9 outubro 2024

Novo Dacia Bigster é o topo de gama da Dacia e tem autonomia recorde

Novo Dacia Bigster HYBRID Standvirtual

Um degrau acima do Duster, modelo que conquistou para a marca romena do Grupo Renault uma legião de fãs (com direito a clubes de todo o terreno um pouco por toda a parte), o Dacia Bigster, como o nome dá a entender, é grande (mais de 4,6 metros de comprimento) e chega com propósitos ambiciosos, de conquistar uma fatia de clientes do segmento C, que privilegiem o formato da moda, mas que não dispensam a versatilidade e o conforto de que uma família precisa.

Espaçoso e versátil

Novo Dacia Bigster HYBRID espac?o traseiro

Assente na plataforma CMF-B, que também está na base do Duster, o Bigster é apresentado como sendo um automóvel extremamente espaçoso. Ou seja, é um cinco lugares com espaço real para cinco ocupantes, sendo que os adultos, inclusive os mais altos, são bem-vindos à segunda fila, já que beneficiam de uma linha de tejadilho que não belisca a habitabilidade.

Quanto custa um Dacia novo?

Mas não houve apenas preocupação com os passageiros, que, sentados atrás, facilmente cruzam as pernas. A capacidade de carga foi fulcral no desenvolvimento do Bigster, que promete tornar-se referência entre o segmento C: até à chapeleira arruma até 667 litros.

Novo Dacia Bigster HYBRID traseira

A versatilidade também é uma carta de trunfo, com a segunda fila de bancos a rebater em 40/20/40, a partir do nível de equipamento intermédio. E não é preciso muita ginástica, graças à função Easy Fold, que facilita o rebatimento dos encostos traseiros a partir da bagageira, utilizando duas alavancas posicionadas à esquerda e à direita do espaço de carga.

Robusto e destemido

Novo Dacia Bigster HYBRID frente

Por fora, o Bigster adota a filosofia que atravessa toda a gama: linhas simples, mas musculadas, sendo que o visual se destaca através das formas geométricas ou dos padrões gráficos. Por outro lado, tendo, tal como o Duster, um pezinho para o fora de estrada, apresenta-se com a carroçaria bem protegida, com as cavas das rodas, as proteções laterais e partes do para-choques fabricados com Starkle, um material, reciclado e não pintado, desenvolvido para resistir aos choques e aos solavancos frequentes em condições de todo o terreno.

Não é só por fora que a Dacia se preocupou em dotar o Bigster com materiais resistentes. No habitáculo, reinam materiais e tecidos que primam pela durabilidade, estando a versão Extreme equipada de série com estofos em TEP sintético Microcloud lavável e com tapetes de borracha à frente e atrás, bem como na bagageira.

Tecnologia em prol do conforto

Novo Dacia Bigster

A facilidade de utilização, diz a marca, esteve sempre no centro das atenções durante o desenvolvimento do Bigster. Exemplo disso é o acesso facilitado pela chave mãos-livres e pelo portão traseiro elétrico, de série no Bigster Journey e opcional no Extreme.

No capítulo da conectividade, todos os Bigster chegarão com um ecrã tátil central de 10,1″, sendo que nos níveis de equipamento de entrada (Essential e Expression) há sistema multimédia Media Display, com quatro altifalantes e conectividade sem fios Apple CarPlay®/Android AutoTM. Já o Extreme e o Journey chegam equipados com o sistema multimédia Media Nav Live, que também oferece navegação conectada, com informações de trânsito em tempo real e atualizações de mapas durante oito anos. O Media Nav Live está equipado com um sistema de som Arkamys 3D com seis altifalantes.

Mecânicas eletrificadas

Novo Dacia Bigster HYBRID

O Bigster será servido por três grupos propulsores: dois a gasolina e um a gasolina/GPL. No entanto, há um denominador comum entre eles: o apoio elétrico.

Novo é o Hybrid 155, que casa um bloco a gasolina de 4 cilindros a dois motores elétricos, para oferecer uma potência combinada de 155 cv. Neste caso, o sistema elétrico apoia-se numa bateria de 1,4 kWh (230V), com a marca a garantir que cerca de 80% dos percursos urbanos são realizados sem recorrer ao depósito de combustível fóssil.

Já o TCe 140 apresenta-se como um “mild-hybrid”, com um sistema de 48V a apoiar um motor a gasolina com 1,2 litros, 3 cilindros e turbo, baseado no ciclo Miller. E nem o ECO-G 140 escapou à eletrificação, chegando também com um sistema mild hybrid de 48V, que apoia a mecânica, independentemente do combustível em uso.

Por fim, o TCe 130 4×4 é a mecânica a escolher se a ideia for fazer passeios longe do asfalto, já que o conjunto conta com sistema de tração integral associado a uma caixa manual de 6 velocidades e um sistema mild hybrid de 48V.

Um mundo de acessórios

Se, por um lado, a Dacia mantém tudo o mais simples possível, de forma a manter o preço base também o mais baixo possível, por outro, não abdica de ter um catálogo de opcionais e acessórios para quem queira alargar o orçamento e transformar o automóvel numa casa sobre rodas.

Entre a lista, há Sleep Pack, que cabe na bagageira e inclui uma cama de casal (1,90m de comprimento e até 1,30m de largura), um estrado e um espaço de arrumação; barras de tejadilho; ou uma tenda, concebida para se adaptar à traseira do Bigster.

Além disso, traz algumas soluções engenhosas, como o apoio de braço nómada no centro da segunda fila, que se transforma numa mochila; um organizador, que transforma o encosto do banco da frente numa arrumação ergonómica para o passageiro de trás; ou a Cargo Box, que, presa à bola de reboque, proporciona um volume de carga adicional.

Equipamento e preços em Portugal

Novo Dacia Bigster interior

O Bigster será proposto em três níveis de equipamento: de entrada, o Essential, intermédio, o Expression, e dois modelos topo de gama por um preço equivalente. O Bigster Extreme foi concebido para os entusiastas das atividades ao ar livre, enquanto o Bigster Journey privilegia o estilo e a elegância.

O nível Essential inclui jantes em liga leve de 17″, barras de tejadilho fixas, Media Display com ecrã central tátil de 10,1″, painel de instrumentos digital de 7″, ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros, vidros dianteiros e traseiros elétricos. O Expression acrescenta ar condicionado automático de dupla zona, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis e banco traseiro modular 40/20/40 com função Easy Fold.

Novo Dacia Bigster acesso?rios

O Extreme e o Jorney têm em comum as jantes em liga leve de 18″, o painel de instrumentos digital de 10″, o sistema New Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″, a navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 colunas ou as barras de tejadilho modulares. Mas, enquanto o primeiro exibe acabamentos exteriores e interiores em castanho-cobre, o segundo aposta na pintura da carroçaria a dois tons.

Para já, ainda não são conhecidas as propostas comerciais para o Bigster, mas a Dacia garante que o modelo surpreenderá pela “melhor relação qualidade/preço do segmento C-SUV”. O que é certo é que as primeiras unidades só deverão começar a chegar ao mercado no próximo verão, com as encomendas a abrirem no início de 2025.

Leia também: