Forthing (significa “adiante” ou “à frente”) é o nome de uma nova marca de automóveis chinesa que chega a Portugal pela mão do Grupo Auto-Industrial, com uma gama composta por três modelos: o SUV Friday, disponível com motorização híbrida ou 100% elétrica, o U-Tour, que é um monovolume tradicional com sete lugares e com um único motor a gasolina, e uma estilizada berlina de linhas muito aerodinâmicas, que dá pelo nome de S7.
Uma oferta suficientemente abrangente e diversificada para “ir ao encontro das expectativas dos consumidores portugueses”, segundo Pedro Galvão, Diretor Geral da Forthing Portugal. E o emblema assume um compromisso claro: “proporcionar uma experiência de condução de elevada qualidade acessível e contribuir para um futuro mais sustentável no sector automóvel em Portugal.”
Quem são os chineses da Forthing?
Lançada em 2001, a Forthing é uma marca de automóveis pertencente ao universo da Dongfeng Motor, gigante empresarial que é hoje uma das maiores fabricantes de automóveis da China, com uma produção anual de mais de dois milhões de veículos, que são vendidos em mais de 100 países em todo o mundo.
Em Portugal, a marca Forthing irá contar com cinco pontos de venda até ao final do ano, sempre com ligação direta à Auto-Industrial, mas a empresa está a trabalhar também na criação de uma rede externa com 12 a 15 concessionários de norte a sul do país a partir do próximo ano.
Friday: Gama SUV começa nos 38.500 €
Nenhuma marca com aspirações no Velho Continente pode abdicar do formato automóvel da moda, por isso a Forthing arranca a sua carreira comercial com o lançamento do Friday, um SUV que concorre no competitivo segmento C, com dimensões aproximadas às de um Peugeot 3008: 4,565 metros de comprimento, 1,860 m em largura e 1,680 m em altura. A distância entre eixos de 2,739 m também é das mais generosas (só 2,4 cm mais curta do que a do Peugeot), o que permite adivinhar quotas de habitabilidade desafogadas para cinco ocupantes e bom espaço para bagagens. O compartimento da mala anuncia 480 litros de volumetria, que atinge os 1480 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos posteriores.
O Friday está disponível no mercado nacional em níveis de eletrificação diferentes, com uma versão híbrida autorrecarregável (HEV), com preços desde 38.500 euros, e outra exclusivamente a baterias (BEV), a partir de 51.500 euros. O primeiro combina um motor a gasolina 1.5 Turbo de 170 cv e um motor elétrico de 177 cv, alimentado por uma bateria de polímero de lítio com 2 kWh de capacidade. O sistema anuncia uma potência máxima de 279 cv e surge associado a uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades.
Já o Friday EV conta com uma motorização 100% elétrica, a debitar 204 cv e 340 Nm de binário máximo, e uma bateria de iões de lítio com 85,9 kWh, que admite até 510 km de autonomia. Nas duas configurações, apenas tração dianteira.
U-Tour Monovolume para sete
Se o Friday é importante por competir na categoria mais popular, com o formato automóvel da moda, a Forthing aposta também numa carroçaria mais tradicional para quem procura uma alternativa aos SUV no mercado dos familiares de sete lugares.
Chama-se U-Tour e, como o nome indica, é um MPV que combina comodidades de luxo com um bom desempenho para viagens por estrada e autoestrada e a funcionalidade prática característica desta classe de veículos.
Está disponível numa única versão a gasolina, com motor 1.5 Turbo de 197 cv de potência e uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades. Com 4,8 metros de comprimento, o U-Tour dispõe de tecnologias avançadas como o Sistema de Conectividade Inteligente Future Link 4.0 e a assistência à condução de nível L2+, sendo que os preços arrancam nos 37.500 euros.
S7: Topo de gama 100% elétrico
Com um coeficiente de arrasto tão baixo quanto 0,191 Cd e uma eficiência mecânica de até 94,5%, o S7 EV mereceu a certificação “Energy Efficiency Star” na China, reconhecendo as características de baixo consumo de energia e capacidades de longa autonomia desta berlina que terá a sua apresentação europeia apenas no Salão de Paris em outubro.
Vai custar em Portugal 44.500 euros, na configuração de motor elétrico traseiro com 218 cv de potência. A bateria LFP (fosfato de ferro e lítio) tem capacidade de 56,8 kWh, o suficiente para homologar uma autonomia WLTP de 420 km, fruto, obviamente, do bom trabalho realizado ao nível da aerodinâmica. O S7 EV tem quase cinco metros de comprimento (4,936 metros), com perfil de coupé de quatro portas, em que os puxadores são escamoteáveis.
Leia também: