Ford Puma Gen Elétrico, o predador silencioso

O Puma original (década de 90) era um pequeno coupé feito com base no Fiesta, com um estilo modernaço para a época e divertido de guiar. A Ford recuperou o nome, mas num B-SUV e agora combina o formato de carroçaria e a tecnologia de propulsão da moda. O novo Ford Puma Gen é a versão 100% elétrica para coabitar na gama com os Puma a combustão, numa das categorias mais concorridas e competitivas do mercado.
Dentro da gama de SUV elétricos da Ford, o Puma é o mais compacto, mesmo depois de crescer um par de centímetros face ao resto das versões da gama com motor de combustão (agora são 4,21 metros); acima estão o Explorer (4,47 m), Capri (4,63 m) e Mustang Mach-E (4,71 m).
Puma com ares de Mustang
A nível estético, o Ford Puma Gen-E apresenta poucas alterações face às restantes versões da gama, especialmente no exterior. A principal diferença reside na grelha dianteira, agora totalmente fechada - já que não necessita de entrada de ar - em forma de "escudo" aerodinâmico, inspirado no Mustang Mach-E, enquanto as jantes exclusivas e o spoiler traseiro estão pensados para melhorar a eficiência energética. Há para esta versão duas cores exclusivas: o chamativo Electric Yellow e o Digital Aqua Blue.
No interior, as mudanças são mais significativas. A consola central foi redesenhada num estilo flutuante, mantém o quadrante digital, com 12,8 polegadas e um sistema multimédia com ecrã de 12 polegadas (com menus específicos para o sistema elétrico), mas integra agora um travão de mão elétrico, substituindo a alavanca de mudanças e o travão manual convencional dos modelos térmicos. O seletor de mudanças foi reposicionado para a coluna de direção.
Em termos de espaço para passageiros, as dimensões mantêm-se idênticas às outras versões, mas com menos folga nos lugares traseiros. Isto deve-se ao piso do habitáculo, que ficou 12 cm mais elevado para acomodar a bateria de alta tensão, reduzindo o espaço para os pés sob os bancos dianteiros e obrigando a uma posição mais flexionada das pernas.
Já no porta-bagagens, o Gen-E sai claramente a ganhar. O compartimento principal mantém as mesmas dimensões, mas a versão elétrica beneficia do "Megabox" - um espaço sob o piso, revestido a plástico e com sistema de drenagem, que oferece 145 litros de capacidade (face aos 80 litros das versões térmicas). Somando este compartimento extra ao espaço principal, o volume total atinge os 523 litros: 20% mais que o Renault Captur E-Tech.
A isto acresce ainda um segundo compartimento sob o capô, com 43 litros de capacidade. Tudo somado, o Ford Puma Gen-E oferece 566 litros de capacidade de carga, cifra de segmento acima.
Quanto custa um Dacia Bigster novo?
Animal de cidade: até 535 km de autonomia
Equipado com um motor de 168 CV (123,5 kW) e um binário máximo de 290 Nm, garantindo uma velocidade máxima de 160 km/h e apenas 8 segundos de 0 a 100 km/h.
A bateria de 43 kWh permite uma autonomia combinada de 376 km (WLTP), chegando aos 523 km em percursos urbanos, graças ao baixo consumo energético: 9,4 kWh/100 km em cidade "contra" os 13,1 kWh/100 km homologados em ciclo misto.
O sistema de carregamento rápido DC admite uma potência máxima de 100 kW, o suficiente para recuperar de 10% a 80% da carga em apenas 23 minutos.
Preços do Ford Puma Gen-E para Portugal
Produzido na Roménia, com baterias fabricadas no Reino Unido, o Puma Gen-E está agora disponível no mercado português com um preço de entrada de 35.842 euros. Esta versão base já inclui equipamento completo com carregador sem fios para telemóvel, câmara traseira de estacionamento e climatizador automático digital. Para quem procura um nível superior de requinte e tecnologia, a versão Premium oferece esse upgrade a partir de 38.179 euros. Este pacote inclui jantes de liga leve de 18 polegadas (em vez de 17”), estofos em pele sintética com pespontos cinzentos, faróis Matrix LED de última geração e um sofisticado sistema de som B&O com barra de som integrada para uma melhor experiência auditiva.
Importante referir que todas as versões do Ford Puma Gen-E partilham o mesmo pacote avançado de sistemas de assistência à condução, que inclui cruise control adaptativo, assistente de manutenção de faixa, alerta de ângulo morto, alerta de tráfego cruzado em marcha-atrás, travagem automática de emergência urbana e reconhecimento inteligente de sinais de trânsito.
Veja todos os Ford Puma usados disponíveis no Standvirtual
Leia também: