31 agosto 2021

Novos radares da GNR multam a dois quilómetros de distância

Novos radares GNR multam a 2 quilómetros de distância

O truque de “levantar o pé” apenas uns metros antes do local onde está a efetuar-se um controlo de velocidade vai ser impossível em estradas controladas com os novos super radares da GNR. Detetam infrações a dois quilómetros de distância.

Depois dos radares que conseguem aferir a velocidade média entre dois pontos, as autoridades em Portugal contam agora com uma nova ferramenta dissuasora para todos os condutores que continuam a arriscar conduzir acima dos limites legais.

Artigo relacionado: Radares de velocidade média chegam em 2021

Trata-se de um novo tipo de radares móveis, altamente versáteis, que se distinguem dos demais por permitir um alcance de medição de quase dois quilómetros, suplantando largamente as capacidades dos radares usados normalmente pelas autoridades portuguesas, cujo alcance não excede os 100 metros.

Este novo equipamento, que já multa no país desde janeiro, recorre à tecnologia laser para garantir mais rigor e precisão no controlo da velocidade à distância. Sendo também muito mais leve (pesa apenas 2 kg contra os cerca de 30 kg do modelo antecessor), o que o torna bastante mais flexível e fácil de operar, sem a maioria das limitações das máquinas anteriores, que têm de ficar fixas ao nível da estrada e só operam em retas.

Os novos radares podem trabalhar em qualquer ângulo e não há o risco de controlar duas viaturas em simultâneo. Podem, por exemplo, ser utilizados em curvas e a partir de viadutos. Também podem ser colocados em motos, no interior de carros e nos rails de proteção das estradas.

Novos radares caçam infratores a 320 km/h

Mais rigoroso e preciso, o novo radar da GNR deteta veículos até aos 320 km/h, muito acima do modelo anterior, que não consegue registar infrações a mais de 250 km/h.

O novo dispositivo permite ainda a realização de um pequeno ficheiro de vídeo com até 30 fotogramas. “O aparelho escolhe automaticamente o fotograma mais nítido para mostrar a velocidade de circulação da viatura. O modelo antigo tirava apenas uma fotografia ao carro”, explicou fonte da GNR.

Os novos radares já multaram 10.755 condutores nas estradas portuguesas.

Fiscalização reforçada em agosto

GNR e PSP têm na estrada a campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, com o objetivo alertar os condutores para “os riscos da condução em excesso de velocidade”.

Artigo relacionado: Conheça os limites de velocidade em Portugal

“Uma das principais causas dos acidentes nas estradas”, sendo “responsável por mais de 50% das infrações registadas”, sublinhou Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) em comunicado.

A campanha “Viajar sem pressa” integra uma componente de sensibilização, assim como operações de fiscalização em locais de maior concentração de trânsito durante o mês de férias por excelência para os portugueses.

Leia também: