Novo Toyota Corolla promete até 2100 km de autonomia

Desde 1966, a marca japonesa já lançou 12 gerações do compacto, que se prepara para conhecer uma nova vida já em meados de 2026. No caderno de encargos do Corolla XIII, além de oferecer uma variante híbrida autocarregável muito mais evoluída, a estreia de uma opção híbrida plug-in, com sistema de recarga externa da bateria (PHEV), que promete oferecer até 2.100 km de autonomia.
De acordo com as primeiras informações (não oficiais), a 13ª geração do Corolla manterá vários pontos de contacto com o modelo que substitui, nomeadamente no alinhamento da gama, que deve continuar a contemplar os formatos de carroçaria mais populares: compacto de cinco portas, sedan, com três volumes bem vincados, e carrinha, que na Toyota se designa por Touring Sports.
Quanto custa um Toyota Corolla novo?
Ainda segundo alguns meios especializados no setor automóvel, o best-seller da marca japonesa deve adotar a linha de estilo inaugurada na geração mais recente do Prius, conjunto inspiradíssimo e muito focado na eficiência. O mesmo é dizer que o novo Corolla surgirá com desenho mais aerodinâmico, esculpido no túnel de vento para cumprir valores de referência nesta área, em benefício da poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de gases poluentes.
No topo da oferta mecânica, a referida motorização híbrida posicionará a Toyota na frente da concorrência, nomeadamente a chinesa BYD, que acaba de revelar a quinta geração do seu sistema híbrido plug-in, anunciando para esta tecnologia uma eficiência de 46,06%, o que permitirá a modelos da marca ultrapassar uma autonomia de 2.000 km.
Ainda aí para as curvas
A geração atual do compacto do segmento C da Toyota foi apresentada já em 2018, mas recebeu no ano passado uma intervenção que beneficiou, sobretudo, a experiência da condução, com a adoção da versão mais recente do sistema híbrido da marca.
A Toyota relativizou a importância das tecnologias da eletrificação alternativas à híbrida, o que lhe permitiu colocar todas as fichas primeiro nos híbridos. Resultado: o estatuto de referência na tecnologia, com nova geração de PHEV na calha, com autonomias entre recargas de baterias até 200 km.
Descubra os modelos Toyota Corolla usados no Standvirtual
No Corolla, para já, há duas opções híbridas, uma com 140 cv e outra com 196 cv de potência. O primeiro utiliza um motor de 1.8 litros com 98 cv e uma unidade eléctrica de 95 cv. O Corolla mais potente recorre a um motor 2.0 litros de 152 cv e 190 Nm entre as 4400 e as 5200 e uma unidade eléctrica de 113 CV e 206 Nm de binário máximo.
A gama compreende quatro níveis de acabamento (Comfort, Comfort plus, GR Sport e Executive), por preços que arrancam nos 30.070 euros.
Leia também: