Mas isso era antes, quando os primeiros elétricos se começaram a apresentar ao mercado e a tecnologia parecia não ir muito além dos 200 km de autonomia. Agora, com a evolução no campo das baterias (e respetivas composições químicas), essa dúvida parece até tonta.
Se não acredita, olhe-se para o novo Mercedes Classe G, 100% elétrico, que chega com todas as capacidades para enfrentar os mais duros terrenos sem quaisquer emissões. E, com um bónus: o seu design é tão puro e robusto quanto qualquer irmão seu movido a combustível fóssil.
Cheio de potência
Sob o corpo musculado, a conversa é outra: o Classe G elétrico pouco tem a ver com o seu passado e chega com quatro motores elétricos e recheado de tecnologia de ponta.
A existência de quatro motores apanhou o setor de surpresa: tal engenho, por enquanto, ainda só tinha estado disponível em hipercarros. E a chegada da tecnologia ao Classe G deixa adivinhar que, em breve, os seus rivais adotem semelhante sistema.
Em conjunto, os quatro motores produzem 587 cv e binário de 1.164 Nm! Resultado: a marca anuncia uma capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, o que é impressionante para um automóvel que pesa mais de três toneladas.
Quanto custa um Mercedes Classe G novo?
A alimentar os quatro motores está uma bateria de 116 kWh, integrada no chassis, capaz de oferecer uma autonomia de 468 quilómetros, número muito razoável para um modelo que não impressiona em termos de aerodinâmica, mesmo com todo o trabalho a que a marca se deu: há jantes específicas ou cortinas de ar nas cavas das rodas traseiras, por exemplo.
Mercedes Classe G: um puro todo o terreno
Não obstante o facto de o Classe G ser um objeto de desejo, é, antes de qualquer outra coisa, um dos mais competentes todo o terreno. E a faceta offroad não é sequer beliscada ao trocar a mecânica térmica pela elétrica, incluindo até algumas novidades, como a função G-Turn, ou seja, é capaz de girar sobre si mesmo.
Além disso, o facto de ter cada um dos motores montado numa roda, através de veios de articulação dupla, liberta a frente. Resultado: a capacidade de atravessar água atinge os 85 cm. A caixa de redutoras Low Range aumenta o binário às rodas com uma relação de redução especial. O novo modelo gera virtualmente a função dos bloqueios de diferencial convencionais utilizando a vectorização inteligente do binário.
Veja todos os Mercedes Classe G usados à venda no Standvirtual
Recheado de tecnologia
O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está equipado de série com o sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), um volante multifunções revestido em pele napa e iluminação ambiente.
Os equipamentos opcionais incluem o acesso sem chave na mão, suportes de bebidas com controlo de temperatura, o sistema de som surround Burmester 3D e o “capot transparente”.
Preço do novo Mercedes Classe G elétrico e gama em Portugal
O novo Mercedes-Benz G 580 com tecnologia EQ está disponível no lançamento em Portugal a partir de 147.450€. Os preços do Edition One começam a partir de 199.050€.
Leia também: