O novo Toyota Land Cruiser, que fez a sua estreia mundial a 1 de agosto, mostra que é possível manter o ADN do modelo original sem desprezar as tecnologias do presente, tornando o modelo tão apto para o offroad como para uma utilização diária.
Assente na nova plataforma GA-F, a nova geração apresenta um aumento significativo na rigidez do corpo e do quadro, melhorando a resposta e a direção, o que faz com que se torne um veículo fácil de manobrar e mais confortável na condução diária em estrada.
O desempenho da suspensão também foi aprimorado, principalmente para ajudar a garantir maior articulação das rodas – um fator-chave na capacidade de direção todo-o-terreno.
À procura de um Toyota Land Cruiser?
Entre as novidades, destaque para o facto de se tratar do primeiro Land Cruiser a usar um sistema de direção assistido eletronicamente (EPS), o que reduz a quantidade de contragolpes que podem ocorrer ao conduzir em superfícies irregulares. O uso do EPS também permite que o novo Land Cruiser seja equipado com o sistema Lane Tracing Assist.
Nas capacidades fora de estrada também há melhorias graças à inclusão de uma nova barra estabilizadora dianteira desconectável, através de um interruptor no painel.
O Monitor Multi-Terreno e Seletor Multi-Terreno também foram atualizados. Com o auxílio da câmara e display de alta resolução, o primeiro permite ao condutor uma visão clara da área imediatamente ao redor e abaixo do veículo, ao passo que o segundo adapta automaticamente o desempenho do veículo para melhor resposta às diferentes condições do terreno.
Diesel corpulento
Na Europa, o novo Land Cruiser será apresentado com uma unidade turbo-diesel de 2,8 litros, projetada para um forte equilíbrio entre eficiência de combustível e desempenho. A debitar 204 cv, geridos por uma nova transmissão automática Direct Shift de oito velocidades, consegue rebocar cargas de até 3.500 kg. No início de 2025, estará disponível uma nova motorização eletrificada, que combina o bloco Diesel a uma tecnologia de 48V Mild Hybrid.
Inicialmente, o novo Land Cruiser será introduzido na Europa com uma versão First Edition, limitada e disponível exclusivamente para os clientes que reservarem durante o período inicial de pré-vendas, que arranca em novembro deste ano. As primeiras entregas são esperadas para o final do primeiro semestre de 2024.
O poder da história
O novo Land Cruiser não renega a sua herança, o que é possível de observar no seu design que alia a tradição à modernidade.
O visual volumoso e robusto expressa a vontade de “voltar às origens” do novo Land Cruiser, mas também se destaca pela funcionalidade, uma vez que o desempenho todo o terreno é favorecido por saliências mais curtas, cantos esculpidos e as diferentes partes da carroçaria foram projetadas para fácil substituição em caso de danos.
Com 4.920 mm, largura de 1.980 mm e altura de 1.870 mm, a distância entre eixos é de 2.850 mm e o habitáculo pode ser configurado com cinco ou sete lugares.
Como seria de esperar, o novo Land Cruiser beneficiará dos mais recentes sistemas Toyota Safety Sense dentro de um abrangente pacote de tecnologias de segurança avançadas Toyota T-Mate com o objetivo de facilitarem a condução e tornarem-na mais segura.
Leia também: