Nascida em 2018, a Cupra, nascida a partir da divisão mais apimentada da Seat, tinha desde o arranque produtos para mostrar. Afinal, bastou-lhe agarrar em modelos consolidados da marca espanhola e dar-lhes uma nova roupagem e afinação correspondente.
Mas, depois do Cupra Ateca e do Cupra Leon, começaram a surgir “originais” que pareceram granjear desde logo um lugar distinto para o recém-criado emblema: primeiro, com o Formentor; depois, com o Born. Em ambos os casos, o espírito de irreverência reclamado pela Cupra, do Grupo VW, foi desde o primeiro instante reconhecido. E a marca repete a receita com o vindouro Tavascan.
Interessado num Cupra novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos
Elegante e tribal
O Tavascan é um SUV de estilo coupé, que prima pelas linhas elegantes e desportivas, com o tejadilho a cair a partir do pilar B até ao “spoiler” traseiro e a dianteira a ser iluminada de forma única: os faróis exibem três pontos de luz triangulares, a remeterem para conceitos tribais, e o logotipo, no nariz do capot, surge iluminado.
Com 4,64 metros de comprimento, cerca de 20cm a mais que o Formentor, o automóvel que assenta na plataforma MEB do Grupo VW para modelos 100% elétricos, fica a meio caminho entre os compactos e os grandes SUV e será construído em Anhui, na China.
Distinto e digital
Se por fora sobressaem as linhas dinâmicas, no interior do habitáculo nota-se o esforço para que não passe despercebido, a começar por uma coluna central a formar um T, criando espaços tanto para o condutor como para quem se sentar ao seu lado que mais parecem casulos.
Em destaque, há um ecrã de 15 polegadas para gerir o infoentretenimento e que integra o sistema Human Machine Interface (HMI), localizado no topo do tablier, e vários apontamentos em cobre que contrastam com superfícies cromadas.
A Cupra salienta que o Tavascan irá proporcionar uma experiência imersiva no mundo digital, com um ecrã de instrumentação de 5,3 polegadas e um “head-up display” de realidade aumentada. Já o sistema de som é uma estreia na Cupra: assinado pela Sennheiser, conta com 12 altifalantes.
Autonomia até 550km
O Cupra Tavascan chegará em 2024 com duas versões: uma, Endurance, com motor a produzir 210 kW (286 cv) e outra, VZ (de veloz), com dois engenhos a trabalharem em conjunto para debitarem 250 kW (340 cv), com um impressionante binário máximo de 679 Nm.
De referir que o Tavascan VZ, com um motor montado por eixo, beneficiará de tracção traseira e será capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 5,6 segundos.
Artigo recomendado: Cupra: uma história de emancipação automóvel
As duas mecânicas serão servidas por uma bateria com capacidade útil 77 kWh, que proporcionará autonomias distintas: o Endurance é anunciado com uma autonomia de 550 quilómetros; o VZ, 520 quilómetros.
A bateria terá capacidade para receber carga a uma potência de até 135 kW, o que significa que em 30 minutos será possível ir dos 10 aos 80%. Mais interessante: diz a marca que em meros 7 minutos recupera-se energia suficiente para percorrer 100 quilómetros.
O Cupra Tavascan deverá chegar aos mercados ao longo de 2024 e a marca não irá ficar por aí: algum tempo depois espera-se o lançamento do Terramar, de 4,5 metros, e do UrbanRebel, utilitário com uma forte vertente citadina que promete revolucionar o segmento.
Leia também: