Os 10 recordes do Guiness mais estranhos com carros

Quando se pensa num automóvel e em bater recordes, saltam à mente parâmetros como aceleração ou velocidade. Mas o mundo do automobilismo alberga feitos notáveis e verdadeiramente bizarros que colocaram os seus autores na história depois de terem inscrito o seu nome no Guinness World Records.
O maior carro banana
Sim! Leu bem. Não só existe um carro banana, como o maior tem um lugar no livro dos recordes. Em 2009, Steve Braithwaite, um residente do Michigan, EUA, nascido no Reino Unido, começou a construir o Banana Car, servindo-se da pick-up Ford F-150 de 1993 como base. Foram dois anos até apresentar o carro banana mais longo do mundo, com 6,97 metros de comprimento e 3,09 m de altura. Com uma velocidade máxima de 135 km/h, a banana pode transportar até três pessoas, sentadas em linha. Pode saber mais sobre este projeto aqui.
O carro mais cabeludo
A italiana Maria Lucia Mugno é apaixonada por carros e por cabelos. Vai daí, e depois de ter sido desafiada por uma amiga cabeleireira, decidiu embelezar o seu Fiat 500 com 120 kg de fibras de cabelo naturais, tornando-o o mais peludo entre os quatro rodas.
Procura um carro usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual
O beijo mais longo… a um carro
Todos temos aquele amigo ou aquela amiga que passa mais tempo a falar do carro do que da sua cara metade. No caso de Ernesta Ambrosio e Jesús Juárez Vite é caso para dizer que só se estraga uma casa: o casal passou 76 horas, sem parar, a beijar o seu querido automóvel.
A matrícula mais cara
Se em Portugal as matrículas têm de obedecer a regras rígidas, noutros países há quem as use para personalizar o carro. E há até quem não olhe a gastos para conseguir um trabalho único. Foi o caso de Saeed Khouri que, em Abu Dhabi, pagou mais de 8,3 milhões de euros por uma chapa que exibe apenas o número “1”.
Maior velocidade… de olhos vendados
Mike Newman estabeleceu o recorde mundial do Guinness para a velocidade mais rápida a conduzir de olhos vendados. O feito ocorreu num aeródromo em Yorkshire, Inglaterra, em 2014, e Mike conseguiu atingir os 322,69 km/h sem sequer espreitar!
A viagem de carro mais longa de sempre
Emil e Liliana Schmid decidiram conhecer mundo em 1984, com o seu Toyota Land Cruiser. E nunca mais pararam. De tal maneira que, em 1997, o casal conquistou o Recorde Mundial do Guinness pela mais longa viagem contínua de carro. E, depois disso, recusaram-se a parar. De momento, andam pela América do Sul a arranjar uma maneira de chegar ao Sudeste asiático.
Primeiro automóvel submarino
Podia ter acontecido num filme do 007. Aliás, até aconteceu, mas não era real. Só que, em 2008, a Q Brach criou o sQuba, o primeiro carro submersível do mundo. Funcionando com três baterias de iões de lítio e dois jet drives, o sQuba pode transitar de terra para água numa questão de minutos, com o carro totalmente dirigível até uma profundidade de 10 metros.
A volta mais rápida de Nürburgring
A volta mais rápida no circuito de Nürburgring é de 5 minutos 19,546 segundos, conseguida por Timo Bernhard (Alemanha) a conduzir um protótipo do Porsche 919 Hybrid Evo a 29 de junho de 2018. Bernhard percorreu os 20,832 km do “Inferno Verde” a uma velocidade média de 233,8 km/h.
Artigo relacionado: Mercedes-Benz CLS 350 CDI: o carro salva vidas da GNR
O carro mais longo
Para o norte-americano Jay Ohrberg, um carro não é meramente um meio de transporte, ou não fosse ele o profissional na origem de carros famosos como o DeLorean DMC-12 de “Regresso ao Futuro” e o KITT da série O Justiceiro com David Hasselhoff. E é ele também o responsável pelo American Dream, uma limusina com um comprimento de 30,5 metros, 26 rodas, dois motores e que, originalmente, funcionava com dois condutores, para ajudar na marcha-atrás.
O estacionamento paralelo mais apertado
O estacionamento paralelo pode ser uma dor de cabeça para alguns automobilistas. Mas esse não é o caso de Alistair Moffatt que, em 2015, estacionou um Fiat 500 num lugar tão pequeno que apenas sobraram 7,5cm à frente e outro tanto atrás. Pode ver todas as habilidades de Alistair Moffatt no seu site oficial.
Leia também: