O Hyundai Kauai EV já está disponível para entregas, reforçando a diversificada gama do modelo: além da mecânica 100% elétrica, há grupos motopropulsores a gasolina (1.0 T-GDi) e full hybrid (HEV).
No caso do novo 100% elétrico, o Kauai tem a particularidade de ter sido desenvolvido de raiz para acomodar este tipo de energia (e só depois se adaptou aos motores térmicos, ao contrário do que se observava na primeira geração).
Também o aspeto, tanto por dentro como por fora, se distingue do Kauai de 2017. E, no interior, que cresceu significativamente em espaço, há uma relevante aposta na tecnologia, ainda que a gama se mantenha simplificada: há acabamento Premium e Vanguard.
O primeiro recorre a uma bateria de 48 kWh, suficiente para percorrer até 377 quilómetros, enquanto o segundo chega equipado com bateria de 65,4 kWh, que estica a autonomia até aos 514 quilómetros. O modelo que se encontra na base da oferta tem potência de 156 cv; o de bateria maior debita 218 cv, com diferenças nas prestações: o Premium acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos com velocidade máxima de 162 km/h; o Vanguard cumpre a métrica em menos um segundo e atinge os 172 km/h.
Quanto custa um Hyundai Kauai novo?
Com o carregamento rápido (em corrente contínua), a reposição da bateria entre os 10% e 80% demora cerca de 40 minutos, sendo possível usar o veículo para fornecer energia a pequenos aparelhos.
Espaçoso e silencioso
Com 4,36 metros de comprimento, a variante elétrica do Kauai oferece bastante espaço a bordo, tanto para passageiros como para bagagens, o que lhe permite reclamar uma posição entre as propostas familiares. A mala, por exemplo, cresceu para os 466 litros, podendo a capacidade de carga ser aumentada até aos 1300 litros, com a segunda fila de bancos rebatida (os bancos traseiros rebatem na útil e versátil proporção de 40/20/40).
Há ainda vários espaços de arrumação para distintas utilizações, com um par de suportes para copos entre os bancos dianteiros, gavetas das portas capazes de acomodar duas garrafas de água e um útil compartimento sob o apoio de braços. Os cabos de carregamento podem ser arrumados num espaço dedicado, a que se acede no capot.
Ao volante, depressa percebemos estar num SUV, devido à posição de condução elevada, facilmente ajustável, sendo que há, de série, apoio lombar também ajustável. O conforto também não foi descurado, com bancos aquecidos em toda a gama.
Veja todos os Hyundai Kauai usados à venda no Standvirtual
O conforto chega também através do silêncio. Além de um motor silencioso, o trabalho na minimização de vibrações e ruídos parasitas é notável, inclusive em dias mais ventosos.
No habitáculo, há um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 12,3 polegadas, com rádio DAB, Bluetooth e navegação por satélite, sendo compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, que se destaca pela facilidade de utilização.
A segurança cumpre os requisitos, com travagem automática de emergência (AEB), que detecta carros, bicicletas e peões, por exemplo, mas o pacote pode crescer com ajudas como o assistente de ângulo morto ou um sistema de saída segura.
Preços em Portugal
O Hyundai Kauai EV está à venda em Portugal a partir de 43.490€. A versão com maior potência e autonomia está disponível desde 48.750€.
Leia também: