Kia EV9 vence o Carro do Ano Mundial 2024

O Kia EV9 foi escolhido como o melhor carro do ano pelos World Car Awards, anunciados a 27 de março, no Salão Automóvel de Nova Iorque. O sul-coreano, que deixou para trás o BYD Seal (Carro do Ano em Portugal) e o Volvo EX30, somou ainda a vitória na classe dos eléctricos, na qual disputava o troféu também com o EX30, além do BMW i5, modelos que não saíram de mãos a abanar.
O Volvo EX30 sagrou-se como a melhor proposta urbana, ultrapassando o BYD Dolphin e o Lexus LBX. Já o BMW Série 5 / i5 conquistou a classe do luxo, com melhor pontuação do que dois Mercedes-Benz: o Classe E e o SUV elétrico EQE, que também eram finalistas.
Na performance, somou pontos o Hyundai Ioniq 5 N, levando a melhor sobre os BMW M2 e XM, graças às reações desportivas surpreendentes do elétrico, que se apresenta com tração integral e potência de mais 600 cv.
Por fim, o prémio de melhor design foi atribuído ao Toyota Prius – a surpresa da noite, sobretudo por ter tido mais preferências que o Ferrari Purosangue. O outro finalista era o Ford Bronco.
Os World Car Awards são atribuídos por um júri de mais de cem jornalistas, de 31 países, entre os quais Portugal.
Kia EV9: o grande vencedor
Robusto, sofisticado e com ganas de se apresentar como uma alternativa às propostas premium entre os sport utility vehicles do segmento E. Assim é o Kia EV9, a mais recente aventura da marca sul-coreana no caminho da eletrificação e o novo topo de gama da marca que, a uma condução zero emissões, exibe uma veia de arrojo, através de um design que volta a recorrer à filosofia dos Opostos Unidos, ao mesmo tempo que reinterpreta a grelha nariz de tigre com a última geração da Digital Tiger Face, com faróis verticais na dianteira e assinatura luminosa que desenha um mapa de estrelas nos LED posteriores.
O EV9 é o primeiro elétrico da Kia com a possibilidade de sete lugares e três filas de bancos, apresentando um habitáculo muito generoso em termos de espaço (até para quem se senta na terceira fila!), e é proposto em duas versões: 1st Edition e GT Line.
A 1st Edition, de tração traseira, apresenta-se com um motor de 150 kW de potência (equivalente a 204 cv) e 350 Nm de binário máximo. Com uma velocidade máxima de 185 km/h, esta variante regista uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. A autonomia totalmente elétrica é de até 563 km, de acordo com a norma WLTP, sendo possível carregar energia para 249 km em apenas 15 minutos, com recurso ao carregamento ultrarrápido. O consumo em ciclo combinado cifra-se em 20,2 kWh/100 km.
A versão GT-Line de tração integral é alimentada por dois motores elétricos de 141 kW, um em cada eixo, perfazendo um total de 385 cv e 700 Nm. A velocidade máxima é de 200 km/h e a aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se em apenas 5,3 segundos. Com um consumo em ciclo combinado de 22,8 kWh/100 km, a autonomia é de 505 km (norma WLTP).
Em comum, ambas incluem uma bateria com uma capacidade de 99,8 kWh, com tecnologia de quarta geração da Kia, permitindo carregamento ultrarrápido de 800V, o que terá convencido os jurados na altura de o escolher como melhor proposta 100% elétrica.
Leia também: