A Leapmotor, “startup” chinesa com sede em Hangzhou, China, que, desde 2015, se dedica ao desenvolvimento de veículos elétricos, conta, desde o ano passado, com a Stellantis para crescer pelo mundo fora. O conglomerado, que reúne pesos-pesados como a Fiat ou a Peugeot e a Opel, adquiriu 20% da Leapmotor, abrindo assim as portas ao negócio global, a começar pela Europa.
Um dos primeiros modelos com que a Leapmotor se estreia por cá é o C10, revelado pela primeira vez em Munique, em setembro de 2023, e que foi, recentemente, estrela do Salão de Paris.
Trata-se de um SUV médio, com mecânica 100% elétrica, que se insere no segmento D, que já se vende na China desde o início do ano – e com sucesso (foram vendidas mais de 15 mil unidades nas primeiras 24 horas!).
Com 4,74 metros de comprimento, o C10 chega com rivais poderosos para ultrapassar, como o BYD Seal U, o Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6, o Skoda Enyaq iV, o Tesla Model Y ou o Toyota bZ4X. Usufruiu de um habitáculo extremamente espaçoso, graças a uma distância entre eixos de 2,83 metros.
O seu interior está preparado para receber cinco adultos e respetivas bagagens. A mala arruma 435 litros, o que, não sendo uma referência, é um valor em linha com a média do mercado; com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade cresce até aos 1410 litros.
Tecnologia inteligente
Assente na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela Leapmotor, que utiliza a melhor tecnologia elétrica inteligente da sua classe, o C10 inclui uma configuração eletrónica centralmente integrada, um sistema “cell-to-chassis” (CTC) e um cockpit inteligente, com o “chip” SnapDragon 8295.
“Olhando para o futuro, a Leapmotor não é apenas um fabricante de automóveis, mas também um fornecedor abrangente de soluções inteligentes para veículos elétricos”, afirmou Zhu Jiangming, presidente e diretor executivo da Leapmotor, por altura da revelação do C10 no Salão Automóvel de Munique IAA Mobility 2023.
Há dois ecrãs: um de 10,3 polegadas, para a instrumentação, e outro de 14,6 polegadas, a partir do qual se gere o sistema multimédia. A alavanca da transmissão está na coluna de direção, libertando espaço na consola central para pequenos arrumos, do telemóvel (com tabuleiro dedicado a usufruir de carregamento por indução) a dois copos, com suportes próprios.
Há ainda um sistema de som com 12 altifalantes e 840 W, um teto panorâmico de grandes dimensões e quatro entradas USB (duas do tipo A e duas do tipo C).
Elétrico de tração traseira
Com um motor elétrico com arrefecimento a óleo, o C10 propõe um conjunto a debitar 160 kW (218 cv) de potência e 320 Nm de binário máximo, com a energia a ser enviada para o eixo traseiro. A Leapmotor destaca o facto de o motor primar pelo silêncio, emitindo um máximo de 76 dB.
Já a alimentação chega de uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 69,9 kWh, capaz de uma autonomia de até 420 quilómetros e que pode ser recarregada em corrente contínua. Em cerca de meia hora, recupera-se até 80% da carga; 20 minutos são suficientes para repor o suficiente para percorrer cerca de 200 quilómetros.
Preço do Leapmotor C10 em Portugal
A Portugal, deverão ser propostos dois níveis de equipamento: Style e Design. O primeiro será caracterizado pelas jantes de 18 polegadas ou o ajuste elétrico dos bancos dianteiros; o segundo acrescenta porta traseira elétrica, ventilação e aquecimento aos bancos dianteiros e jantes de 20″.
A expetativa é de que a Leapmotor se apresente por valores extremamente competitivos, mas, para já, ainda não foram revelados preços. As encomendas deverão abrir nas próximas semanas.
Leia também: