Se, antigamente, os carros eram escolhidos principalmente com base no seu desempenho técnico, atualmente os fabricantes automóveis oferecem cada vez mais opções para atrair clientes. Entre as várias opções adicionais, encontra-se a paleta de cores dos automóveis, desde o mais claro ao mais neutro, aos acabamentos mate e brilhantes. No entanto, apesar da frota automóvel portuguesa estar a tornar-se mais diversificada, os condutores portugueses continuam a privilegiar os tons mais discretos.
No pódio encontram-se o branco (1º lugar), seguido do preto (2ª lugar) e por fim o cinzento (3º lugar). Este é o resultado de um estudo da Carnext, que revela no seu Trend Report de 2022, o top 3 das cores favoritas dos portugueses na compra de carro nos primeiros dois meses de 2022.
Segundo Luís Lopes, Managing Director da Carnext para Portugal, “O consumidor português, embora atento às tendências, continua a ser mais conservador no que respeita à cor escolhida para o seu automóvel. Trata-se de uma compra a médio e longo prazo, algo que se reflete na tomada de decisão.”
Tendência na Europa
A preferência por tons mais discretos no que toca à compra de um automóvel não é só portuguesa. O mesmo padrão pode ser observado em vários países europeus. De acordo com o estudo, entre janeiro e fevereiro de 2022, o top 3 cores preferidas do mercado europeu foi exatamente igual ao de Portugal, sendo o branco a cor preferida na europa, seguindo do preto e do cinzento.
Artigo recomendado: Estado investe 15 milhões na indústria automóvel portuguesa
Cores mais populares por país
Apesar do top 3 de cores em geral na europa ser branco, preto e cinzento, respetivamente, houve algumas diferenças entre países. Segundo o mesmo Report, os condutores italianos tem a mesma preferência que os portugueses, uma vez que também preferem o branco, seguido do preto e do cinzento. Na Alemanha e na Noruega a cor preferida é o preto, seguido do branco e cinzento. Em França o primeiro lugar continua a ser do branco, no entanto é seguido pelo cinzento e pelo preto. Já nos Países Baixos o preto é a cor favorita, com cinzento e o branco a seguir. Por último, Espanha é o único país que descartou o cinzento nos automóveis. O primeiro e segundo lugares tal como Portugal e Itália pertencem ao branco e ao preto respetivamente, todavia o último lugar do pódio pertence ao azul.
Será o branco a cor mais segura?
Uma das razões pela qual o branco é uma cor tão popular entre os condutores (mesmo que inconscientemente) pode ser a segurança associada. Num estudo conduzido pelo Centro de Investigação de Acidentes da Universidade de Monash (MUARC), intitulado “An investigation into the relationship between vehicle colour and crash risk”, ou em português, uma investigação sobre a relação entre a cor do veículo e o risco de acidente, foi confirmado que o branco é a cor mais segura relativamente à visibilidade e segurança na estrada.
Os resultados da análise identificaram uma clara relação estatisticamente significativa entre a cor do veículo e o risco de colisão. Comparado aos veículos brancos, várias cores foram associadas a maiores riscos de colisão, nomeadamente cores com índices de visibilidade mais baixos, como o preto, o azul, o cinzento, o verde, o vermelho e prata. Nenhuma cor foi estatisticamente mais segura do que o branco, embora várias outras cores não pudessem ser distinguidas do branco estatisticamente em termos de risco relativo de colisão.
O estudo concluiu ainda que a associação entre a cor do veículo e o risco de colisão foi mais forte durante o dia, onde “os riscos relativos de colisão foram maiores para as cores listadas em comparação com o branco em até cerca de 10%”.
Leia também: