5 dezembro 2024

Novo Tang reforça investida da BYD nos SUV elétricos

BYD TANG

Tang foi um dos modelos com que a BYD se estreou no mercado português, em maio de 2023, mas agora surge totalmente revisto, para se posicionar no topo da gama da marca chinesa.

Visualmente, as mudanças existem, mas podem não ser óbvias. É que, alertam os responsáveis da BYD, a maior preocupação passou por diminuir o coeficiente de arrasto e, consequentemente, aumentar a eficiência do SUV de grande porte, que tem entre os seus trunfos sete lugares reais — ou seja, os dois da terceira fila podem ser ocupados por adultos sem dificuldade.

Uma das maiores novidades reside na adoção da Blade Battery de 108,8 kWh, a admitir uma autonomia em circuito misto de 530 quilómetros, mais 130km que a versão do Tang que sai de cena. A bateria pode ser recarregada até uma potência máxima de 170 kW, o que significa que são necessários 45 minutos para repor de 10 a 80% da carga; de 30 a 80%, a marca estima que basta meia hora.

Cara e coração de dragão

BYD TANG frente

Na China, o dragão é um dos símbolos icónicos da cultura do país, representando sabedoria, força e boa sorte. Por isso, saber que a mais recente linguagem de design da BYD se chama “Dragon Face” não causa espanto. A marca explica que as mudanças passaram por dotar o SUV de um porte mais elegante, misturando elementos orientais com detalhes ocidentais.

À frente, destacam-se os novos faróis angulares full-LED, enquanto de perfil sobressaem as janelas emolduradas em alumínio que perfazem uma visão alongada, apoiada por uma ligeira inclinação do tejadilho, que recebe barras de série.

Quanto custa um BYD Tang novo?

Com 4970 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2820 mm, oferece um habitáculo espaçoso, capaz de apresentar uma boa versatilidade. Por exemplo, os bancos da terceira fila podem ser arrumados individualmente, formando um piso de mala completamente plano, enquanto o banco da segunda fila pode ser rebatido na proporção de 60/40. 

Com sete lugares, há espaço para 235 litros; com as duas filas traseiras rebatidas, a volumetria é de 1655 litros. Na configuração de cinco lugares, a mala arruma 940 litros, do piso ao tejadilho. 

Tecnologia dá cartas

BYD TANG interiorNesta nova vida, o Tang surge com maior pacote tecnológico, em que a estrela é o sistema de cockpit inteligente da BYD, num ecrã digital de 12,3 polegadas, mas também o novo ecrã tátil, que adotou um atualizado software, cresceu para as 15,6 polegadas e onde se podem reproduzir, por exemplo, as funções de infoentretenimento ou os controlos do ar condicionado. De referir que os passageiros da segunda fila podem ajustar as suas definições do ar condicionado através de um painel de controlo LCD.

O sistema Intelligent Cockpit oferece uma ligação 4G de série a bordo, aplicações integradas, incluindo Spotify e navegação HERE, e integração de smartphones através de Android Auto ou Apple CarPlay.

Mas o conforto e a qualidade também são visíveis no interior, com destaque para os estofos em pele acolchoada em forma de diamante, em preto ou castanho, e costura dupla contrastante. De destacar que os assentos dianteiros chegam com regulação elétrica multidirecional, massagem, aquecimento e funções de ventilação de série.

Potência a rodos

BYD TANG Portugal

O novo Tang é proposto com dois motores elétricos, um dianteiro (245 cv) e outro traseiro (272 cv), para uma potência combinada de 517 cv (380 kW), a que se junta um binário de 700 Nm, tornando o SUV capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 180 km/h

Com um motor por eixo, o Tang é servido de tração integral, mas com um bónus – nesta nova vida, aquela é inteligente, o que significa que, de forma a privilegiar a eficiência, o motor traseiro permanece desligado até que se peça mais potência do carro.

O desempenho do SUV beneficia com um sistema de travagem composto por pinças de travão Brembo à frente e discos de travão perfurados à frente e atrás, juntamente com o sistema Bosch Hydraulic Brake Assist (HBA), com várias funcionalidades de auxílio à travagem, mas também pela suspensão adaptativa, MacPherson à frente e multilink atrás, capaz de se adaptar ao estilo de condução e às condições do piso, sendo ainda possível afiná-la de acordo com os modos de condução: Sport, Normal, Eco e Snow.

Preço e gama em Portugal

BYD TANG tras

O BYD Tang apresenta-se a Portugal na versão Flagship, com possibilidade de configurar o interior a pele preta ou castanha. O SUV tem um preço de venda ao público de 75.100€, mas a comunicação do modelo vai assentar no valor para empresas, que, avalia a BYD, serão responsáveis pela maioria das vendas: 61.056,91€ + IVA. De referir que o SUV é Classe 1 nas portagens nacionais, quando equipado com Via Verde.

Veja todos os BYD Tang usados disponíveis no Standvirtual

Leia também: