O nome Nismo remete para a história da Nissan no desporto motorizado. Abreviatura de Nissan Motorsport, a divisão foi oficialmente criada em 1984 para se dedicar ao desempenho a pensar nas corridas, mas depressa acabou por se expandir aos modelos de estrada, atingindo o expoente máximo com o icónico GT-R.
Agora, e depois de anos a revelar uma veia extremamente racional, do pioneiro 100% elétrico Leaf ao Qashqai, que revolucionou a preferência pelos SUV, a Nissan decidiu voltar a apostar na emoção, mesmo que sem emissões.
O Ariya é o primeiro a exibir a referência Nismo desde a saída de cena do GT-R e a promessa é de que mais modelos virão a revelar essa apetência por abraçar a estrada de forma mais afoita – ou quase. É que, ao contrário do que acontecia com o GT-R, a variante Nismo do Ariya permanece a ser um automóvel capaz de se evidenciar pela racionalidade. E a potência extra não lhe belisca a segurança, pelo contrário.
Reguila, q.b.
O Nissan Ariya Nismo baseia-se na configuração e-4ORCE, com dois motores, mas apresenta uma distribuição de binário distinta, que, dependendo da condução e das condições exteriores, pode dividir-se até 25/75 pelos eixos dianteiro e traseiro. E, se assim se optar, o controlo de estabilidade pode ser configurado para permitir um comportamento reguila.
A potência combinada dos dois motores é de 435 cv, tendo como binário máximo de impressionantes 600 Nm. Isso faz com que consiga cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em parcos 5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 200 km/h. Há SUV de dimensões semelhantes e dentro do mesmo intervalo de preços com melhores performances, como o Hyundai Ioniq 5 N, o Tesla Model Y Performance AWD ou o XPeng G6 AWD Performance, mas a Nissan acredita que a palavrinha Nismo ainda encerra alguma mística. E poderá não estar errada…
Em termos de autonomia, com uma bateria com uma capacidade útil de 87 kWh, a homologação diz que é capaz de cumprir 417 quilómetros com uma única carga. Na hora de recarregar, admite potência de até 130 kW em corrente contínua e até 22 kW em corrente alternada.
Quanto custa um Nissan Ariya novo?
Igual, mas diferente
Ao longe, o modelo pode parecer só mais um Ariya. Mas basta um olhar mais atento para perceber que, mesmo em termos estéticos, muita coisa mudou. E não à toa.
A maioria das alterações foi feita a pensar na aerodinâmica, com destaque para o para-choques dianteiro, mais pronunciado, e um spoiler traseiro, que se junta a um difusor. De notar que o Nissan Ariya Nismo é mais comprido que os irmãos menos potentes, mas também mais baixo.
Já a suspensão foi dotada de características desportivas, com molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicas pensadas para limitar o adornar da carroçaria, permitindo ao SUV desenhar curvas com muito maior eficácia. E o sistema de direção foi otimizado para ser mais direto, proporcionando uma condução mais envolvente.
De referir ainda que o Ariya Nismo chega muito bem calçado, adotando pneus Michelin Pilot Sport EV.
Veja todos os Nissan Ariya usados disponíveis no Standvirtual
Preço do Nissan Ariya Nismo em Portugal
O Nissan Ariya Nismo já pode ser encomendado, a partir de 57.750€, com as primeiras unidades a serem entregues a partir de maio. As primeiras cem encomendas beneficiam da oferta de um ano de carregamento gratuito através do Nissan Charge.
Leia também: