Os europeus estão a comprar menos carros eléctricos e ainda menos híbridos plug-in. As vendas dos EV caíram 6% no mês de julho, enquanto os PHEV travaram 10%. No entanto, Portugal acelera em sentido contrário, a favor da corrente. As vendas de carros elétricos no país acelerou 23% em julho em termos homólogos, o que corresponde a 3.317 novos veículos ligeiros de passageiros matriculados, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal.
Descubra os carros elétricos novos à venda no Standvirtual
Menos otimistas foram os números registados em julho para os ligeiros de mercadorias e pesados eletrificados, que caíram 32,7% e 63%, respetivamente, na comparação com o mesmo período de 2023.
Números ligeiramente diferentes apresenta a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), que engloba as vendas de usados importados, mas apontam no mesmo sentido. A marcha da eletrificação não abrandou em território nacional. Segundo a UVE, no mês de julho de 2024, em Portugal, as vendas de veículos 100% elétricos aceleraram 15,2% em relação ao mês homólogo. Mas se considerarmos automóveis exclusivamente a baterias e os híbridos plug-in, então a quota de mercado sobe para 39%, a mais alta do ano.
Quanto às restantes motorizações eletrificadas, os veículos híbridos sem carregamento externo das baterias representaram em julho 18,86% do mercado.
Mais carros elétricos usados
De acordo com os dados oficiais, durante o mês de julho de 2024 foram matriculados em Portugal 8.106 veículos eletrificados, dos quais 4.944 são 100% elétricos (BEV) e 3.162 são híbridos plug-in (PHEV). Neste número incluem-se os veículos novos e também os importados usados, sendo que estes últimos registaram um novo máximo mensal com um total de 2.153 veículos importados, a maioria dos quais: 1.351 BEV contra 802 PHEV importados usados.
No top de vendas nacional, julho não trouxe grandes novidades. Nos veículos 100% elétricos ligeiros de passageiros, a Tesla soma e segue, mantendo a liderança do segmento, com distância confortável para todos os rivais mais diretos, Peugeot, BMW, Volvo e BYD.
Europa cada vez mais elétrica
Portugal acelera na eletrificação. Dos 27 países da União Europeia, Portugal é o 11.º com maior peso (1,87%) dos veículos elétricos no parque automóvel (111 mil unidades num total de 5,9 milhões de carros), segundo dados da Eurostat. Ainda assim, bastante longe dos registos de Dinamarca, com 7,1% de quota de mercado para os EV, Suécia (5,9%) ou Luxemburgo (5,1%). Mas muito melhor do que vários países da UE que registam quotas ainda inferiores a 1%, casos de Chipre, na Grécia e na Polónia, com 0,2% de quota de veículos elétricos.
Leia também: