O Formentor foi o primeiro modelo nascido de raiz na Cupra, marca nascida em 2018. Já o Leon foi adotado a partir do familiar da Seat. Agora, o primeiro revela-se ainda mais Cupra, enquanto o segundo rasga com a sua herança para apontar para o futuro. Em ambos os casos, é o design que serve de ferramenta para a mudança.
Aliás, a obsessão pelo design serviu de mote para a estreia mundial das novas vidas do Cupra Formentor e do Cupra Leon, que atraíram, esta semana, a Madrid centenas de jornalistas de toda a Europa, mas também clientes e entusiastas da Cupra.
Redesenhados e melhorados, os dois modelos que alavancaram a jovem marca (o Formentor, por exemplo, é o bestseller) preparam-se para continuar a fazer história, ao adotarem um caráter ainda mais forte e vincado. “Os novos Cupra Formentor e Leon são pura obsessão pelo design. Dois modelos construídos para provocar emoções fortes”, frisou Wayne Griffiths, CEO da Cupra, durante a revelação mundial.
A nova linguagem de design, que se verá na restante gama, inclui o logótipo Cupra no capot dianteiro, que assume a forma de nariz de tubarão. O aspeto agressivo é sublinhado pelas luzes LED em formas triangulares e por uma grande grelha.
A traseira exibe o logo Cupra iluminado, centrado num risco de luz que rasga o carro a toda a largura. No Formentor, é evidente a forma robusta com que se apresenta; no Leon, a ideia passou por aproximar ainda mais o carro do asfalto, privilegiando emoções e sublinhando a sua personalidade desportiva.
Interior desportivo e tecnológico
As alterações exteriores também fazem eco no habitáculo, onde se observa uma atenção especial à perceção de qualidade, com novos materiais que pretendem afirmar a veia sustentável do emblema: é o caso dos bancos tipo bacquet, revestidos em microfibra reciclada a 73% ou em pele ecológica.
A tecnologia também dá cartas, com a digitalização no centro das atenções, ao adotar uma nova e melhorada HMI no cockpit digital, bem como no sistema de infoentretenimento de 12,9”.
O sistema de infotainment inclui uma App Bar aperfeiçoada, widgets e Clima Bar para uma interface mais fácil de utilizar.
Ambos os automóveis apresentam um novo sistema de som, apoiado por 12 altifalantes, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility.
TSI de 333 cv
Qualquer um dos modelos apresentar-se-á com uma gama diversificada de mecânicas: gasolina, gasóleo, mild-hybrid e plug-in hybrid. Mas, para já, o destaque vai para o PHEV de 272 cv, com uma bateria capaz de uma autonomia de até cem quilómetros e compatível com carregamento rápido (até 50 kW de carga CC).
As atenções concentram-se ainda no TSI de 333 cv, disponível em exclusivo no Formentor e no Leon Sportstourer, com tecnologia de repartição de binário e travões Akebono.
Veja todos os Cupra usados à venda no Standvirtual
As restantes propostas são um TSI de 150 cv; um eTSI (mild hybrid) de potência similar, mas apoiado num sistema que recorre a um motor de arranque de 48V e a uma bateria de iões de lítio; e um TDI, de 2,0 litros e 150 cv, acoplado a uma caixa DSG de sete relações.
Quando chegam os novos Cupra Formentor e Leon?
O Cupra Leon começará a ser apresentado a Portugal em julho; o Formentor deverá começar a chegar em setembro. Em ambos os casos, ainda não há preços oficiais.
Leia também: