Novo Hyundai Santa Fe chega ainda mais premium. Concorrência ao Defender?

O novo SUV da Hyundai chega em agosto a Portugal, mas já foi apresentado à imprensa nacional. A quinta geração do Santa Fe traz consigo um cunho de veículo premium, oferecendo sete lugares de série, mas não é apenas isso que faz dele um automóvel verdadeiramente versátil e familiar. São várias as características que dão vida ao conceito “Open for More”.
De acordo com a Hyundai, esta nova ideia quer colocar o SUV como uma ponte de diálogo entre diferentes ambientes, expandindo as experiências quotidianas, ligando a cidade e a natureza, o interior e o exterior.
Voltado para a aventura
O design exterior destaca-se por uma presença poderosa e uma vontade de ir mais além, dando condições para quem tem um estilo de vida que privilegia as atividades ao ar livre. Isso é visível na porta da bagageira alargada para melhor facilitar o usufruto do ar livre, transformando-se facilmente a mala numa área de repouso.
Quanto custa um Hyundai Santa Fe novo?
O design da frente assenta num capot alto, faróis em forma de H e guarda-lamas bem definidos, com a lateral a sobressair, primeiro, pela mais longa distância entre eixos, e, depois, por linhas esculturais e proeminentes cavas das rodas, que sublinham o poder das jantes de 20 polegadas.
Mas não é apenas o design que atesta o espírito aventureiro do novo Santa Fé. Neste primeiro breve contacto com o novo topo de gama da Hyundai, tivemos oportunidade de o levar por trilhos pouco explorados, e apesar do “aparato” estético e dimensões, o Santa Fe comportou-se como um verdadeiro todo-o-terreno.
Interior de requinte
Se por fora dá cartas o facto de o SUV parecer estar desejoso de partir à aventura, no interior é o conforto e o requinte que mais se destacam, sem que perca pitada de pragmatismo, como se pode verificar por uma série de elementos de conveniência, como um tabuleiro de esterilização UV-C, um sistema duplo de carregamento sem fios para smartphones ou um espaço de arrumação na consola, que tanto pode servir os passageiros da frente como os traseiros.
O tablier exibe um ecrã curvo, que reúne um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e outro para sistema de infoentretenimento. A climatização é controlada noutro ecrã de 6,6 polegadas.
No espaço, o habitáculo promete posicionar-se entre os melhores, com sete lugares reais, mas com capacidade para se transformar num monstro de carga, com a segunda e terceira filas de bancos rebatidas. E, graças à adaptação da porta da bagageira de que já se falou, usar o automóvel como um parceiro no campismo.
Ajudas à condução
O Santa Fe, como não podia deixar de ser, chega equipado com uma série de características de assistência à condução e de segurança, incluindo travagem autónoma de emergência, que pode fornecer um aviso e uma travagem de emergência se o veículo que o precede abrandar subitamente ou se for detetado um risco de colisão dianteira; assistente de acompanhamento da faixa de rodagem, que recorre a uma câmara montada no parabrisas para ajudar a reconhecer a deriva do veículo; o novo aviso de atenção ao condutor, que analisa a atenção do condutor e pode fornecer avisos quando necessário; ou o sistema de monitorização do condutor, que analisa os sinais vitais do condutor para ajudar a garantir uma condução segura.
Veja todos os Hyundai Santa Fe usados à venda no Standvirtual
O Santa Fe dispõe de cruise control inteligente baseado na navegação, para manter uma velocidade segura ao fazer curvas na secção principal de uma auto-estrada, enquanto o assistente de condução autónoma em auto-estrada pode até ajudar nas mudanças de faixa durante a condução na secção principal de uma auto-estrada.
Mecânicas híbridas
O Santa Fe pode ser configurado com duas mecânicas, ambas híbridas. Na base da gama está o 1.6 TGDi (híbrido com turbocompressor), com potência máxima de 215 cv (158 kW) e binário máximo de 367 Nm, que se completa com o Híbrido Plug-in (PHEV) de 1,6 L turbo com potência máxima de 253 cv (186 kW) e binário máximo de 367 Nm, que conta com uma bateria de 13,8 kW de capacidade, para uma autonomia de até 65 km (ciclo WLTP).
Preços em Portugal
O Hyundai Santa Fe entra em comercialização em agosto, altura em que deverão ser comunicados os preços.
Leia também: