3 novembro 2024

MAZDA CX-80 chega com capacidade para 5, 6 ou 7 pessoas

Novo Mazda CX-80 7 lugares standvirtual

Os SUV estão em maioria no catálogo da Mazda, mas faltava à marca japonesa a opção mais familiar de sete lugares, que chega a Portugal ainda no decorrer do mês de novembro.

Chama-se CX-80, assenta na nova plataforma de tração traseira da marca, a permitir vários níveis de eletrificação, e é, basicamente, uma versão esticada do CX-60, aumentado em 25 cm no comprimento e na distância entre eixos (3.120 mm contra 2.780 mm), para arrumar uma terceira fila de bancos rebatíveis.

PHEV e Diesel no catálogo

Novo Mazda CX-80

Em Portugal, o novo Mazda CX-80 vai comercializar-se em duas versões, a e-Skyactiv D, que associa um motor a gasóleo de seis cilindros em linha com 254 cv a um sistema micro-híbrido de 48V; e o e-Skyactiv, híbrido de ligar à corrente, que combina o motor a gasolina de injeção e 2,5 litros com um motor elétrico, uma nova transmissão automática de oito velocidades (abdica de um conversor hidráulico como embraiagem de entrada e usa uma embraiagem de discos múltiplos e um motor/gerador elétrico integrado) e uma bateria com 17,8 kWh de capacidade.

A potência combinada do PHEV é de 327 cv e 500 Nm, o suficiente para cumprir 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada) de 195 km/h.

Quanto custa um Mazda CX-80 novo?

A marca anuncia 60 km de condução em modo 100% elétrico, com um consumo de combustível de 1,6 l/100 km e um consumo de energia elétrica de 23,8 a 23,9 kWh/100 km e emissões de CO2 entre os 35 e 36 g/km4.

Quanto ao motor e-Skyactiv D, os consumos de combustível variam entre os 5,7 e os 5,8 l/100 km e as emissões de CO2 de 148 a 151 g/km, dependendo da versão.

Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tracção integral i-Activ da Mazda, com predominância traseira, solução que, segundo a marca, permite combinar a estabilidade e a aderência com as características de neutralidade em curva de uma configuração de tração atrás. O novo Mazda CX-80 anuncia, ainda, uma capacidade de reboque de 2.500 kg.

Já o Mazda Intelligent Drive Select (Mi-Drive) também permite uma escolha entre quatro modos de condução (modo EV adicional na versão PHEV), sistema já introduzido no Mazda CX-60

Interior configurável

Novo Mazda CX-80 7 lugares standvirtual interior

Este é o maior SUV da Mazda, com três filas de bancos no seu interior e espaço suficiente em todas as secções do habitáculo e uma bagageira com capacidade que varia entre os 258 litros (incluindo o espaço sob o piso da mala) e os 687 litros com a terceira fila rebatida.

Mas oferece até três configurações diferentes para a segunda fila, que pode ter o banco corrido para três pessoas ou uma opção de dois “captain seats”, bancos individuais tipo poltrona, que deixam um espaço livre de passagem para a terceira fila ao centro, ou permitem ali a colocação de uma consola central de arrumação. Esta segunda fila de bancos do CX-80 movimenta-se longitudinalmente sobre calhas de 120 mm.

No demais, o novo Mazda mantém os padrões de qualidade e acabamento do CX-60, com painel de bordo de apresentação muito moderna, mas sóbrio no design.

Veja todos os Mazda usados disponíveis no Standvirtual

Integra três ecrãs: TFT-LCD para o condutor, um “head-up display” e ecrã central para sistema de multimédia de 12,3 polegadas. Os materiais são de muito bom nível e, tecnologicamente, o SUV promove três estreias: um novo controlo de voz integrado Alexa; um novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online; e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.

Gama e preços

Novo Mazda CX-80 lateral

Em Portugal, só disponível com motor Diesel ou PHEV, o Mazda CX-80 pode ser configurado em três níveis de acabamento, Exclusive-Line, Homura e Takumi, sendo que os dois últimos podem ser complementados com o pack Plus de equipamento.

Os preços arrancam nos 63.005€ da versão CX-80 2.5 L e-Skyactiv PHEV (327 cv) Exclusive-Line. A opção Diesel CX-80 3.3 L e-Skyactiv D (254 cv), no mesmo nível de equipamento, é proposta a partir de 73.955€.

Leia também: