A Xpeng, empresa chinesa, centrada na tecnologia voltada para a mobilidade, está a lançar um terceiro modelo na Europa, que se junta ao grande SUV G9 e à berlina P7. O G6 é definido como “um SUV elétrico ultra smart coupé” e tem em mira rivalizar com o Tesla Model Y, que, em 2023, foi o elétrico mais vendido no mundo (e em Portugal).
Assente na nova plataforma SEPA 2.0, com arquitetura de 800V e avançada tecnologia de software, o G6 pretende distinguir-se pelo elevado grau de conforto e por uma vasta lista de equipamentos de série. O G6 de carregamento ultrarrápido (até 280 kW, ou seja, a bateria vai de 10 a 80% em menos de 20 minutos) estará disponível com dois conjuntos de baterias (LFP de 66 kWh e NCM de 87,5 kWh), atingindo uma autonomia máxima de 570 quilómetros de acordo com o WLTP.
O SUV coupé é apresentado com tração traseira de série, mas a bateria maior pode ser combinada com tração integral. A versão Standard Range com tração traseira debita 190 kW/258 cv e 440 Nm, a versão Long Range com tração traseira debita 210 kW/286 cv e 440 Nm e a versão AWD Performance debita 350 kW/476 cv e 660 Nm (mais do que um Lamborghini Huracán STJ!), graças a dois motores elétricos, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima de todas as versões é de 200 km/h, limitada eletronicamente.
Tecnologia sobre rodas
Graças a uma distância entre eixos de 2,89 metros e a um design interior inteligente, o G6 oferece muito espaço para as pernas e para a cabeça. A bagageira tem 571 litros.
O habitáculo evidencia-se a preferência por materiais de boa qualidade, apresentando um rigoroso nível de construção.
O sistema de infotainment do G6 funciona com a última versão do sistema operativo Xmart OS da Xpeng e oferece todas as funcionalidades de conforto e os sistemas de assistência ao condutor de série.
As informações de condução mais importantes estão localizadas diretamente à frente do condutor, num ecrã de 10,2 polegadas, sendo que todas as outras funcionalidades podem ser controladas através de um ecrã central de 14,96 polegadas com alta resolução e controlos rápidos e intuitivos. Como é habitual com o Xpeng, o sistema será atualizado através de atualizações periódicas de software que ocorrem por via aérea.
Todas as versões do G6 estão ainda equipadas de série com jantes de 20 polegadas, pneus Michelin, um grande teto panorâmico em vidro, bancos ajustáveis eletricamente, aquecidos e revestidos a pele em toda a volta, bancos dianteiros ventilados, um volante aquecido, quatro portas USB, dois pontos de carregamento por indução de 50 W para “smartphones”, um sistema áudio de 960 W com 18 altifalantes e uma extensa biblioteca de aplicações de música, vídeo, entretenimento e redes sociais. Para melhorar o desempenho elétrico no inverno e maximizar a autonomia, é fornecida de série uma bomba de calor. Também é possível utilizar o G6 para fornecer energia a outros dispositivos (V2L). As únicas opções são uma barra de reboque com acionamento elétrico e várias cores exteriores.
O G6 ainda não tem preços em Portugal, sabendo-se apenas que é proposto com garantia de até 7 anos; as baterias usufruem de garantia de 8 anos.
Leia também: