Em viagens longas e mais exigentes para o nosso carro, há que ter uma atenção redobrada ao estado do veículo antes da partida.
Se um furo na sua zona de residência é “aborrecido”, um problema mais grave, a quilómetros de distância de casa, pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Pela sua segurança, da sua família e de quem o rodeia, fazer um check-up antes de seguir caminho é uma solução fácil e conveniente de garantir que terá uma viagem de férias despreocupada e proveitosa.
Como fazer este check-up?
Se o carro já não é revisto há muito tempo, fazer um check-up numa oficina de confiança é a opção mais recomendada – 2 a 3 semanas antes da viagem de férias é suficiente. Caso a próxima inspeção periódica tenha data limite durante os próximos 3 meses, aproveite e faça um 2 em 1, resolvendo dois problemas com apenas uma revisão.
Se explicar ao mecânico o motivo da revisão, este vai saber o que procurar. Irá focar-se nos componentes com mais importância para viagens longas – direção do carro, pneus e travões, óleo e filtros, luzes, entre outros – e fará por garantir que o seu carro aguentará toda a viagem de férias sem percalços ou problemas.
Se o seu carro foi revisto há pouco tempo, uma pequena análise pessoal será suficiente para o efeito.
O que devo incluir no meu check-up pré-férias
Neste check-up deve ter o foco nas necessidades do carro em viagens longas, independentemente se é uma viagem de férias ou não. É essencial verificar os seguintes pontos.
– Piso e pressão dos pneus. Não só garantem uma condução confortável e segura, como fazem com que o carro consuma menos combustível e poupe muitos euros no orçamento da sua viagem de férias. Tenha um olhar atento ao desgaste, sinais de envelhecimento e garanta que o piso dos pneus tem, pelo menos, mais de 1,6 mm.
– Líquidos. Verifique sempre o nível do óleo, água e líquidos de refrigeração.
– Limpa-para-brisas, ar condicionado e luzes do carro. Todos os componentes que possam ter impacto na condução devem ser verificados e reparados antes da viagem, se for caso disso.
– Limpeza de bateria. O tempo quente de férias também tem desvantagens, sendo uma delas um maior risco de reações químicas dentro da bateria e evaporação do líquido da mesma.
E então, vamos?
Com o check-up finalizado e o carro em bom estado de seguir viagem, estamos prontos para a nossa merecida viagem de férias.
Garanta apenas que tem consigo todos os documentos necessários, o kit de segurança do veículo (triângulo e colete refletor) e a bagagem bem-acondicionada. Menos bagagem equivale a menos peso, que resulta numa viagem bem menos dispendiosa.
Para a viagem, é recomendável que nunca deixe o nível de combustível do seu carro chegar ao sinal de aviso e que faça paragens de 2 em 2 horas.
Lembre-se, está de férias com uma viagem planeada e, muito provavelmente, com algumas das pessoas com quem mais gosta de passar tempo. Não deixe que o estado do seu carro comprometa a vossa viagem de férias. Faça o check-up e verifique todos estes pontos antes de seguir viagem.
Façam as malas e aproveitem bem a vossa viagem de férias, com segurança, entusiasmo e muita tranquilidade!