Organizar os processos de venda com base nas necessidades do consumidor é uma condição essencial para o sucesso de qualquer negócio, já que contribui para manter o concessionário sempre na rota do crescimento.
Mas o que tem isso a ver com o funil? Tudo. Mas atenção: não utilizar o utensílio, quase sempre de forma cónica, que dispõe de um tubo de metal, vidro ou plástico.
O funil de vendas para concessionários é visto uma mais-valia em termos de gestão, uma vez que permite não só visualizar como, também, planear cada etapa da relação com o cliente, facilitando as operações e criando ações personalizadas na mouche.
Quando se fala em funil de vendas no marketing digital, muito empresários do setor automóvel têm muitas dúvidas e acabam por deixar todas as decisões para o responsável de comunicação, desistindo, muitas vezes, de aplicar a estratégia.
Este artigo tem como objetivo explicar a importância e as vantagens do funil de vendas, colocando as tomadas de decisão do negócio nas mãos do proprietário do concessionário.
Representação visual
Mas, antes de mais, o que é o funil de vendas? É nada menos do que uma representação visual das etapas da relação entre a empresa e o consumidor, permitindo organizar cada passo do cliente entre o reconhecimento da existência da marca até à compra.
Com esta “ferramenta”, cada uma das ações é pensada de acordo com a etapa do funil, considerando o momento da ação com o cliente. Por outras palavras, não existe a tal situação em que a equipa criativa tem várias ideias e depois coloca-as no papel.
Artigo relacionado: Vender carros online 5 erros que não pode cometer
E se há coisa que o funil de vendas permite é criar estratégias de comunicação, promoções e frases-chave personalizadas para os consumidores que estão em diferentes momentos da sua relação com a empresa.
O funil de vendas direciona o fluxo de escoamento dos produtos. Pelo topo do funil, entram diversos potenciais clientes, que, conforme avançam na sua etapa de compra, alcançam o meio e depois o fundo. Número esse que diminui, com as hipóteses de concretizar a venda a aumentarem.
O cliente que está no topo do funil ainda está a conhecer a marca e precisa de ser alcançado por intermédio de comunicações ou promoções específicas. O que está no meio, já leva o concessionário em consideração para decidir comprar. Quanto ao que se encontra no fundo, está a um passo de realizar a compra, precisando apenas de ser alcançado pela proposta de negociação certa.
Com esta organização de marketing digital, que une as ações internas da empresa às necessidades do consumidor em cada etapa do cliente, é possível criar campanhas estratégicas em diferentes meios de comunicação, com objetivos diferentes, mas que avançam ao mesmo tempo.
Ou seja, enquanto o vendedor do concessionário está a conversar de forma personalizada com o consumidor que ainda nem sabe se realmente precisa de adquirir um automóvel, a comunicação com o público qualificado (prestes a realizar a compra) também está a acontecer. Tudo de modo otimizado, estruturado e sob total controlo da gestão e da equipa de marketing.
Vantagens do funil de vendas
Sabendo-se que o setor automóvel tem um mercado com um público bastante amplo, a organização de marketing a partir do funil de vendas permite o relacionamento com diferentes grupos de uma forma assertiva e sincronizada.
Na verdade, trata-se de uma maneira simples de fazer com que o fluxo do concessionário nunca pare. Enquanto um cliente acabou de comprar “saindo do funil”, outro está a conhecer o concessionário e a entrar nesse fluxo.
Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado
O controlo das operações e o direcionamento estratégico de cada tipo de media são as principais vantagens do funil de vendas. Contudo, este tipo de gestão oferece ainda outros benefícios.
Quais? Desde logo, a otimização dos investimentos. Depois, a melhoria nas conversões, o controlo da experiência do consumidor, a visualização completa do desempenho para atingir as metas e a facilidade de mudança de percurso e da correção de erros.
Mas há mais vantagens: o conhecimento qualificado sobre o cliente e o registo de dados e da evolução do negócio. Basicamente, o funil de vendas (a tal representação visual mencionada anteriormente) é uma “ferramenta” essencial no negócio.
Com o aumento da importância do digital nas vendas de automóveis, aplicar estratégias otimizadas e certeiras, sem custos adicionais ou desperdícios, é essencial. O funil de vendas permite que tudo isto seja efetuado de forma mais fácil.
Leia também: