E as marcas que vendem mais carros híbridos plug-in em Portugal são…

Há quem acuse a mecânica dos carros híbridos plug-in de desastre ambiental, mas a indústria automóvel continua a acreditar que é o caminho certo para mudar mentalidades e para, de forma suave, fazer a transição para um futuro em que a eletricidade é que mandará. Pelo menos, num futuro próximo e enquanto outras soluções, como a pilha de combustível, forem demasiado dispendiosas para concretizar.
E, seja pelo facto de usufruírem ainda de alguns benefícios fiscais, seja porque quem compra começa a estar sensibilizado para a questão ambiental – ainda que não esteja pronto para largar a liberdade que os combustíveis fósseis dão (ou parece que dão) –, as vendas dos carros híbridos Plug-in (PHEV) continuam a crescer. Este ano, por exemplo, no primeiro trimestre, um em cada nove carros vendidos foi um PHEV. E, ao passo que as vendas gerais dos ligeiros de passageiros contraíram 31,5%, o mercado dos carros híbridos plug-in duplicou.
Artigo relacionado: Carros híbridos: benefícios fiscais em 2021
O conjunto das vendas de PHEV, 100% elétricos (BEV) e híbridos sem carregamento externo (HEV) pesou 29,4% nos primeiros três meses deste ano, mais do que os veículos a gasóleo, que representaram 26,3% do mercado de ligeiros de passageiros. Já em maio, as vendas de veículos elétricos híbridos “plug-in” registaram uma variação homóloga positiva atingindo um crescimento de 161.7%.
Olhando para os números de 2020, eis as marcas mais bem-sucedidas na comercialização de PHEV, segundo a associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).
Mercedes-Benz
Na lista das premiums, a Mercedes-Benz foi a marca automóvel mais vendida em Portugal em 2020, com 13.752 unidades comercializadas. Mas a verdadeira surpresa está na lista das marcas que mais veículos eletrificados venderam, na qual não se distinguem premium de generalistas ou de marcas de baixo custo. E foi precisamente o emblema de Estugarda que mais PHEV vendeu (3.354 unidades), graças a uma família de ligar à corrente que conta com mais de 20 variantes (e que este ano foi alargada com derivados eletrificados do Classe C e do Classe S). De referir que, em todo o mundo, as vendas de híbridos plug-in quase quadruplicaram para mais de 115 mil unidades.
Procura um Mercedes híbrido novo?
BMW
Nas vendas dos PHEV, a lista continua a ser dominada pelas marcas premium quando chegamos à segunda posição (e à terceira…). A BMW foi a segunda marca automóvel que mais veículos híbridos de ligar à corrente vendeu, sendo que no ano anterior tinha conquistado o lugar cimeiro do pódio. A descida poderá estar relacionada em parte com as alterações introduzidas no Orçamento do Estado de 2021, que limitou os incentivos e benefícios fiscais para as motorizações que ainda têm como suporte um motor de combustão interna. Ao longo de 2020, os veículos elétricos/eletrificados representaram cerca de 30% nas vendas BMW e Mini em Portugal. Em 2021, a ambição era de crescer, mas a legislação acabou por defraudar as expectativas. Na lista dos PHEV, vendeu 2914 unidades, entre Série 2 (Active Tourer), Série 3 (Berlina e Touring), Série 5 (Berlina e Touring), Série 7 Berlina e os SUV X1, X2, X3 e X5.
Interessado num BMW híbrido novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual
Volvo
A marca sueca começou o seu processo de eletrificação com a inclusão de uma mecânica PHEV no XC40, mas rapidamente alargou a oferta à restante gama. Com sucesso: em 2020, foram vendidas 2171 unidades com soluções de ligar à corrente sem prescindir de um motor a gasolina. E é muito possível que se mantenha no trio dos mais vendidos, sobretudo depois de anunciar um grupo propulsor, assente numa bateria de maior capacidade, que irá cumprir mais quilómetros livres de emissões.
Quer configurar e pedir uma proposta para um Volvo XC40 híbrido novo?
Peugeot
A única generalista a entrar no top-5 das marcas que mais PHEV venderam no ano passado. A francesa Peugeot, que tem vindo a aprimorar a sua oferta, conseguiu matricular 491 viaturas híbridas de ligar à corrente, graças ao topo de gama 508, na versão berlina e carrinha. Este ano, com a chegada dos 3008 e 5008 com mecânicas semelhantes, os gauleses poderão ver aquele número crescer.
Veja os preços de todos os modelos Peugeot híbridos novos
Porsche
Há 20 anos, quando a Porsche incluiu o primeiro Diesel, muitos fãs da marca benzeram-se com o sacrilégio. A marca alemã viria a anunciar o fim dos blocos a gasóleo há quatro anos, depois do “dieselgate” que atingiu todos os emblemas do Grupo Volkswagen, direta ou indiretamente.
O mesmo não terá acontecido com o início da eletrificação. Afinal, esta está inscrita na história da marca, tendo Ferdinand Porsche, o fundador da empresa homónima, sido um fascinado pelo poder da eletricidade. Em Portugal, em 2020, a Porsche comercializou 402 carros híbridos de ligar à corrente.
Vai comprar um Porsche híbrido novo? Peça já uma proposta no Standvirtual
Leia também: