MG Cyberster: a herança britânica em modo elétrico

O MG Cyberster, um “roadster” 100% elétrico, cuja versão mais próxima da produção foi revelada este ano no Salão de Genebra, tem chegada prevista a Portugal para depois do verão, e promete, “combinando tradição e inovação, (…) redefinir os limites da mobilidade elétrica”, tornando-se a prova “viva” de que a energia elétrica pode servir outros formatos para lá dos tradicionais hatchbacks, dos crossovers ou dos SUV.
Com portas de tesoura com abertura elétrica, o Cyberster poderá ser animado por um motor a enviar 340 cv às rodas traseiras, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, ou por dois motores, um por eixo, a produzirem em conjunto 510 cv, sendo capaz de cumprir os 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. A bateria é de 77 kWh, o que significa que se pode contar com uma autonomia em torno dos 450 quilómetros.
Veja todos os MG novos à venda em Portugal
A suspensão é multilink em ambos os eixos e, entre os opcionais, há travões Brembo. O coeficiente aerodinâmico declarado pela MG é de 0,27, inferior a um Porsche Boxster ou um BMW Z4.
Herança britânica
A MG, atualmente de capital chinês, parece decidida a recuperar a aura da herança britânica, que, ao longo de décadas, lhe granjeou fãs um pouco por toda a parte. Aliás, é a data da sua fundação, como marca britânica, que os chineses usam para destacar o facto de o emblema estar a celebrar o seu centenário este ano.
E, no caso do Cyberster, não se pouparam a meios para que o modelo venha a vingar como um MG dos outros tempos: o conceito inicial de design do “roadster” foi iniciado pelo britânico Carl Gotham, no seu estúdio na Marylebone Road, em Londres, o que promete devolver o traço “very british” à marca.
Tecnologia apurada
Não é por ir buscar ao passado a sua inspiração que o Cyberster não é um automóvel voltado para o futuro.
No habitáculo, há um ecrã tripartido, que envolve o condutor, mais uma consola para a climatização e o entretenimento. E o capot, em tecido, tem acionamento elétrico (desce em meros dez segundos, não inviabilizando a utilização da mala).
Quanto custa o novo MG Cyberster?
Ainda não há preços para mercado português, mas já é possível ter uma ideia, olhando para a oferta no Reino Unido: o RWD é proposto desde cerca de 55 mil libras (64.350€), enquanto o AWD anda em torno das 65 mil libras (76 mil euros).
Leia também: