A Mini vai deixar no passado os motores movidos a combustíveis fósseis, mas nem por isso terá menos relevância no portefólio do grupo BMW. Uma certeza depois de os alemães terem avançado que irão investir quase 700 milhões de euros nas fábricas no Reino Unido, pondo um ponto final ao fantasma que pairava sobre o futuro da Mini depois do Brexit.
Ainda antes, até 2026, serão lançados dois novos automóveis da Mini 100% elétricos, saídos da linha de montagem de Oxford: o Mini Cooper 3 portas e o crossover Mini Aceman. Os dois modelos também serão produzidos na fábrica da Mini na China. Quatro anos depois, a fábrica dedicar-se-á exclusivamente à produção de elétricos, que terão como destino o mercado britânico, mas também outros.
Quanto custa um Mini elétrico novo?
Paralelamente, a BMW informou estar a investir na sua fábrica em Swindon, que produz peças para os modelos Mini. Já sobre o espaço em Hams Hall, perto de Birmingham, que fabrica motores, a BMW escusou-se a desvendar o seu futuro.
Mini Cooper 3 portas
O Cooper EV deverá ser lançado já em 2024, de linhas atualizadas, mas sem fugir ao design que distingue os pequenos carros na malha urbana. À frente, os faróis arredondados marcam presença, com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes, ao passo que a boca do carro abandona a tradicional grelha, passando a exibir uma face bem distinta, com novos elementos.
De perfil, a destacar os puxadores embutidos na carroçaria, um detalhe que, diz a marca, influencia o bom desempenho aerodinâmico (Cx de 0,28). Na traseira, os farolins foram redesenhados, de forma triangular, sendo ligados por uma linha preta.
No habitáculo, a opção passou por abolir o ecrã de instrumentação, apostado num head-up display a substituí-lo. No centro do tablier, o ecrã do sistema de entretenimento é, como não podia deixar de ser, redondo, funcionando com o sistema Mini Operating System 9.
O Cooper EV 2024 será proposto nas versões E e SE, com 183 e 217 cv, respetivamente.
Mini Aceman
Ainda em face de desenvolvimento, o que se sabe do concept homónimo é que virá a ser um SAV (sport activity vehicle), com a premissa de ser um dos mais sustentáveis da marca, recorrendo a materiais isentos de crómio e pele e tecidos fabricados a partir de materiais reciclados.
Artigo relacionado: Kia EV5: o SUV elétrico para os millennials
De acordo com a Mini, o concept combina a performance de condução 100% elétrica e as inovações mais recentes na tecnologia eléctrica, contando com uma “arquitetura inteligente totalmente nova, proporcionando forma, flexibilidade e funcionalidade”.
Leia também: