Os 10 carros familiares mais seguros do mercado

Desde que surgiram nos anos 90, os testes do Euro NCAP tornaram-se na referência do mercado sobre o quão seguros são os automóveis que conduzimos. Em 2020, o protocolo de testes foi alterado, dificultando ainda mais a obtenção das almejadas cinco estrelas.
Mas como é feita esta análise? Em primeiro lugar, é importante esclarecer quais são os testes de colisão efetuados pelo Euro NCAP. A saber: um teste de impacto frontal, em que o veículo circula a 50 km/h e colide com uma barreira rígida; um teste de impacto frontal, onde 50% da dianteira do veículo atinge uma barreira deformável que se aproxima (veículo e barreira movem-se a 50 km/h), teste do poste, com o veículo a ser impulsionado lateralmente, a 32 km/h, contra um poste rígido; e teste de impacto lateral, em que uma barreira móvel deformável vai contra a porta do motorista a 60 km/h.
Artigo relacionado: E os 5 carros elétricos mais seguros são…
Nos últimos anos, os especialistas do Euro NCAP tornaram-se também mais exigentes na avaliação das tecnologias capazes de evitar colisões entre veículos ou atropelamentos de peões e ciclistas. A referida atualização dos testes que aconteceu em 2020 visa ainda uma melhor classificação de quatro sistemas de assistência: aqueles que evitam uma colisão veículo a veículo (AEB – Auto Emergency Braking car-to-car), sistemas precursores de sistemas de travagem autónoma de emergência; os que também evitam colisões entre veículos, mas provocadas pela saída de um dos carros da sua via de trânsito (e a tecnologia que ajuda na permanência na via desempenha um papel importante neste caso); sistemas de deteção de peões, testados desde 2016 pela Euro NCAP; e sistemas de deteção de ciclistas, introduzidos em 2018 nos testes da Euro NCAP.
Eis, por ordem de competência, os dez carros familiares mais seguros:
1º – Subaru Outback
A avaliar pelos testes do Euro NCAP, o novo Outback é o familiar mais seguro do mercado. Brilhou na análise à Assistência de Segurança, com 95%. O Outback é um dos primeiros carros de produção equipado com sistema que deteta sinais de fadiga ou deficiência diretamente nos movimentos oculares do condutor e que avalia ao mesmo tempo o comportamento da direção, emitindo um aviso quando o entende que o condutor deve descansar.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 88%
- Ocupante infantil – 89%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 84%
- Assistência de segurança – 95%
2º – Polestar 2
O primeiro modelo 100% elétrico da marca de elevadas performances da Volvo recebeu dos especialistas do Euro NCAP um elogio esclarecedor sobre o seu nível de segurança: “É um dos veículos elétricos mais seguros dos muitos que já foram submetidos ao nosso rigoroso protocolo de testes. Muito bom na proteção dos ocupantes e dos peões em caso de atropelamento.”
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 92%
- Ocupante infantil – 89%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 80%
- Assistência de segurança – 86%
3º – Genesis G80
Com 86% no somatório de todos os testes (com realce para a proteção dos ocupantes adultos, 91%), a berlina sul-coreana do emblema da marca premium da Hyundai, conquistou um importantíssimo lugar no pódio dos testes do Euro NCAP em 2021. O GV80 chegou recentemente ao mercado europeu, com segurança cinco estrelas como ótimo cartão de visita.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 91%
- Ocupante infantil – 87%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 77%
- Assistência de segurança – 91%
4º – Volkswagen ID.4
Bons resultados em geral do familiar elétrico da VW, que se evidenciou na segurança dos utilizadores mais vulneráveis da estrada (peões e ciclistas), com 76%, e na assistência à condução (85%). Todas as versões de equipamento incluem sistemas de aviso de saída da faixa de rodagem (Lane Assist) e de travagem de emergência (Front Assist) e airbag entre os bancos dianteiros.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 93%
- Ocupante infantil – 89%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 76%
- Assistência de segurança – 85%
5º – Skoda ENYAQ iV
O SUV elétrico checo obteve um expressivo resultado global de 86% e arrecadou, naturalmente, as cinco estrelas do Euro NCAP. Mais importante: o Enyaq iV conseguiu o melhor resultado de sempre para proteção dos ocupantes, com 94% na proteção de passageiros adultos e 89% na proteção infantil.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 94%
- Ocupante infantil – 89%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
- Assistência de segurança – 82%
6º – Volkswagen ID.3
O ID.3, líder do ranking do Euro NCAP em 2019, impressionou pelo resultado na proteção dos ocupantes, com 87% para o ocupante adulto e 89% para as crianças, mas foi na Assistência de segurança (88%) que mais se destacou da concorrência. Em 2021, só três automóveis conseguiram resultado superior.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 87%
- Ocupante infantil – 89%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
- Assistência de segurança – 88%
Veja todos os Volkswagen ID.3 à venda no Standvirtual
7º – Lynk & Co 01
O pequeno SUV híbrido/híbrido plug-in chinês teve bom desempenho em todos os testes, destacando-se na proteção dos ocupantes adultos (96%, o melhor resultado de todos os carros), onde obteve ainda pontuação máxima para impacto lateral. Acresce o completo conjunto de características de segurança ativa que contribui para garantir a classificação de cinco estrelas.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 96%
- Ocupante infantil – 87%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
- Assistência de segurança – 81%
8º – Genesis GV80
A proteção para adultos e crianças no Genesis GV80 é boa ou adequada, o que se deve muito ao airbag central entre o motorista e o passageiro da frente, uma solução que deverá começar a democratizar-se em breve. Já os pedestres e os ciclistas têm menos sorte, como atesta o pobre resultado de 66% na avaliação aos Utilizadores mais vulneráveis da estrada. Os assistentes de segurança à condução funcionam lindamente, como prova o resultado de 88% no parâmetro à Assistência de segurança.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 91%
- Ocupante infantil – 87%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 66%
- Assistência de segurança – 88%
9º – Toyota Mirai
O Mirai é um dos primeiros carros a utilizar célula de combustível de hidrogénio para produzir a energia que alimenta o motor elétrico. Consciente de que alguns consumidores podem ficar apreensivos com o tanque de alta pressão que armazena o hidrogénio, o Euro NCAP prestou atenção extra à segurança no momento dos choques e pós acidente, descobrindo que o facto de ser alimentado a hidrogénio não tem o mínimo efeito sobre a segurança inerente ao automóvel. Como provam as cinco estrelas.
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 88%
- Ocupante infantil – 85%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 80%
- Assistência de segurança – 82%
10º – Seat Leon
O compacto da marca espanhola obteve 92% na proteção dos ocupantes adultos, o melhor resultado de 2020 (só seis carros suplantaram este resultado em 2021). Para tal, muito contribuiu o novo airbag central que impede os dois passageiros dianteiros de baterem com as suas cabeças em caso de acidentes laterais. O Leon desilude na proteção aos Utilizadores mais vulneráveis da estrada, mas não é caso único…
Resultados detalhados:
- Ocupante adulto – 92%
- Ocupante infantil – 88%
- Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
- Assistência de segurança – 80%
Veja todos os Seat Leon disponíveis no Standvirtual
Leia também: