80% da bateria em menos de meia hora.

Foco na aerodinâmica

Peugeot e-308 elétrico Standvirtual

Como já referido, além de ter havido uma preocupação em tornar a bateria mais eficiente, a e-308 SW leva muito a sério a importância da aerodinâmica para melhorar consumos e, dessa forma, fazer crescer a autonomia de um carregamento.

Isso foi evidente na construção da dianteira e na parte inferior da carroçaria, mas também no investimento em tudo o que pudesse reduzir o atrito, com a inclusão de pneus que também primam pela eficiência.

É ainda possível controlar os consumos consoante o modo de condução (Eco, Normal e Sport) selecionado, existindo ainda a função Brake, que aumenta o nível de regeneração de energia proveniente da inércia.

Com 4,636 metros de comprimento, mais quase 27 centímetros face ao hatchback, a carrinha vale-se das mesmas linhas elegantes do cinco portas, casando-as com uma postura musculada em estrada. Ainda assim, o conforto não é beliscado, com as suspensões trabalhadas para absorverem irregularidades e proporcionarem uma sensação de segurança, seja em autoestrada ou em curvas e contracurvas.

Peugeot e-308 SW: tecnológica e conectada

Peugeot e-308 SW Standvirtual interior

Dentro do habitáculo, destaque para a inclusão de um painel de instrumentação digital, numa versão aperfeiçoada do i-Cockpit de dez polegadas (no nível GT, há visualização 3D), que pode ser personalizado e exibir as informações que o condutor considerar serem mais importantes.

Ao centro do tablier, um ecrã táctil, cujos menus podem ser acedidos por teclas de acesso rápido, providencia o infoentretenimento, que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay para recorrer às funcionalizadas que se guardam no telefone.

Veja todos os Peugeot e-308 usados à venda no Standvirtual

O conforto é um dos trunfos, sobretudo se só for necessário sentar quatro pessoas, com a segunda fila de bancos a exibir espaço suficiente para pernas e cabeça até das pessoas de maior estatura. Já a mala deixa levar tudo e mais alguma coisa: arruma mais de 600 litros, sendo ainda possível rebater os bancos traseiros se for necessário transportar volumes de grandes dimensões. De destacar que o acesso à bagageira é fácil.

Também a segurança não foi descurada, integrando ajudas à condução de última geração, incluindo cruise control capaz de gerir o seu funcionamento a partir da distância do carro da frente (e com função de para-arranca) e alerta de tráfego traseiro.

Gama e preços

A SW pode ser configurada nos níveis Allure, focada na elegância, e GT, com detalhes que remetem para um automóvel de personalidade desportiva. O primeiro é proposto desde cerca 45 mil euros; o segundo, a partir de 48.500€.

Para encomendas até 31 de Janeiro, a marca faz a oferta de uma Wallbox, além de incluir uma garantia de quatro anos, ao longo dos quais oferece a manutenção.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional