Ler pneus carro

Redação

11/08/2020

7 min

Como ler as indicações dos pneus do carro

Os pneus são, muitas vezes, os componentes mais negligenciados do automóvel. No entanto, apesar de não fazerem parte do veículo, constituem os elementos mais relevantes por um motivo óbvio: são o único ponto de contacto com o solo. Além disso, os pneus têm impacto direto em muitos aspetos: consumos, performance, segurança…

Por tudo o descrito acima, importa saber que pneus mais se adequam ao veículo que conduzimos. No que diz respeito a medidas, deverá seguir as homologadas e descritas no Documento Único do Veículo ou no Livrete, sob pena de ver o carro chumbar numa inspeção periódica ou mesmo de ter de pagar uma multa por as características do veículo não se adequarem às registadas legalmente.

Artigo relacionado: Inspeção automóvel: o que pode levar o seu carro a chumbar

Mas, não é apenas a medida-base – ou seja, largura, relação em percentagem entre a largura e altura da parede e raio da jante – que interessa. Para encontrar o pneu ideal interessa saber o que significa cada número e letra.

Qual a medida do pneu?

Pneus carro

Comece-se pelo que domina mais rapidamente uma conversa sobre pneus: a medida dos mesmos, que surge neste registo. Tome-se como exemplo 205/55 R 16 – o 205 corresponde à largura do pneu em milímetros; o segundo é a relação em percentagem entre a largura e altura da parede (55% da largura no caso); o R significa que a construção interna do pneu é radial, ou seja, os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega à outra; e o 16 é a altura da jante em polegadas.

Logo a seguir a estes indicadores, surge um número, de 65 a 124, que representa a carga máxima, em quilos, que o pneu pode suportar em segurança (se o número indicado for 95, isso quer dizer que cada pneu suporta 690 quilos). Este número deve ser lido em conjunto com a letra que se segue e que representa a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar a carga máxima do número anterior com toda a segurança.

Características especiais dos pneus

Pneu carro

As características especiais dos pneus, se as houver, também poderão ser avaliadas pelos símbolos expostos. Por exemplo, se for um pneu habilitado para lama e neve traz visível o código M+S (ou M.S, ou ainda M&S).

No entanto, será a existência de um desenho a seguir às letras que irá garantir a segurança do pneu em pisos com aquelas características: o chamado símbolo alpino caracteriza-se por uma montanha com três picos e um floco de neve no seu interior e responde ao código 3PMSF.

Artigo relacionado: Como escolher os pneus ideais para o seu carro

Este código entrou em vigor em Novembro de 2012, ao abrigo do Regulamento da UE 661/2009 sobre a Segurança dos Veículos a Motor, e só pode ser utilizado se um pneu passar um desempenho mínimo exigido na neve.

De onde vem?

Indicac?o?es pneus carro

As origens do pneu também vêm inscritas na sua parede. Incluídas estão o país de onde é proveniente, o código do fabricante, da dimensão e a data de construção – a saber vem no registo número da semana e ano. Ou seja, se se ler 2318, o pneu foi construído na semana 23, que corresponde ao período de inícios de junho, do ano 2018.

Esta última informação é de especial importância na altura da compra: um pneu novo construído há muito tempo poderá ter defeitos ocultos.

Vai mudar os pneus do seu carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual.

 E, já que estamos a falar do momento de aquisição, interessa prestar atenção à etiqueta: é nesta que se encontra eficiência energética (Fuel Efficiency), com base na resistência ao rolamento; a segurança (Safety), com base nas distâncias de travagem em molhado; e o ruído externo de rolamento (Noise), representado através de uma a três ondas.

Uma questão de etiqueta

Como funciona o alinhamento 3D dos pneus

No que à rotulagem energética diz respeito, que entrou em vigor a 1 de novembro de 2012, fornece aos consumidores europeus informações sobre a eficiência energética, a eficiência em piso molhado e o impacto sonoro.

Ao utilizar esta notação comum, o objetivo da etiqueta europeia é facilitar aos consumidores a compra de novos pneus. Além disso, fornece, igualmente, informações mais detalhadas online, o que permite aos consumidores e profissionais fazerem a escolha certa.

A rotulagem dos pneus e as classes de eficiência aplicadas na União Europeia foram alteradas e entraram em vigor a 1 de maio de 2021, após a aplicação de uma nova escala.

Passaram a ser fornecidas novas informações aos consumidores, como o nome do fabricante, a referência do pneu, as suas dimensões, o índice de carga e de velocidade e a classe. A nova etiqueta contém informações adicionais sobre os desempenhos dos pneus em condições meteorológicas de neve e gelo.

Alteração de classes

 A escala dos rótulos que qualifica a aderência em piso molhado e a resistência ao rolamento passou a comportar, desde 1 de maio de 2021, cinco classes em vez de sete, designadas pelas letras de “A” a “E”. Esta nova anotação visou simplificar a rotulagem, mas os desempenhos dos pneus permaneceram inalterados.

Impacto sonoro

 A classificação dos pneus tem em conta o ruído exterior gerado por um pneu durante a condução. A escolha de um pneu que apresenta uma boa classificação em termos de nível sonoro permite reduzir o impacto da sua condução no ambiente em redor. As ondas (1, 2 ou 3) foram substituídas por uma nota (“A”, “B” ou “C”). O número exato é indicado na parte inferior do rótulo.

Desempenho em piso molhado

Esta classificação refere-se à capacidade do pneu para aderir à estrada quando esta está molhada. As notas de desempenho vão do nível “A” ao nível “E”.

Resistência ao rolamento

 Consoante a resistência ao rolamento do pneu, a sua eficiência energética varia entre classe “A” (maior poupança de combustível) e classe “E” (poupança de combustível mais baixa). De uma classe à outra, o consumo de combustível aumenta, aproximadamente, 0,1 l/100 km.

Código QR

 Colocado na parte superior direita do rótulo, permite aceder, facilmente, aos detalhes dos produtos na parte pública da base de dados da UE.

Identificação do tipo de pneu

Cada pneu passou a ser identificado através de uma designação única.

Ícone de pneu de neve

 O ícone de pneu de neve (3PMSF, sigla que significa 3 Peak Moutain Snow Flake – montanha de três picos com floco de neve) indica se um pneu é adequado para condições de neve rigorosas. Os desempenhos de aderência gerais à neve são testados em conformidade com o anexo 7 do Regulamento CEE-ONU n.° 117.

Ícone de gelo

 Este símbolo indica se o pneu oferece uma distância de travagem mais curta em estradas cobertas de gelo. As informações sobre os desempenhos em matéria de aderência no gelo baseiam-se na norma ISO 19447.

 Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional