Dicas para manter um carro a GPL

O GPL (Gás Liquefeito de Petróleo também conhecido por Gás de Petróleo Liquefeito) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, compostos maioritariamente por propano (C3H8) e butano (C4H10), que, por sua vez, são obtidos através do gás natural e petróleo bruto (crude), permitindo, sem adulterar em demasia a performance de um automóvel, reduzir as emissões e, assim, diminuir o impacto no meio ambiente.
Quando um carro é movido a GPL significa que dispõe de um sistema de carburação dupla com dois depósitos. E, apesar de ter esta dupla alimentação, a sua manutenção consegue ser mais simples que a de um carro a gasóleo, conseguindo similar poupança e melhor performance ambiental (as propriedades químicas do GPL faz com que haja uma redução de emissões de CO2 e de partículas). Até porque, os motores requerem menos óleo e não necessitam de sistemas de pós-tratamento dos gases.
À procura de carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos
No entanto, há cuidados específicos a ter em conta na hora de se assegurar da manutenção de um automóvel movido a GPL. Por exemplo, a reparação e a manutenção de um sistema de GPL e dos seus componentes devem ser efetuadas em oficinas autorizadas.
Trocar o óleo
Apesar de quando operado a GPL, o motor precise de menos óleo para manter os componentes a funcionar como instrumentos numa orquestra, o óleo também se degrada ao longo do tempo. Por isso, não é uma boa ideia ultrapassar os intervalos recomendados.
Tenha também atenção ao óleo que é usado: prefira manter sempre o mesmo tipo de óleo e não trocar de marca. O ideal será manter o lubrificante recomendado pelo fabricante (confirme se o seu mecânico não mudou de fornecedor antes da revisão programada).
Trocar de filtros de GLP de fase líquida e gasosa
Em geral, um carro a GPL tem dois filtros, um da fase gasosa e outro para a fase líquida. O primeiro deve ser mudado de 15 em 15 mil quilómetros e o segundo a cada 45 mil. No entanto, num automóvel de maior cilindrada, com necessidades maiores de combustível, é possível que os filtros precisem de ser substituídos antes. Não descure este procedimento que pode ser a chave para um motor funcionar na perfeição.
Controlar o sistema de GPL
A vedação do sistema de GPL é sinónimo de segurança. Por isso, não deve ser negligenciada. E há várias operações que podem comprometer a sua eficácia, desde intervenções mecânicas até à mudança dos filtros GPL. Certifique-se de verificar, regularmente, se está a funcionar adequadamente e de que não há nenhuma fuga de gás.
Artigo recomendado: Carros novos a GPL à venda em Portugal: conheça a lista
Não se esqueça da gasolina
A tentação da poupança é grande, sobretudo tendo em conta que circular a GPL custa quase metade. No entanto, é importante pôr a gasolina no depósito a circular para que o sistema não acuse problemas. A cada 200 quilómetros, alterne para a gasolina e cumpra entre cinco e dez quilómetros com este combustível. Será o suficiente para manter o carro em bom estado.
Na oficina, peça um lugar seguro para o seu carro
Um carro a GPL deve ficar longe de fontes de calor. Por isso, quando o levar à oficina confirme se o está a deixar em segurança, num espaço onde não serão feitos trabalhos que envolvam faíscas ou mesmo lume. Há inclusive operações que devem ser realizadas ao ar livre. Converse com quem faz a manutenção do seu carro e tente perceber se está diante de um amador ou de alguém que percebe as especificidades de um automóvel bifuel.
Leia também: