KIA EV6, e-Niro e Sportage: Um legado de excelência

Ano após ano, a Kia tem-se afirmado cada vez mais como uma construtora vanguardista e que sabe criar produtos que vão ao encontro das reais necessidades de quem procura um automóvel.
Foi a marca pioneira na oferta de 7 anos de garantia do fabricante em tua a sua gama, é a marca com maior índice de satisfação junto dos seus clientes, e tudo isso culminou em 2021, quando o Kia EV6 foi considerado o carro do ano, o maior e mais prestigiado prémio que qualquer automóvel pode receber.
Estivemos ao volante do Kia e-Niro, do Kia Sportage e do Kia EV6, para mostrar de que forma o Kia EV6 inspirou os novos modelos da marca.
E começamos por falar do desing. Tanto o e-Niro como o Sportage claramente foram beber inspiração ao seu irmão “mais velho”.
No caso do Kia e-Niro, a marca sul corena modernizou profundamente as linhas, Sem perder por completo a silhueta do anterior, o exterior tem mais arrojo e mostra mais classe, principalmente nas carroçarias com tonalidades bi-partidas.
No interior, a cabine espaçosa e os bancos “emprestados” pelo Kia EV6 revelam-se excelentes companheiros de viagem, sendo um dos mais confortáveis e ergonômicos de toda a indústria automóvel.
O Kia Sportage, um dos modelos da Kia com maior sucesso em Portugal, foi também totalmente renovado, revolucionado, e podemos afirmar que é mais um Kia com um visual “não conformista”.
Herda do EV6 alguns detalhes visuais como as óticas traseiras em posição elevada, assim como a faixa luminosa a toda a largura do portão traseiro.
No capítulo da fiabilidade, a Kia é a única marca do mercado europeu a oferecer 7 anos de garantia sem limite de quilómetros nos primeiros 3 anos, ou 150.000km nos restantes em todos os modelos.
Aliás, como prova de resistência e durabilidade dos carros Kia, por exemplo, o novo Kia Sorento foi conduzido em situações extremas por mais de 1.1 milhões de quilómetros – o equivalente a dar 27 voltas ao mundo.
Quanto à tecnologia, tanto o e-Niro como o Sportage pediram “emprestado” o layout interior ao Kia EV6, e encontramos 2 ecrãs colocados lado a lado, sendo que o da esquerda cumpre as funções de instrumentação e o da direita acolhe todo o infoentretenimento. Ambos medem 12,3’’ e a ligeira curvatura orientada para o condutor permite uma excelente legibilidade.
Como é habitual em qualquer Kia, a marca nunca esquece a componente prática, e em ambos os carros encontramos atalhos na consola central para controlar multimédia, ou a climatização. Os atalhos são comutáveis, fazendo duplo uso de todos os botões, o que garante que encontramos aqui dentro um interior prático, mas minimalista.
E porque quando compramos um automóvel novo, a segurança deve ser um dos tópicos mais importantes a considerar, o Kia Sportage e o Kia Niro, tal como o Kia EV6, são automóveis considerados 5 estrelas pelo EuroNCAP, com pontuações próximas dos 90% no que toca a segurança de adultos e criança, uma das mais altas de toda a indústria automóvel.
E falemos agora de… performance. Um tópico que qualquer apaixonado por motores gosta de conhecer ao pormenor sobre qualquer automóvel. E deixem-me que vos diga que a performance de qualquer um destes Kia… impressiona. Esta marca já nos havia mostrado do que era realmente capaz de fazer quando lançou o Kia Stinger GT há alguns anos, equipado com um potente V6 de 3.3L e que debitava 370cv. E aquilo que a Kia fez foi transportar essa aprendizagem e esse prazer de condução para todos estes novos modelos. Sobretudo… o Kia Sportage na versão HEV. Ficamos impressionado com os 230cv sempre prontos a disparar quando o nosso pé direito assim o solicita, e sem que nada o fizesse prever. É um carro que nos dá tudo, sem prometer nada…
O Kia e-Niro e o Kia EV6, na sua versão standard, têm na verdade performances muito semelhantes, com ambos a cumprirem a aceleração dos 0 aos 100 em praticamente 7 segundos. Mas nos carros elétricos, o que realmente impressiona são as recuperações, graças ao binário máximo disponível instantaneamente, e estes dois, não são excepção. Garantem máxima diversão sem comprometer as características familiares.
E por último, mas não menos importante, uma palavra para a sustentabilidade. A Kia tem traçado o seu caminho na mobilidade elétrica. A partir de 2023, a Kia tem como objectivo lançar dois modelos eléctricos por ano, numa ofensiva de produto que permitirá à marca perseguir o objectivo de aumentar o peso dos veículos eléctricos nas suas vendas globais dos atuais 17% para 52%, até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2045. Ao longo dos próximos cinco anos, a Kia vai investir perto de 20,5 mil milhões de euros nesta área.
Tanto o EV6, como o e-Niro e o Sportage já reforçam parte desta filosofia, ou oferecem nas suas motorizações apenas versões eletrificadas ou 100% elétricas, contribuindo assim para um parque automóvel nacional mais verde.
A Kia tem crescido enquanto marca na europa a olhos vistos, e é também impressionante ver que apesar de se posicionar como uma marca generalista, são poucas as diferenças entre qualquer um destes modelos para os respetivos concorrentes de uma marca premium.