Conhece estes 5 supercarros

Redação

13/09/2022

5 min

Conhece estes 5 supercarros?

Ainda a combustão ou híbridos, para aproveitarem toda a potência sem prescindirem do trabalhar emotivo dos motores térmicos, ou totalmente elétricos, a mostrarem que é possível velocidades estonteantes sem beliscar o ambiente (ou quase). São superdesportivos que, apesar de muitas vezes passarem despercebidos ao grande público (afinal, são desenhados para uma ínfima e milionária minoria), inspiram sonhos.

Eis 5 supercarros, cada um mais potente do que o outro, de valores estratosféricos (ainda que nenhum tenha o título de o mais caro do mundo, para já recorde mantido pelo La Voiture Noir da Bugatti), que valem a pena conhecer.

Conhece estes 5 supercarros?

Lykan Hypersport

Lykan Hypersport supercarros standvirtual

Na mitologia grega, licantropo (lykan) é outro nome para lobisomem, figura fantasiosa que fascina o fundador da W Motors (W, de wolf, inglês para lobo), o libanês Ralph R. Debbas, cuja alcunha é “lobo branco”, sendo que o seu nome próprio, em algumas culturas, significa “lobo sábio”. Tudo junto não é de admirar que quando foi altura para dar nome aos seus superdesportivos ultraluxuosos (os faróis exibem centenas de diamantes) se tenha inspirado neste universo.

O Lykan Hypersport teve uma produção limitada a sete unidades (e uma foi literalmente destruída durante as gravações de Velocidade Furiosa 7 – o maltratado automóvel está em exibição no stand no Dubai com uma emotiva dedicatória a Paul Walker, que morreu antes da estreia do filme).

E o preço deste automóvel reflete bem a sua exclusividade: vale hoje cerca de 3,5 milhões de euros. O modelo é equipado com um motor boxer Twin Turbocharger de 3,7 litros e 6 cilindros biturbo, a debitar 790 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em vertiginosos 2,8 segundos e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 385 hm/h.

Artigo recomendado: Opcionais automóveis: dos mais caros aos mais bizarros

Delage D12

Delage D12 Standvirtual

O D12 é um desportivo híbrido, produzido pelo fabricante de automóveis francês Delage, depois de ter feito furor no Salão de Los Angeles, onde foi revelado, em 2019, o concept (do qual não fugiu muito, refira-se).

No D12, o algarismo não engana ninguém: é alimentado por um motor V12 atmosférico de 990 cv, que se une a um sistema elétrico de 110 cv. Com dois bancos centrais em posição tandem e nenhuma porta, entra-se e sai-se do carro através de um cockpit ao estilo dos que se encontram nos caças. A produção deverá ficar-se pelas 30 unidades e o preço é milionário: dois milhões de euros.

Nio EP9

Nio EP9

EP9 significa Electric Performance 9 e foi conseguido graças à experiência da Nio na Fórmula E. O superdesportivo elétrico chinês de dois lugares foi inicialmente revelado na Galeria Saatchi, Londres, com seis unidades vendidas a investidores por três milhões de euros. Mas não há que ficar desapontado: a Nio pretende construir mais dez unidades para vender ao público. O único problema é que não pode ser conduzido em estrada. Ou seja, para o comprar, deve começar por arranjar uma pista.

Com um motor por roda, cada um com 250 kW (335 cv), o portento apresenta um sistema avançado de vectorização de binário capaz de ajustar a potência entregue a cada roda. Em termos de prestações, o EP9 acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, atingindo os 300 km/h em 15,9 segundos. O carro pode atingir uma velocidade máxima de 313 km/h.

Hongqi S9

Hongqi S9

Quando o concept do Hongqi S9 chegou ao palco automóvel de Frankfurt, em 2019, conseguiu a proeza de virar cabeças. O desportivo híbrido da marca chinesa foi criado para celebrar os 70 anos da República Popular da China, marco assinalado nesse ano, e por isso o seu lançamento seria limitado a 70 unidades.

Mas, desde então, os planos da Hongqi mudaram: a produção do carro passou para a Europa, mais precisamente para a região Emilia-Romagna de Itália, numa joint venture com a Silk EV, tendo ido buscar um forte ajuda com a contratação de Walter de Silva, designer com trabalho reconhecido na Alfa Romeo, Audi e Seat.

A versão final foi, por fim, apresentada no Salão de Xangai, em 2021, e assenta num sistema híbrido que conjuga um motor de 4.0 litros V8 twin-turbo a um motor elétrico para uma potência combinada de quase 1400 cv!

Artigo recomendado: E os 25 carros mais vendidos de sempre são…

RAESR Tachyon Speed

RAESR Tachyon Speed

É, para já, ainda só um protótipo. Mas as versões finais, com um preço em torno dos 750 mil euros, não tardarão. O Tachyon Speed é o primeiro modelo desenvolvido pela startup RAESR, empresa fundada em 2014 em Los Angeles, Califórnia, por Eric Rice, e tem como objetivo destronar hipercarros como o Rimac.

Alimentado por seis motores elétricos, com uma potência combinada de 1251 cv, os engenheiros garantem que irá atingir uma velocidade máxima de 386 km/h. Tudo para fazer justiça ao seu nome: Tachyon, palavra criada a partir da terminologia grega para “o mais rápido”.

Leia também:

Redação

10/08/2022

0 min

Conhece estes 5 supercarros

Conhece estes 5 supercarros

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional