Numa altura em que todos os modelos parecem estar a crescer (até os pequenos smart abandonaram o caminho dos automóveis ultracompactos, o Swift navega uma diferente vaga, apresentando-se na sua quarta geração ainda mais compacto, ainda que a marca reclame um melhor aproveitamento do espaço interior. Na mala, mantém-se uma capacidade para 265 litros, adequada ao tipo de veículo.
Com menos três centímetros, o Swift surge agora com 3,86 metros, assumindo a sua faceta de utilitário capaz de transportar cinco pessoas. A Portugal, deverá chegar com o fim da primavera e, apesar de ainda não haver preços, é de esperar que se posicione abaixo dos 20 mil euros.
Mecânica “mild hybrid”
O Swift chega servido por uma única mecânica, a gasolina e a debitar 83 cv, mas conta com um sistema ligeiro de hibridização, de forma a controlar consumos e emissões. O motor 1.2 Dualjet, naturalmente aspirado, apresenta uma arquitectura de 3 cilindros e é apoiado por um sistema elétrico de 12 volts. A gestão pode ficar a cargo de uma caixa manual de 5 velocidades ou de uma CVT (automática, mas de variação contínua).
Quanto custa um Suzuki Swift novo?
Sendo de tração dianteira, outra coisa que não muda é o facto de ser dos poucos utilitários a apresentar uma versão de tração integral, apenas associado à transmissão CVT.
Mais moderno, por dentro e por fora
As maiores diferenças face à anterior geração são identificadas no interior do habitáculo, a começar pelo painel de instrumentação, que reúne os indicadores cilíndricos, que, em conjunto com o volante desportivo, lhe conferem um aspeto atrevido, a um ecrã LCD TFT a cores de 4,2 polegadas com informações como a força G ou a potência usada a cada instante.
O sistema multimédia também beneficiou de um upgrade, com um ecrã tátil de nove polegadas e software compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A acompanhar as tendências, o Swift faz-se acompanhar da aplicação móvel Suzuki Connect, de download e utilização gratuitos, através da qual é possível identificar a localização do automóvel, verificar o histórico de condução e receber alertas de monitorização. A climatização mantém os controlos físicos.
Veja todos os Suzuki Swift usados à venda no Standvirtual
No exterior, também houve mexidas, com uma nova grelha e uma silhueta a reclamar atenção na estrada.
Espaço para todos
Sendo pequeno, poder-se-ia pensar que os passageiros da segunda fila iriam sair prejudicados. Mas a Suzuki tratou de fazer alguns ajustes, nomeadamente na estrutura dos bancos, para encontrar uma solução capaz de acomodar nos lugares traseiros pessoas com mais de 1,80m.
A mala, como já foi referido, mantém a volumetria da anterior geração, de 265 litros, o que, sendo decente, não é referencial, mas há a possibilidade de rebater a segunda fila, fazendo crescer o espaço para carga.
Segurança atualizada
O Suzuki Swift apresenta a quarta geração com os sistemas de segurança e assistência que os tempos atuais exigem: sistema de travagem de emergência em cidade com reconhecimento de veículos, bicicletas e peões, sistema de manutenção na faixa de rodagem, monitorização de fadiga do condutor, cruise control, detetor de ângulo morto, alerta de tráfego cruzado em marcha-atrás e reconhecimento de sinais de trânsito.
Leia também: