Kia EV3 já tem preço em Portugal

Depois de ter surpreendido os mercados com o EV6, Carro do Ano europeu, e o EV9, Carro Mundial do Ano, a Kia encetou agora o que chama de “uma revolução” com o compacto EV3, que chega, diz a marca, “plenamente equipado com tecnologia e funcionalidades inovadoras”.
Com 4,3 metros de comprimento, o SUV compacto, cujas primeiras unidades começam a chegar em breve, coloca-se como rival do Honda e:Ny1 ou Hyundai Kauai Electric ou Peugeot E-2008, mas cujo intervalo de preços se situa a meio caminho entre eles.
De qualquer das formas, não é pelo preço que o EV3 pretende vingar, mas antes pelo pacote tecnológico de que beneficia, tendo herdado várias funcionalidades do topo de gama EV9. Por exemplo, os Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) incluem controlo da vectorização dinâmica de binário elétrico, assistência à prevenção de colisões frontais, assistência à manutenção na faixa de rodagem, assistência à condução em autoestrada e a assistência à prevenção de colisões no estacionamento em marcha-atrás.
Além disso, o sistema inteligente de auxílio remoto ao estacionamento da Kia permite aos proprietários colocar e retirar o EV3 de lugares de estacionamento, sem que o condutor precise de estar ao volante – uma funcionalidade que apenas se costuma encontrar nos topos de gama de marcas premium.
O EV3 é o também o primeiro modelo a beneficiar da tecnologia Kia de travagem regenerativa i-Pedal 3.0, permitindo ajustar a intensidade do sistema na condução com um só pedal, além de se apresentar como o primeiro elétrico da marca com o assistente de inteligência artificial da Kia.
Uma potência, duas autonomias
Assente na plataforma E-GMP na sua variante de 400 volts (o EV6 e o EV9 usam a mesma plataforma, mas na variante de 800 volts), o EV3 apresenta-se com um sistema elétrico que desenvolve 150 kW (204 cv), que pode ir buscar energia a duas diferentes baterias: uma, com capacidade de 58,3 kWh, reclama uma autonomia de 430 quilómetros; outra, de 81,4 kWh, é anunciada com um alcance de 560 quilómetros.
Em ambos os casos, o carregamento em corrente contínua é possível. A bateria de 58,3kWh admite uma potência de até 102 kW; a de 81,4 kWh, de até 128kW. Ou seja, seja qual for a versão preferida, será possível recupera 80% da carga em cerca de 30 minutos.
Com um binário máximo de 283 Nm, o EV3 promete acelerações entusiásticas, cumprindo a métrica de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 170 km/h.
Espaçoso como o irmão maior
Não é um EV9, mas o habitáculo do EV3 surpreende pelo espaço, que acolhe cinco ocupantes adultos sem dificuldades, sem que tenha sacrificado a capacidade de carga: a mala arruma até 460 litros, sendo que os cabos podem ser arrumados num compartimento no capot.
O interior do automóvel, tal como no irmão maior, também transmite um espírito tecnológico, com uma superfície de quase 30 polegadas a unir o painel de instrumentação de 12,3 polegadas, o ecrã do ar condicionado de cinco polegadas e o ecrã tátil de 12,3 polegadas.
Preços e gama em Portugal
Ao mercado nacional, o Kia EV3 apresenta-se em três versões, sendo que para a entrada de gama, a Drive, a partir de 39.900 euros, fica reservada a bateria de menor capacidade.
A bateria que admite autonomia para 560 quilómetros pode ser encontrada na versão intermédia Tech (desde 44.500 euros), que inclui bancos em pele sintética, regulação elétrica do banco do condutor e jantes de 19’’, e na mais luxuosa GT-Line (a partir de 47.500 euros), com acabamentos desportivos, portão traseiro elétrico, bancos dianteiros aquecidos, faróis dianteiros LED em matriz de pontos e faróis traseiros Full-LED.
Leia também: